O relatório foi feito com base em pesquisa com 1.500 pessoas e compara o comportamento dos consumidores com aquele registrado em 2012.
São Paulo(SP) – Os brasileiros gastaram mais com alimentação, roupas e outras necessidades em 2013, reduzindo as despesas com lazer, férias e móveis para casa.
Essa é uma das conclusões de um relatório divulgado nesta quarta-feira(21Maio2014) pela Mintel, empresa britânica de pesquisa de mercado. O relatório foi feito com base em pesquisa com 1.500 pessoas e compara o comportamento dos consumidores com aquele registrado em 2012.
De acordo com o documento, 50% dos consumidores aumentaram seus gastos com bebidas não alcoólicas, como sucos, refrigerantes e águas no ano passado. Além disso, 48% gastaram mais com alimentos e 40% com roupas e acessórios.
Na outra ponta, entre os produtos e serviços que foram os maiores alvos de cortes de gastos estão reforma e móveis para casa(35% dos entrevistados reduziram despesas com esses itens), lazer e entretenimento(34%) e férias(32%).
Os dados mostram que 44% dos consumidores mantiveram os gastos com produtos de limpeza no mesmo nível do ano anterior. O nível de gastos com produtos de saúde(remédios, por exemplo) também está entre aqueles mantidos por grande parte dos consumidores(34%).
Mais novidades nas prateleiras
De acordo com a Base Global de Novos Produtos da Mintel, em 2013 as categorias de alimentos e bebidas tiveram 21% mais lançamentos no mercado brasileiro do que em 2012. As novidades teriam feito com que o consumidor aumentasse as compras.
Por outro lado, 2013 foi o ano da retomada gradual das antigas alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados(IPI) de móveis e eletrodomésticos, que tinham sido reduzidas no ano anterior.
O aumento de imposto, segundo a Mintel, é uma das explicações para a queda no consumo de itens para o lar.
