Em 13/02/2024
Coxinha é a 4ª melhor fritura do mundo. Brasil ficou atrás da Coreia do Sul, Indonésia e Malásia.
Coxinha é um clássico dos salgados. Muito antes do conceito de comida de boteco estar em alta, esse quitute já dominava o coração do brasileiro em barraquinhas de rua a festas de criança, mas o sucesso não foi suficiente para conquistar o primeiro lugar no ranking de 100 melhores comidas fritas do mundo do TasteAtlas.
Coxinha
No ano passado, o salgado brasileiro estava entre as melhores comidas fritas selecionadas, mas não chegava a fazer parte do top 10.
Agora, competiu com os países: Coreia do Sul, Indonésia, Malásia, Itália, China, Índia e Marrocos.
Veja o ranking completo:
Top 10 melhores frituras do mundo
Chikin – frango frito coreano (Coreia do Sul)
Pempek – bolinho de peixe frito (Indonésia)
Karipap – folhado de batata e curry (Malásia)
Coxinha – (Brasil)
Fritto misto – prato à base de carne de porco (Itália)
Ayam Goreng – frango frito com curry (Indonésia)
Cuì pí zhá ji – frango frito crocante (China)
Panzerotti – salgado que lembra um calzone (Itália)
Frango 65 – frango picante (Índia)
Maakouda – bolinho de batata (Marrocos)
Como funciona o ranking do site TasteAtlas?
O TasteAtlas não é um ranking feito por críticos ou especialistas em gastronomia, mas por usuários do site, que dão notas de 0,5 a 5 para uma extensa lista de pratos típicos de países ao redor do mundo.
A plataforma calcula a média das notas recebidas por cada prato.
Chikin Korenano é um prato típico da Coréia do Sul. O Chikin é um frango frito, temperado com alho e soja ou molhos de pimenta, é também muito famoso pela combinação ChiMaek que é composta por frango frito e cerveja, um dos lanchinhos de happy hour favoritos dos coreanos.
Pempek, mpek-mpek e também conhecido coloquialmente como empek-empek é uma saborosa iguaria de bolo de peixe indonésio , feita de peixe e tapioca , de Palembang, South Sumatera, Indonésia. Pempek é servido com um rico molho agridoce chamado kuah cuka ou kuah cuko (lit. molho de vinagre ), ou apenas “cuko”. Às vezes, a população local também come o prato com macarrão amarelo e pepino picado para equilibrar a acidez do vinagre.
Um folhado de curry (Malaio: Karipap) é um lanche de origem do Sudeste Asiático. É uma pequena torta composta por curry com frango e batatas em uma casca de massa frita ou assada. A consistência do curry é bastante espessa para evitar que escorra do lanche. É um lanche verdadeiramente do Sudeste Asiático, pois contém elementos indianos, chineses ou malaios. Na Malásia, os folhados de curry são comumente conhecidos como karipap e vendidos recém-fritos em muitas padarias malaias, chinesas e indianas. Os folhados de curry das padarias indianas diferem do epok-epok no uso de massa em camadas que cria uma crosta escamosa.
Outras variedades de epok-epok são recheadas com meio ovo cozido em vez de frango. Outra alternativa são as sardinhas em lata . Há também bolinhos de curry vegetarianos que não são picantes e são feitos de rabanete ralado, tofu, batata e cenoura ralada. Muitas vezes são consumidos com molho de pimenta doce.
A coxinha é um salgado brasileiro, de origem paulista, feito com massa de farinha de trigo e caldo de galinha, que envolve um recheio elaborado com carne temperada de frango, queijo, calabresa ou vários outros tipos de sabores. Feita com massa de batata, a coxinha é tradicionalmente recheada com carne de frango cozida e desfiada, podendo ter a opção de também ser recheada com requeijão cremoso, tal qual o catupiry, junto ao frango. Modelada em forma de gota, para lembrar a coxa de galinha, a coxinha é enfarinhada com farinha de rosca e frita em óleo quente.
A coxinha de frango é servida em lanchonetes, casas de café, lojas especializadas em salgadinhos, padarias e pastelarias. Em formatos pequenos, são servidas em festas e buffets. Atualmente existem à venda, em supermercados e padarias, diversas marcas de coxinhas semiprontas congeladas.
Deixe um comentário