Idéias para empreender e conquistar turistas durante o período serão apresentadas durante a "5ª Ruraltur", que acontece de 02 a 05, em João Pessoa
João Pessoa(PB) – Os roteiros do turismo rural e as oportunidades de negócios esperadas durante a copa de 2014 serão as grandes atrações da "5ª Ruraltur- Feira Regional de Turismo Rural" e do "7º Congresso Paraibano de Turismo", que acontece de 02 a 05, no Centro de Educação Empreendedora do Sebrae, em João Pessoa. O evento espera atrair cerca de 4 mil pessoas na visitação à feira, conhecendo as rotas de ecoturismo, turismo de aventura e cultural, além do artesanato, dos agronegócios e da gastronomia que caracteriza a diversidade de cada região. A Feira funciona das 18h00m às 22h00m, no dia 02, e das 14h00m às 22h00m, nos outros dois dias do evento.
Em paralelo a exposição de produtos e roteiros da Ruraltur, acontece o "7º Congresso Paraibano de Turismo", que este ano traz o tema "Empreendedorismo e Inovação no Turismo", com palestras, idéias e debates sobre as oportunidades de negócios que o setor proporciona. “Em sua sétima edição, o ‘Congresso Paraibano de Turismo’ tem sido o único evento legitimado pelo trade turístico do estado, pois a cada ano trabalhamos uma temática diferente que gera conhecimento para todos os segmentos do ramo”, declarou Regina Amorim, gestora de Turismo do Sebrae Paraíba.
As palestras de destaque apresentarão as oportunidades geradas pela copa de 2014, já que João Pessoa entrou como cidade apoio das cedes de Recife e Natal, se inserindo na chamada ‘Rota da Copa’. Para o evento, possivelmente João Pessoa abrigará a delegação de uma das equipes estrangeiras e receberá milhares de turistas. Cerca de R$ 23 milhões de investimentos no turismo já foram anunciados pelo Governo Federal e a oferta de cruzeiros marítimos para esses destinos é a grande preferência dos turistas que pretendem curtir os jogos, o sol e os mares do Nordeste. Ainda pensando no evento futebolístico, a grande demanda de turistas na região vai exigir a preparação de diversos roteiros que apresentem a Paraíba do Litoral ao Sertão. Outros casos de sucesso de empresários e profissionais do setor também estarão na grade de programação do congresso.
“Este ano, com o tema proposto, traremos palestras que apresentam as novas tendências do mercado, a exemplo dos cruzeiros e preparação para a Copa 2014; traremos também casos de sucesso de outras regiões que podem dar certo aqui na Paraíba, como a "Rota das Gemas e Jóias" e o "Projeto Quilombo em Monte Alegre/ES’”, disse Regina, acrescentando que o Congresso mostrará as diversas formas de inovação, que não a tecnológica, mas gerencial, de atitude, de mudanças, entre outras.
Outro evento esperado dentro da Feira, principalmente pelas empresas que comercializam roteiros e que desejam ampliar possibilidades de negócios, é a "5ª Rodada de Negócios". A idéia é trocar informações e fechar parcerias que possam consolidar os roteiros turísticos na perspectiva de bem receber o turista na Paraíba.
Vitrine de negócios
Em sua quinta edição, a Ruraltur se consolida como uma vitrine de negócios turísticos, que a cada ano é enriquecida com novos produtos, serviços e roteiros turísticos. Na Paraíba, as trilhas ecológicas e o clima frio do Brejo, os lajedos e a cultura do Cariri, o turismo histórico e arqueológico do Sertão, a arquitetura colonial que marcou a civilização do açúcar, além da rica gastronomia regional, compõem um amplo leque de opções do turismo que cresce no Estado e se coloca como alternativa de renda e desenvolvimento sustentável para a região.
De acordo com Regina, a feira será importante para despertar novos empreendimentos que visem a valorização da atividade nos municípios paraibanos. “O turismo deve ser visto como a possibilidade de geração de emprego, alternativa de renda e oportunidades de negócios para os moradores locais. Dessa forma, acreditamos no turismo comprometido com as questões sociais, propiciando o desenvolvimento sustentável e uma maior qualidade de vida na região”, ressalta.
Programação do Congresso
02 de setembro
19h30m – Palestra: Transformando Clientes em Fãs. (Palestrante: Ricardo Aly – diretor Comercial do The Royal Palm Hotéis e Professor de Hotelaria do SENAC/SP).
03 de setembro
09h30m – Palestra: Produção Associada ao Turismo – Rota das Gemas e Jóias. (Palestrante: Alberto Freo – consultor da Empresa Empreender – Negócios e Recursos Humanos).
11h00m – Palestra: Projeto Quilombo em Monte Alegre/ES – Turismo Étnico e Cultural. (Palestrante: Rosilã Jacques Pereira).
14h00m – Palestra: Cruzeiros Marítimos e seus Impactos na Cadeia Produtiva do Turismo. (Palestrante: Adrian Ursilli – Diretor da MSC).
15h30m – Palestra: O Turismo na Era da Economia da Experiência: Mecânica e Fatores de Sucesso. (Palestrante: Pedro Wendler diretor da Emotional Effect).
17h00m – Palestra: Copa do Mundo 2014 e a Preparação dos Destinos Turísticos. (Palestrante: Vaniza Schuler – consultora da Confederação Brasileira de Convention e Visitors Bueaux).
04 de setembro
09h30m – Palestra: Excelência em Turismo Benchmarking – Norte de Portugal, Turismo Rural e Cultural. (Palestrante: Maria Lúcia Cavalcanti Carneiro Leão – proprietária do Hotel Casa de Campo Engenho de Lazer – Engenho Angicos- PE).
11h00m – Palestra: Empreendedorismo e Inovação. (Palestrante: Ênio Pinto – Sebrae).
14h00m – Palestra: Cruzeiros Marítimos na Copa 2.014 – Uma Tendência Irreversível na Preferência Nacional. (Palestrante: Ricardo Amaral – Presidente da Associação Brasileira de Empresas Marítimas e Diretor Geral da Royal Caribbean Cruise Line).
15h30m – Palestra: Gastronomia – Lucrando com Cafés (Palestrante: Gelma Franco – proprietária do IL BARISTA – SP).
17h00m – Palestra: 2º Roteiro Integrado do Nordeste – Civilização do Açúcar PB, PE, AL. (Palestrante: Isaac Batista – Diretor da Mais Brasil Turismo e Receptivo).
