O Bê-a-bá do Sertão

Empresas fazem mistério sobre perfurações de poços na Bacia do Rio do Peixe

Tempo de leitura: 2 minutos


Santa Helena(PB) –
A exploração de petróleo na Bacia Sedimentar do Rio do Peixe ainda está sendo tratada com mistério. Depois da conclusão dos trabalhos de perfuração no poço pioneiro de Pilões I, no Distrito de Melancias, há vários dias, e na segunda-feira passada(24Janeiro2011), no segundo poço, o Santa Helena I, não há nenhuma informação concreta sobre a produção petrolífera da região.

A reportagem já esteve na referida área por duas vezes, mas não conseguiu obter informações sobre o resultado dos trabalhos executados com a máquina Sonda SC-95, cuja capacidade de perfuração é de dois mil metros. O que chegou ao conhecimento da imprensa é que a máquina perfurou 840 metros no Poço Pilões I e 400 metros no segundo poço de Santa Helena.


Utilizando a sonda SC-95, na perfuração dos poços Pilões I e Santa Helena I, a Petrobras deverá deslocar os equipamentos paraq outros dois poços: Triunfo I e Umarí I.

De acordo com as poucas informações colhidas pelo  Jornal Gazeta do Alto Piranhas, a empresa UTC Engenharia está iniciando o mesmo trabalho no terceiro poço, o Triunfo I. Em seguida, passará para o quarto e último poço da base de estudos da Petrobras, na Bacia do Rio do Peixe, o Umarí I.

Nesses dois últimos poços, a empresa está tendo dificuldades para o deslocamento de seus equipamentos, principalmente da Sonda SC-95, em virtude das últimas chuvas caídas na região, que estragaram os acessos. É que as citadas bases ficam um pouco distantes das estradas que ligam os municípios de Santa Helena, São João do Rio do Peixe e Triunfo.

Essa base da Petrobras gerou muita expectativa na região, ultimamente, mas o início da ação sobre a produção petrolífera tem sido marcado por esse silêncio. Há informações de que o silêncio é uma estratégia da empresa, principalmente porque há outras empresas realizando novos estudos na mesma área. A empresa ANDL Geofísica, segundo se informa, estaria realizando prospecção na região, com o objetivo de indicar locais para novas bases de estudo.

* Matéria transcrita do Jornal Gazeta do Alto Piranhas(Edição 634). O jornal de maior circulação na região do Alto Sertão da Paraíba.


Sair da versão mobile