Da redação do Bê-a-bá do Sertão
João Pessoa(PB) – O ex-deputado estadual Romeu Gonçalves de Abrantes e membro da defensoria Pública do Estado da Paraíba, Romeu Gonçalves de Abrantes(81 anos), natural do município de Lastro(PB), faleceu na manhã da quinta-feira(31Maio2007), no Hospital Samaritano, em João Pessoa, vítima de insuficiência respiratória.
Político de renome nos anos de 1958, 1962 e 1968 quando foi eleito para o cargo de deputado estadual na Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba, Romeu Abrantes era filho ex–deputado e ex–prefeito do Lastro, o Coronel Manoel Gonçalves de Abrantes e de Dona Nestorina Augusta de Abrantes e irmão do ex–Prefeito de Sousa e ex–suplente de Senador o médico Augusto Gonçalves de Abrantes.
Durante a Revolução Militar de 63 fez oposição ao regime militar, tendo seu mandato cassado em 1968, por ocasião da decretação do AI-5 o qual lhe impôs a suspensão dos direitos políticos pelo período de 10 anos, sob a acusação de ter assinado o manifesto da frente parlamentarista nacional, liderada pelo Presidente deposto João Goulard, pelo ex – Governador Miguel Arraes e outras lideranças expressivas do PTB.
No mesmo dia de sua cassação, a Junta Governativa militar cassou igualmente os mandamentos de Pedro Moreno Gondim(ex–Governador da Paraíba), de Robson Espínola(Deputado Estadual), Chico Souto(Deputado Estadual), de Ronaldo Cunha Lima(então Prefeito de Campina Grande) e de Vital do Rego.
Velório e sepultamento
O corpo do deputado Romeu Abrantes foi velado no salão nobre da Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba, para onde foi conduzido por volta das 09h00s da manhã da quinta-feira(31). No plenário foi observado as homenagens por parte dos deputados que se revesaram na tribuna, historiando a figura humana do ex-deputado em vida. No horário da tarde o corpo foi transladado para a residencia de familiares na cidade de Sousa.
Na sexta-feira(01Junho) o corpo foi transportado para o Plenário da Câmara Municipal onde aconteceu uma sessão especial, seguindo para a Igreja do Rosário, onde foi celebrada uma missa de corpo presente, pelo Pe. Milton Alexandre, com acompanhamento da esposa Lúcia, dos filhos Ronaldo, Romeu Lúcio e Rômulo.
Em seguida autoridades, amigos e familiares acompanharam em cortejo até o cemitério São João Batista, onde aconteceu o sepultamento.
Confiram as imagens.
