O Bê-a-bá do Sertão

Advogados paraibanos criam sindicato e elegem primeira diretoria

Tempo de leitura: 4 minutos


João Pessoa(PB) – Em clima de cordialidade e união em prol da defesa da categoria, foi criado na última sexta-feira(30Setembro2011) o Sindicato Estadual dos Advogados Paraibanos(Seap). A reunião que marcou oficialmente a fundação da entidade que representará em todo o âmbito estadual a profissão foi realizada no auditório do Fórum Cível de João Pessoa, no Centro da Capital, e teve início às 15h30m.


Bastante prestigiada, a Assembleia Geral Extraordinária(AGE) foi presidida pelo advogado Caius Marcellus Lacerda e teve como secretário-geral, Antônio de Pádua Pereira de Melo Júnior. Os dois fizeram parte de uma comissão pré-criação responsável pela elaboração de uma proposta de estatuto social para a entidade.

Participaram da mesa de abertura da AGE: o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Paraíba(OAB-PB), Odon Bezerra; o conselheiro federal da OAB-PB, Genival Veloso de França Filho; presidente do Sindicato dos Defensores Públicos, Levi Borges de Lima; e o vereador e advogado, Bruno Farias.

No início, Caius Lacerda afirmou que a criação do sindicato é um marco histórico para a advocacia da Paraíba. “O sindicato vai amparar os advogados que têm vínculos empregatícios, reconhecendo e defendendo seus direitos. Será uma complementação das atividades da OAB, atuando nas ações que não podem ser por ela realizadas”, explicou.

Em seguida foi apresentada a minuta do Estatuto Social, onde foram discutidos e aprovados, por ampla maioria, os pontos presentes na “carta magna” do sindicato, no que diz respeito, por exemplo, a finalidade, deveres e objetivo da entidade.

Na sequência foi apresentada uma chapa, e colocada em votação, para compor a primeira diretoria do Sindicato Estadual dos Advogados Paraibanos. Os cerca de 150 advogados presentes à AGE aprovaram por unanimidade.

A diretoria eleita exercerá um mandato por três anos e é composta pelos seguintes titulares: Valdomiro de Siqueira Figueiredo Sobrinho(presidente); Manoel Jerônimo Neto(vice-presidente); Antônio de Pádua Pereira de Melo Júnior(secretário-geral); Diego Raphael da Cunha Viegas(secretário-adjunto); Marcial Duarte de Sá Filho(tesoureiro); Caius Marcellus Lacerda(diretor social); Ronildo Rodrigues Ramalho(diretor de seguridade). Os suplentes eleitos foram: Wilson Sales Belchior(vice-presidente); Marcel Nunes de Miranda(secretário-geral); Carlos Emílio Farias de França(secretário-geral adjunto); Jorge Ribeiro Coutinho Gonçalves da Silva(tesoureiro); Rafael Lopes de Oliveira(diretor social) e Amanda Luna Torres(seguridade).

Também foi escolhido os três titulares para o Conselho Fiscal, composto por: Manfrini Araújo Andrade, João Ágrima Chaves e Ovídio Lopes de Mendonça. Os três suplentes ao cargo de conselheiro fiscal eleitos foram: Eduardo Henrique Farias da Costa, Leidson Flamariom Torres Matos e Aberlado Jurema Neto.


Momento histórico

Durante a AGE, o presidente do Sindicato dos Defensores Públicos da Paraíba, Levi Borges de Lima, afirmou que a criação do Seap engrandecerá a atividade da advocacia no Estado. “Os colegas aqui hoje estão fazendo história, dando sequência ao momento realizado em 1982, quando foi fundada a Associação dos Advogados da Paraíba, que criou e publicou na época a primeira tabela de honorários do Estado”, disse.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Paraíba(OAB-PB), Odon Bezerra, parabenizou os advogados pela criação do Seap e prometeu uma sala na OAB para funcionamento do sindicato.

Para o conselheiro federal da OAB-PB, Genival Veloso de França Filho, a criação do sindicato trará uma vasta contribuição à categoria. “Se eu sou uma pessoa feliz, hoje estou mais ainda com mais este capítulo escrito na nossa história que é a criação deste sindicato”, enfatizou.

O advogado e vereador, Bruno Farias, parabenizou o trabalho da comissão pré-criação do sindicato que elaborou o estatuto da entidade. “Grandes obras são iniciadas com pedras fundamentais. As grandes instituições são formadas com ideais e força humana com vontade de realizar os sonhos”, finalizou.

O primeiro presidente eleito do Sindicato Estadual dos Advogados Paraibanos, Valdomiro Sobrinho, afirmou que a diretoria escolhida tem muito trabalho pela frente. “Temos desafios enormes, mas com a vontade de representar, que é inerente a todo advogado, vamos conseguir lutar por uma profissão mais forte e valorizada”, disse.


* Jornalista Savanna Hipólito.

Sair da versão mobile