Em 2008 houve mais de seis novos casos de DST a cada grupo de 10 mil homens acima de 40 anos.
Massachusetts/Boston(USA) – Um estudo coordenador pelo médico Anupam B. Jena, do Hospital Geral de Massachusetts, em Boston(USA), publicado no "Annals of Internal Medicine" mostra que homens mais velhos que usam remédios contra impotência, como o Viagra, tem duas vezes mais risco de contrair DSTs(Doenças Sexualmente Transmissíveis) em comparação com os que não usam esses medicamentos.
De acordo com o CDC, o centro americano de controle e prevenção de doenças, em 2008 houve mais de seis novos casos de DST a cada grupo de 10 mil homens acima de 40 anos. O número é 50% maior que o registrado em 1996.
Segundo o coordenador do estudo, o médico Anupam B. Jena, do Hospital Geral de Massachusetts, em Boston, adultos jovens têm mais DST que os mais velhos, mas os índices estão aumentando de forma mais acelerada para o segundo grupo.
O médico explica que o aumento dos divórcios e a melhora nas condições de saúde são fatores que levam ao aumento da prática de sexo entre os homens maduros. O problema é que eles nem sempre fazem sexo seguro. Especialmente se a parceira for da mesma faixa etária e, portanto, não tiver preocupação com gravidez. Pesquisas indicam que "cinquentões" são seis vezes menos propensos a usar preservativo que rapazes de 20 anos.
As DSTs mais detectadas no estudo foram HIV, seguida de clamídia, sífilis e gonorreia. O autor do estudo sugere que os médicos dediquem algum tempo com orientações sobre as doenças sexualmente transmissíveis ao prescreverem drogas para disfunção erétil.
As informações são da Reuters Health.
* Uol.
