A publicação ressalta ações educativas para se evitar o colapso de água
Campina Grande(PB) – "Água, Solo & Educação Ambiental: história e memória, planejamento e gestão" é o título do livro, organizado pelos professores João Tertuliano e José Otávio, da Unidade Acadêmica de História e Geografia do Centro de Humanidades da UFCG, que será lançado na próxima segunda-feira, 30, às 19h, no Centro de Extensão José Farias de Nóbrega, campus Campina Grande.
Publicado pela Editora da UFCG, o livro conta com 13 ensaios de 18 autores, distribuídos em 194 páginas. O livro é destinado principalmente a professores e alunos de escolas de Ensino Básico interessados na Educação Ambiental. Nele, o leitor encontrará algumas descrições de aspectos únicos da região semi-árida nordestina ao lado de instrumentos e métodos para ações educativas com o intuito de evitar o colapso na oferta de água, ar e alimentos de qualidade e em quantidade suficientes para as próximas gerações.
Segundo o professor João Tertuliano, evitar este colapso é um desafio atual que evoca um grande leque de disciplinas em esforços que extrapolam a dimensão de instituições governamentais e privadas. “Esta tarefa depende, também e principalmente, da participação voluntária e ativa de pessoas sozinhas e em grupos. Este afazer nos parece factível com apoio da Educação Ambiental”, comenta.
O livro é o resultado de um projeto de extensão que incluiu a exposição “Espaço da Água”, realizada em 2006 e 2007 na Escola Elpídio de Almeida (Estadual da Prata), em parceria com a UFCG e financiamento do CNPq. Com o tema “conservação e uso racional da água”, o evento teve como objetivo discutir a problemática atual que envolve todo o planeta na conservação e preservação dos recursos hídricos que servem para o consumo humano e animal.
Autores
Catarina de Oliveira Buriti
Fernando Garcia de Oliveira
Francisco de Assis Salviano de Sousa
Genival Barros Júnior
Genival da Silva
Gilmar Trindade
Helton Luís Paulino da Costa
João Tertuliano Agra
Jógerson Pinto Gomes Pereira
José Otávio Aguiar
José Raimundo Sobrinho
Márcia Maria Rios Ribeiro
Maria Josicleide Felipe Guedes
Mirella Motta e Costa
Romero Ferreira Azevêdo Filho
Soahd Farias Arruda
Valterlin da Silva Santos
Wilson Fadlo Curi
* Com Rosângela Araújo – Ascom/UFCG.
