Aniversário de emancipação política foi comemorado com Inaugurações de UBS acoplada a praça, criando novo conceito de saúde pública.
A Prefeitura de Santa Rita entregou às 16h00m, da última quinta-feira (09Março2023), data do aniversário dos 133 anos de emancipação política da cidade, um novo complexo de saúde integrada.
A Unidade Básica de Saúde Prefeito Dr. Oildo Soares, instalada entre os bairros Plano de Vida e Marcos Moura, funcionará acoplada a equipamento para a prática de esportes e lazer, viabilizando – no mesmo espaço – assistência à saúde e prevenção.
“Estamos implantando um novo conceito de saúde pública, cuidando dos santa-ritenses de forma integral”, pontuou o prefeito Emerson Panta.
O gestor destacou que o complexo inaugura uma nova abordagem em saúde pública, assistindo pacientes com atendimento médico e odontológico e estimulando a prevenção de doenças com estímulo à prática de atividades esportivas.
A praça instalada no entorno da nova UBS tem pista de caminhada e corrida, quadra poliesportiva, academias ao ar livre e áreas para jogos, além de iluminação especial de led e paisagismo.
“Todos os detalhes foram pensados para incentivar a população a cuidar do corpo e da mente”, explica Emerson Panta.
Saúde por inteiro
“Nossa história é de luta e muitas dificuldades, mas somos um povo batalhador, de muita fé, e por isso chegamos aos 133 anos de emancipação política de cabeça erguida e com muito trabalho”, declarou na quinta-feira (09Março2023) o Prefeito de Santa Rita, Emerson Panta, em solenidade que celebrou o aniversário da cidade com entrega de complexo de obras formado por Unidade Básica de Saúde acoplada a praça para atividades esportivas, que criam novo conceito de saúde pública no Loteamento Plano de Vida, entre Tibiri e Marcos Moura.
O gestor antecipou que o novo modelo – unindo UBS e equipamentos para estimular a prática de esportes – está sendo replicado na comunidade Sol Nascente. “Temos pela frente amplo calendário de entrega de obras que ampliam a Infraestrutura de nossa cidade, garantindo mais saúde, mais educação e qualidade de vida para todos”, garantiu o prefeito
Emerson Panta, que destacou a construção da maior obra de mobilidade, a Via Nova, e ainda o primeiro Parque Linear – ambos já na reta final. “Temos obras nos quatro cantos da cidade, cuidando hoje do futuro de Santa Rita”, assegurou o prefeito.
Ele ainda fez referência ao médico e ex-prefeito Oildo Soares, que dá nome aos novos equipamentos. “Além de médico, tivemos a honra de tê-lo como prefeito de nossa cidade, deixando como legado um modelo de administrar que reuniu sabedoria e fé”, lembrou Emerson Panta, durante a cerimônia inaugural.
Moradora da comunidade Plano de Vida, Eudenice Soares destacou o impacto das obras na saúde dos moradores. “Vamos ter mais comodidade e também ganhar um espaço para exercitar corpo e mente”, comemorou.
Tecnologia e mais acesso a saúde
A nova Unidade Básica de Saúde vai operar com equipe de saúde multidisciplinar – médicos, enfermeiros, agentes de saúde e odontólogos, ofertando amplo leque de serviços, entre os quais vacinação e odontologia, mais enfermagem e consultório clínico, exames e encaminhamentos para toda a rede de saúde, tudo em um só lugar, com estimativa média de atendimento de mais de 4 mil usuários.
O sistema de atendimento será eletrônico, agilizando o acesso a uma equipe multidisciplinar, incluindo o time de assistentes comunitários do município. “Este é um conceito que estamos estreando com o propósito de estender a toda a rede municipal de saúde, pois entendemos que é preciso cuidar do cidadão como um todo”, finalizou Emerson Panta.
No entorno do novo equipamento foi construída praça com academias ao ar livre, arena esportiva, pista para caminhadas, e mesas de jogos, além de todo projeto paisagístico. “Estamos unindo, em um só espaço, tratamento e prevenção”, finalizou o prefeito.
Além do investimento inédito em saúde, que se junta a Carreta da Saúde e o programa O Doutor Tá Aqui, mais a Policlínica Municipal e a construção do Hospital Infantil, Santa Rita ainda está prestes a conquistar a maior obra de mobilidade da cidade – a Via Nova -, enquanto constrói o primeiro restaurante municipal para atender famílias em vulnerabilidade, abre as portas do viveiro municipal que vai comandar a ampliação da arborização e presencia o fomento a agricultura familiar com a Feira do Agricultor e o programa Hora Trator.
“Muitas coisas estão acontecendo ao mesmo tempo, garantindo esse momento único de crescimento de Santa Rita”, finalizou Emerson Panta.
Cidade das águas minerais
Um município que dispõe de uma excelente vocação turística, Santa Rita oferece uma variedade imensa de opções ao visitante, a exemplo do turismo religioso, já que a cidade dispõe de um importante conjunto de capelas e igrejas seculares, a começar pelo Santuário de Santa Rita de Cássia.
Conhecida nacionalmente como o município que apresenta o maior número de fontes de águas minerais do Estado da Paraíba, por isso também é conhecida como “cidade das águas minerais”, além de ter sido palco da implantação dos primeiros engenhos de cana-de-açúcar do Estado.
Ao longo desses 133 anos, Santa Rita passou por uma série de transformações e evoluções, consolidando-se como um importante polo econômico e cultural da região. Santa Rita é lembrada por sua rica história e por sua gente trabalhadora, acolhedora e cheia de fé.