Tempo de leitura: 2 minutos
Da redação do Bê-a-bá do Sertão
João Pessoa(PB) – Uma das mais antigas e tradicionais apresentações teatrais da Paixão de Cristo em bairros de João Pessoa está completando 16 anos de existência. Trata-se do espetáculo “Uma História de Amor”, do Grupo de Teatro Santa Rita de Cássia(Gruteasrca), do Bairro do Róger. Este ano, as duas apresentações ocorreram na quinta-feira(20mar2008) e sexta-feira(21mar2008), as 19h00s, no Estádio de Futebol "Agostinho Tomaz", mais conhecido como "Campo do Onze", próximo as Ginásio Guarany, atraindo por noite mais de duas mil pessoas.
O Grupo de Teatro Santa Rita de Cássia(Gruteasrca) é formado por moradores do Roger e vem realizando o espetáculo desde 1992 e desde 2005 faz parte do roteiro oficial de apresentações da Paixão de Cristo na cidade de João Pessoa, durante a Semana Santa.
O espetáculo teve o apoio do vereador Tavinho Santos(PTB) e patrocínio da Prefeitura da Capital, através da Fundação Cultural de João Pessoa(Funjope), dentro do projeto “Roteiro das Paixões” e da Secretaria da Comunicação Social(Secom), reunindo em seu elenco 70 atores amadores da comunidade.
Histórico
Em 1992, jovens da comunidade da Igreja de Santa Rita, no Bairro do Róger, iniciaram uma pequena apresentação da Paixão de Cristo. Dois anos depois, um texto mais elaborado dava as cores à encenação da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Foi quando surgiu o Grupo de Teatro Santa Rita de Cássia, o Gruteasrca.
O número de participantes na peça teatral vem crescendo a cada ano e hoje o espetáculo reúne 70 jovens e crianças da comunidade. As primeiras apresentações ocorreram nas dependências da Escola Piollin, de onde o espetáculo prosseguia pelas ruas do Róger, reunindo grande multidão.
Atualmente, devido ao crescimento do espetáculo (hoje com 16 cenas) e do público, a apresentação de “Uma História de Amor” acontece no “Campo de Futebol do Onze”, localizado no Baixo Róger.
AS IMAGENS
Galeria 1: Confira as imagens do espetáculo teatral "Uma História de Amor", encenado pelo Gruteasrca – Grupo de Teatro "Santa Rita de Cássia", no Bairro do Róger, encenado às 19h00s, na quinta-feira(20Março2008), no Estádio de Futebol "Agostinho Tomaz" ("Campo do Onze"), – no bairro do Baixo Róger em João Pessoa(PB).
Galeria 2: Confira as imagens do espetáculo teatral "Uma História de Amor", encenado pelo Gruteasrca – Grupo de Teatro "Santa Rita de Cássia", no Bairro do Róger, encenado às 19h00s, do sábado(07Abr2007), no Estádio de Futebol "Agostinho Tomaz" ("Campo do Onze"), – no bairro do Baixo Róger em João Pessoa(PB).
