Moscou(Rúsia) – A Rússia planeja uma missão tripulada à Lua, declarou nesta terça-feira(24Janeiro2012) Victor Khartov, diretor-geral do consórcio aeroespacial Lavochkin. Antes, porém, realizará três missões não tripuladas ao satélite natural da Terra. "Existe um renascimento do interesse pela Lua. A Rússia também tem projetos neste sentido. Foram eleitos os locais para a alunissagem das duas primeiras missões, os polos norte e sul do satélite", disse Khartov, citado pela agência Interfax.

As duas primeiras missões não tripuladas – Luna Resurs e Luna Glob – retomam o programa das sondas Luna, dos tempos da extinta União Soviética. O projeto Lunas-Resurs será executado em conjunto com a Índia, que fornecerá o foguete e o veículo lunar que será colocado na superfície da Lua por meio de um módulo de descenso fabricado pela Rússia.
Feito exclusivamente pelos russos, o Luna-Glob, prevê o lançamento e alunissagem de um aparelho que, uma vez no terreno, irá recolher amostras de pó lunar, da mesma forma que a terceira missão, Luna-Grunt. Assim que todas as missões não tripuladas forem concluídas, a indústria aeroespacial russa dará início aos preparativos para enviar uma nave tripulada ao satélite. "Para isso, primeiro deve ser preparada a infraestrutura. O tempo das visitas à Lua já passou", disse Khartov em alusão à missão americana de 1969.