Cássio visita Itaporanga e Piancó

  • Home
  • /
  • Sem categoria

Em

Tempo de leitura: 7 minutos

Da redação do Bê-a-bá do Sertão
 
Itaporanga(PB) – O governador do Estado da Paraíba, Cássio Rodrigues da Cunha Lima concluiu sua agenda de três dias na região do Cariri, sertão e Vale do Piancó paraibano, no sábado(28Maio2005) inaugurando ações e anunciando novas obras nas cidades percorridas em companhia de lideranças políticas das regiões e de auxiliares. 
No final da manhá do sábado(28) o governador Cássio desembarcou no aeródromo da cidade de Itaporanga, onde foi recepcionado pelo ex-Prefeito Will Rodrigues, pelo Presidente da Câmara Municipal de Itaporanga, Casa Legislativa de "Adauto Araújo", Luis Alberto Tolentino(Lula) e várias lideranças do município de Itaporanga e de cidades circunvizinhas.
 
O governador Cássio após o desembarque, ao lado do deputado federal Ronaldo Cunha Lima, cumprimentou os deputados Carlos Dunga, Armando Abílio e Philemon Rodrigues e dos deputados Estaduais Antônio Mineral e Ruy Carneiro, bem como os prefeitos Antônio Bastos(Pedra Branca), Aldecy Mangueira(Santana de Mangueira), Nailson Ramalho(Ibiara), João Bosco Cavalcante(Serra Grande), Luis Alves Barbosa(Curral Velho) e os ex-Prefeitos Anchieta Nóia(Pedra Branca) e Dinaldo Wanderley(Patos). Também registramos as presenças do Advogado André Vilarim, do empresário Moura Venâncio, Sônia Carvalho(Diretora da 7a Região de Ensino), Ivaldo Pedro Dias Superintendente da 6a Regional de Polícia Civil e o Capitão PM Plutarco, oficial Comandante da 3a Cia de Polícia Militar.
 
CRECHE E BENEFÍCIOS
Em seguida o governador, ao lado de lideranças, compareceu ao prédio da Creche Comunitária e Pré-escola “Promotora Edilma Leite Cavalcanti Olímpio”, localizado no Núcleo de Integração Rural do Conjunto “Chagas Soares”, onde ao lado das autoridades participou da inauguração da ampliação e modernização da creche que atende a 83 crianças de três comunidades. A unidade foi recuperada e ampliada com recursos do Cooperar.
 
Em entrevista ao Bê-a-bá do Sertão, o Secretário Armando Abílio, do Trabalho e Ação Social do Estado, declarou que a creche que será mantida agora pelo Governo do Estado foi reformada e ampliada para se adequar às necessidades especiais das crianças assistidas pelo Programa “Vida Criança”. Segundo Armando Abílio, com as novas instalações, a unidade terá capacidade para abrigar 85 crianças, na faixa etária de 04 a 06 anos.
 
Criado no governo de Ronaldo Cunha Lima(1991-1994), o Programa “Vida Criança” tem por finalidade prestar atendimento e assistência integral as crianças em creches, filhos de mães trabalhadoras e de baixa renda, cuidando da sua segurança física e emocional, por meios dos serviços de psicologia, saúde, nutrição e educação.
 
Atualmente o Programa assiste aproximadamente 4.200 crianças de famílias carentes, distribuídas em 48 creches localizadas nos municípios de João Pessoa, Areia, Bayeux, Soledade, Mamanguape e Campina Grande.
 
Através do Programa “Vida Criança”, o governo do Estado já reformou e ampliou as creches e pré-escola. Em João Pessoa: Nenzinha Cunha Lima, Glauce Burity, Pedrelina de Jesus e Julian Nunes de Figueiredo, Delegada Maria Tereza e em Campina Grande: as unidades Tereza Gióia e Maria Rosa, Maria Amélia. O governo estadual está construído mais 4 unidades nos municípios de Cacimba de Dentro, Nova Floresta, Santa Rita e Sossego.
 
