Ícone do site O Bê-a-bá do Sertão

Cientistas descobrem partícula que supera velocidade da luz

Tempo de leitura: 1 minuto


Berna(Suiça) – Uma revolução silenciosa pode estar acontecendo no universo da Física. Uma equipe internacional de cientistas, baseada na Suíça, afirma que registrou partículas subatômicas se deslocando a uma velocidade superior à da luz. Se esta descoberta for comprovada por novos testes, a Teoria da Relatividade de Albert Einstein, criada há mais de um século, poderá ser reformulada.

A informação foi dada hoje pelo Centro Francês de Pesquisas Científicas. A descoberta surgiu de um trabalho conjunto do laboratório de pesquisa de partículas Cern(Centro Europeu de Pesquisas Nucleares), na Suíça, com o laboratório Gran Sasso, na região central da Itália.

Um total de 15 mil feixes de neutrinos, partículas minúsculas que permeiam o cosmo, foram disparados ao longo de três anos, no trajeto de 730 quilômetros que separa os dois laboratórios, até serem capturados por detectores gigantes. A luz teria percorrido essa distância em 2,4 milésimos de segundo, mas os neutrinos se adiantaram em 60 bilionésimos de segundo.

Os cientistas afirmam que checaram o resultado milhares de vezes, e têm alta confiança nos resultados. No entanto, dizem que a descoberta é tão impressionante que, por enquanto, é preciso manter a cautela. "Agora, queremos que colegas chequem os resultados de forma independente", afirmaram.

A Teoria da Relatividade foi proposta por Einstein em 1905 e diz que a velocidade da luz é uma ‘constante cósmica‘, e que nada no universo pode viajar mais rapidamente que ela.

Esse pressuposto resistiu a mais de um século de testes e é um dos elementos-chave do Modelo Padrão da física, que tenta descrever a forma como o universo e todo o seu conteúdo funcionam.

Sair da versão mobile