Sousa(PB) – O prefeito de João Pessoa e pré candidato ao Governo do Estado pelo PSB esteve nesta segunda-feira(28Setembro2009) na cidade de Sousa. Na visita que fez para participar de uma palestra sobre empreendorismo no auditório da UFCG, campus de Sousa, Coutinho prestou entrevista coletiva a imprensa local e entre outros assuntos confirmou a filiação do suplente de deputado federal sousense Inaldo Leitão, no PSB: "É fato, tive com ele em Brasília, aliás fizemos algumas coisas juntos lá, Inaldo abriu algumas portas, Inaldo esta se filiando, eu quero é contabilizar, eu quero é avançar, eu não quero saber, sabe, de quem não teve assim a lógica, não percebeu e nem tinha naturalmente a compatibilidade com os principios socialistas".
Ouça o áudio
X#mp3/29.09.09_ricardo_coutinho.mp3#X
Perguntado sobre a consolidação de uma união com Cássio Cunha Lima, Ricardo Coutinho(Foto) se mostrou preocupado com o rumo em que este assunto se tornou destaque em todo Estado, mas defendeu as alianças. Para ele, "Eu considero que tanto na política como na guerra, a a sabe, no século XX e no futuro, não tem para onde, sempre vai ter as alianças… aliança não é uma questão de princípios, aliança é uma questão de estratégia eleitoral. Sempre foi, é, e vai continuar sendo, é assim que Lula chegou a Presidencia, é assim que Lula governa – por exemplo – é assim que Luiz Carlos Prestes fez um pacto com Getúlio Vargas, é assim que José Américo fez um pacto com Rui Carneiro, é assim que Antônio Mariz fez um pacto com Marcondes Gadelha… é preciso construir uma nova hegemonia política… a Paraíba precisa de uma nova hegemonia política…”.

Cícero, Efraim e Ricardo: Cumprimentos sociais e profundas divergências políticas.
O prefeito da capital não quis responder sobre o fato dele e o senador Cícero Lucena se tornarem aliados e num mesmo palanque, alegando respeitar as decisões do PSDB e nem de qual lado Cássio Cunha Lima ficaria. Questionado sobre comentários de numa conjuntura política que una forças do grupo de oposição, se haveria algum problema de ficar num mesmo palanque no ano que vem Cícero Lucena e Ricardo Coutinho(Foto), o Prefeito respondeu: "Olha essa é uma pergunta que eu gostaria de não responder não é por mim não, é por respeito ao outro partido, outro pelo fato de dizer que essa questão das alianças formais as decisões vão se dar no próximo ano… Eu acho que vocês devem perguntar a Cássio, Cassio está aqui na Paraíba…".
Coutinho ainda se reportou a um possível convite para que o ex-governador se filie ao PSB: “não convidei Cássio para ingressar no PSB, aliás quando uma pessoa é filiada a outro partido em jamais convido… porque é um tanto quanto – vamos dizer assim – constrangedor eu sei para a pessoa e eu… não precisa disso, não precisa desse tipo de convite… ”.
O também presidente do Partido Socialista Brasileiro ainda se reportou as prováveis saídas dos deputados Leonardo e Marcondes Gadelha e que será um assunto a ser resolvido pelo diretório do partido. Sem citar nomes, ele lamentou esta decisão e insinuou que eles se “dobraram” aos apelos do governador José Maranhão, mas deixou claro que cada um sabe seu caminho a seguir. Interpelado sobre como é que está sua relação com o grupo gadelha, em relação ao próximos projetos, Ricardo disparou: "Eu só lamento que alguém, com tanto tempo de estrada, ceda a esse tipo de pressão, imagina, imagina se eu com tão pouquinho tempo de estrada, se alguém chegasse para mim "pá" disser: você vai fazer isso ou vai fazer aquilo, e eu me dobrasse. Eu não sou homem de me dobrar né, eu eu sou, sou daqueles que quando por maior que seja, como se diz a a a lapada, as costas aqui aguenta. Eu acho o seguinte, se governa com os aliados, eu sendo candidato, ganhando as eleições, não tenho a menor dúvida, vamos governar com os aliados sim, vamos governar para colocar o projeto em execução…".
Rompimento a vista: Marcondes, Manuel Júnior, Eduardo Campos e Ricardo.
Em novo questionamento sobre "se tem mantido contato com Marcondes e Leonardo, para saber como é que vai ficar a situação, se é insustentável, eles vão sair, não vão, como é que vai ficar a situação", Coutinho tergiversou: "isso vai ser discutido no momento oportuno… eu não sei dizer, quer dizer ai realmente eu tô, enfim, é, então eu não tenho, não não fui procurado e não posso realmente dizer nada disso, eu acho que cada um sabe o melhor caminho para seguir…".
A entrevista
Galeria 1: Confira o aúdio 1 da entrevista coletiva prestada pelo Prefeito de João Pessoa Ricardo Coutinho, na noite desta segunda-feira(28Setembro2009).