Ícone do site O Bê-a-bá do Sertão

Pesquisador defende benefícios do desmatamento

Tempo de leitura: 1 minuto


Goiás(GO) – Em uma apresentação que causou polêmica, o pesquisador Eustáquio Reis, ex-diretor do Ipea(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), defendeu neste sábado(13Jun2009) os benefícios do desmatamento e incomodou ambientalistas do fórum sobre meio ambiente, realizado durante o 11º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental.

Doutor em economia, Reis começou sua apresentação argumentando que não se pode falar em meio ambiente sem levar em conta as vantagens econômicas do desmatamento. Segundo o pesquisador, na maioria das vezes há relação direta entre devastação e ganhos econômicos, como no norte de Mato Grosso, região que enriqueceu com base na produção de soja em larga escala.

"O desmatamento não tem só custos. Tem benefícios. É fundamental ter noção dos benefícios", destacou ele. "As estradas são vistas como demônios na Amazônia. Não é assim. Alguns efeitos podem ser minorados. E seria criminoso com os produtores e com o País negar oportunidades mais competitivas de transporte", acrescentou ele.

O pesquisador questionou o falso consenso em torno do desenvolvimento sustentável e provocou os ativistas ao dizer que o desmatamento quase total da Mata Atlântica em São Paulo "não trouxe nenhuma consequência mais drástica" para o Estado ou para o País. "Pergunte aos italianos, aos japoneses, aos que vieram para o Brasil se eles se arrependeram de ter desmatado", provocou.

Sair da versão mobile