Ícone do site O Bê-a-bá do Sertão

Agevisa amplia número de inspetores

Tempo de leitura: 2 minutos


João Pessoa(PB) – A Agência Estadual de Vigilância Sanitária(Agevisa) irá ampliar o número de inspetores que atuarão no controle do uso de agrotóxicos em alimentos na Paraíba. Mais dois novos coletores atuarão em João Pessoa no Programa de Análise de Resíduos Agrotóxicos em Alimentos(PARA). A Agevisa fará um mapeamento da cadeia de produção dos alimentos que tiveram resultado insatisfatório no Programa do ano passado, a exemplo do pimentão para orientar os produtores e corrigir os resíduos de agrotóxicos nesses alimentos.

A equipe do PARA, na Agevisa, passará de quatro para seis inspetores sanitários voltados para a coleta dos alimentos analisados. Além dos novos coletores do PARA, também participaram da capacitação com especialistas técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária(Anvisa), na manhã desta quarta-feira, profissionais das áreas de Meio Ambiente, Saúde do Trabalhador, Vigilâncias Sanitárias municipais e Secretaria de Estado da Agricultura.

Um relatório do treinamento será encaminhado ao Ministério Público para consolidar as ações desde o cultivo dos produtos até os supermercados para diminuir os resultados insatisfatórios de agrotóxicos. A especialista técnica da Gerência Geral de Toxicologia da Anvisa, Ludmila Rios, explicou que no treinamento dos inspetores foram retomados os resultados do PARA 2009 e foram fortalecidas as bases com entidades envolvidas em assegurar a qualidade do alimento na mesa do consumidor.

“Aqui na Paraíba iremos desenvolver ações mais focadas. Por exemplo, aqui existe um grande pólo produtor de abacaxi e este alimento obteve bom resultado no PARA 2009, então ele não precisará ser alvo de ações concentradas. Já o pimentão apresentou alto nível de inconformidade. Por isso será feito um mapeamento e a idéia é que as ações sejam iniciadas no ano que vem”, explicou.

A coleta de alimentos para o programa PARA é feita apenas nas capitais brasileiras. Contudo, a Agevisa está planejando a introdução de coletores no município de Campina Grande, interior do Estado. A introdução do município no programa seria possível porque ele possui o serviço Sedex 10, para o envio dos alimentos aos laboratórios em 24 horas. O objetivo é desenvolver maior controle sobre os alimentos comercializados no Estado e assegurar a qualidade do consumo saudável aos paraibanos.

Para o diretor geral da Agevisa, Jorge Alberto Molina, a ampliação do número de inspetores no trabalho de fiscalização de resíduos de agrotóxicos em alimentos irá permitir maior controle e monitoramento da qualidade dos produtos e da segurança alimentar da população. “É preciso realmente uma atuação mais efetiva e abrangente para que seja possível combater as práticas ilegais de uso de agrotóxicos desde a cadeira produtiva até a comercialização. E é isso que a Agevisa está buscando”, concluiu.

Sair da versão mobile