Ícone do site O Bê-a-bá do Sertão

42 municípios terão curso superior de medicina

Tempo de leitura: 2 minutos


Brasília(DF) – O Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira(03Dezembro2013) a relação de 42 municípios pré-selecionados para a implantação de novos cursos de graduação em medicina por instituições particulares de ensino superior.

Para ser selecionado, o município deverá atender, obrigatoriamente, aos seguintes critérios: ter no mínimo 70 mil habitantes; não ser uma capital e não ter curso de medicina em seu território. São Paulo é o estado com mais municípios pré-selecionados: 16. A portaria foi publicada no "Diário Oficial da União".

Municípios pré-selecionados

Bahia: Alagoinhas, Eunápolis, Guanambi, Itabuna, Jacobina e Juazeiro

Ceará: Crato

Espírito Santo: Cachoeiro de Itapemirim

Goiás: Aparecida de Goiânia

Maranhão: Bacabal

Minas Gerais: Muriaé, Passos, Poços de Caldas e Sete Lagoas

Pará: Ananindeua e Tucuruí

Pernambuco: Jaboatão dos Guararapes

Piauí: Picos

Paraná: Campo Mourão, Guarapuava e Umuarama

Rio de Janeiro: Três Rios

Rio Grande do Sul: Erechim, Ijuí, Novo Hamburgo e São Leopoldo

São Paulo: Araçatuba, Araras, Assis, Bauru, Cubatão, Guarujá, Indaiatuba, Jaú, Limeira, Mauá, Osasco, Pindamonhangaba, Piracicaba, Rio Claro, São Bernardo do Campo e São José dos Campos.

De acordo com a portaria, os municípios pré-selecionados receberão visita da comissão de especialista para verificação da estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde existentes. Esta será a segunda etapa do processo. A terceira etapa será a análise de projeto de melhoria destes equipamentos.

Os municípios que não foram pré-selecionados têm até o dia 9 para entrar com recurso. O resultado final será divulgado no dia 18 de dezembro, e dois dias depois ocorre a publicação no "Diário Oficial da União".

A medida ocorre após a presidente Dilma Rousseff sancionar a lei que cria o programa Mais Médicos. A lei também prevê a criação de 11.447 vagas em faculdades de medicina até 2017. O programa tem o objetivo de levar profissionais brasileiros e estrangeiros para atender a população em áreas carentes das periferias de grandes cidades e no interior do país.

* G1.

Sair da versão mobile