 
PAVIMENTAÇÃO E CASAS
Ainda em Itaporanga o governador Cássio entregou obras de pavimentação de ruas e visitou os locais, cumprimentando os moradores. No salão social do no salão social do Itaporanga Esporte Clube, o governador Cássio participou ao lado de deputados, secretários, vereadores e de lideranças políticas e comunitárias, de mais uma solenidade de entrega do Programa “A casa é sua”, que está sendo executado pela Secretaria do Trabalho e Ação Social, através da Cehap, onde fez a entrega oficial de 217 títulos de quitação das casas aos moradores do município.
 
Bastante emocionada, a mutuária Ambrosina Pereira Nunes – representando de todos os mutuários – declarou que o benefício da quitação da casa é um gesto que “jamais sua família iria esquecer”.
 
Após as solenidades, o governador ao lado de toda a comitiva, visitou a residência do ex-Prefeito Will Rodrigues, onde almoçou e despachou com lideranças.
 
 
Governador cumpre agenda administrativa em PIANCÓ
 
PIANCÓ(PB) – Na cidade de Piancó, onde esteve no começo da tarde do sábado(28), o governador Cássio Cunha Lima, ao lado do ex-prefeito Edvaldo Leite Caldas, vereadores e de lideranças políticas e comunitárias de Piancó e região entregou cisternas em comunidades rurais, anunciou melhoria no sistema de abastecimento de água e outras ações do Projeto Cooperar, além de reformas em duas escolas. Quanto à recuperação da Rodovia Federal BR-361, cobrada pela população, o governador revelou que fará gestões junto ao governo federal para que seja recuperada porque é obra do governo federal.
 
"As ações do Cooperar na área de eletrificação rural e de abastecimento de água mudam a vida de famílias no município. Já o Programa “A Casa é Sua”, não tem outro igual em toda a história da Paraíba, porque permite se ter moradia livre do ônus para aqueles que não podem quitar seus débitos", afirmou o ex-prefeito Edvaldo Caldas de Piancó, a nossa reportagem após a solenidade de entrega de escrituras aos mutuários beneficiados com a quitação, que também contou com as presenças dos Deputados Federais Ronaldo Cunha Lima, Carlos Dunga, Armando Abílio e Philemon Rodrigues e dos Deputados Estaduais Antônio Mineral e Ruy Carneiro.
 
Agenda
Tendo começado por Monteiro, na quinta-feira, onde abriu a II Feira de Agronegócios do Semi-árido Nordestino e entregou tanques de resfriamento de leite, em atendimento aos criadores de caprinos. Também anunciou a instalação do campus da UEPB no município. A Secretaria do Desenvolvimento Econômico aproveitou para fazer campanha de conscientização para o problema da praga da "cochonila-do-carmim" que ataca a palma forrageira na região.
 
O superintendente do Sebrae, Carlos Batinga, destacou a importância dos tanques de resfriamento levados pelo Governo do Estado que se une aos outros projetos do Pacto Novo Cariri. O presidente da Associação dos Ovino-caprinocultores do Cariri Ocidental Paraibano, Alfredo Queiroz Viana, disse que os equipamentos são importantes por contribuir para o fortalecimento da produção de leite e ajudar no surgimento de novos investimentos na região.
 
Na sexta-feira, governador esteve em Sousa e São João do Rio do Peixe, no Sertão. Lá, fez a entrega de ações do Projeto Cooperar, beneficiando oito comunidades com sistema de abastecimento de água, que atendem a 340 famílias. Em Sousa, inspecionou obras e visitou área onde será explorado poço de petróleo.
 
 
 
AS IMAGENS
 
Na GALERIA 1 você confere as imagens da visita do governador Cássio na cidade de ITAPORANGA.
 
Na GALERIA 2 confira as imagens da visita ao município de PIANCÓ.
 

NA GALERIA 3 você confere imagens da cidade de ITAPORANGA, com destaque para a beleza arquitetônica da majestosa Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.