Campina Grande(PB) – Depois de 17 premiações com 4 filmes, o Diretor de Arte e Mídia, Helton Paulino filma nesta semana em Campina Grande mais um curta metragem, a ficção Ato Institucional.
Para escrevê-lo, Helton se inspirou no período Político Militar do Brasil e principalmente na reunião das Laranjeiras em 1968, na qual 24 membros do governo militar editaram e votaram o Ato Institucional n° 5(AI-5), que gerou o período mais duro e violento da ditadura. Tal reunião foi chamada pela Folha de São Paulo de “A Reunião que radicalizou a ditadura”.

O ator Élio Penteado(sentado na cadeira), o diretor de fotografia João Carlos Beltrão(com a câmera) e o Diretor do curta metragem Helton Paulino(em pé) acompanhando as filmagens.(Foto Cristianne Melo).
O curta metragem Ato Institucional conta a história de um Capitão reformado do Exército Brasileiro e Ex-supervisor de Ações do DOI-CODI que vivenciou e participou deste período ditatorial e que agora, 43 anos depois, resolve falar… Mas este depoimento poderá mudar a sua história.
A Bandeira do Brasil presente no cenário do curta metragem Ato Institucional.(Foto de Luciana Urtiga).
O lançamento do filme está previsto para junho de 2012 e pretende-se que este seja exibido em festivais de cinema por todo o Brasil, como também no exterior, percurso este já realizado pela mais recente produção de Helton, o curta metragem Depois da Curva, que ganhou 7 premiações e participou de 15 festivais Nacionais e 8 Internacionais, sendo exibido na Espanha, Itália, Colômbia, Indonésia, Argentina, Holanda e Alemanha.
Sobre o Diretor Helton Paulino
Helton Paulino é um amante do cinema. Este colecionador de histórias acredita na realização de filmes como uma forma de expressão e de reflexão. “Filmo porque se faz necessário mostrar o que a maioria vê, mas não enxerga, um sentimento contido, uma ação desconexa, uma vontade reprimida, uma devoção particular, enfim… filmo porque atrás de um gesto brusco existe uma razão, por trás de um gesto carinhoso existe uma emoção”, resume o diretor.
A figurinista Iomana Rocha preparando o ator Élio Penteado.(Foto de Clarissa Santos).
Graduado em Arte & Mídia pela Universidade Federal de Campina Grande(PB) e em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba, Helton, além de fazer cinema, leciona matérias nas áreas de Artes em Publicidade, Vídeo e Cinema e coordena e apresenta o quadro “Cineclube” junto a Nathan Cirino no Programa Diversidade da TV Itararé.