Em 03/04/2008
Da redação do Bê-a-bá do Sertão
Aparecida(PB) – As chuvas que banharam com muita intensidade a região do alto sertão provocaram arrombamentos de açudes, desmoronamento de estradas, bueiros, pontes, passagem molhada, pontilhões e alagamentos oriundos do um aumento do nível das águas dos principais rios que banham a região, prejudicando principalmente as cidades ribeirinhas.
Em Aparecida, cidade localizada a 430 Km da capital do Estado da Paraíba, as águas do Rio do Peixe e do Rio Piranhas avançou sobre fazendas destruindo lavouras, em parte da zona urbana da sede do município(Conjunto Nossa Senhora da Conceição e Ribeirinhos), provocando alagamento e desmoronamento de residências e prédios, deixando ilhados moradores de várias localidades da zona rural, a exemplo do Sítio Várzea do Cantinho, Acauã e Várzea do Menino Jesus, onde famílias tiveram que contar com o resgate por parte de Policiais do Corpo de Bombeiros, com a utilização de lanchas para o resgate dos desabrigados.
Ante a complicação surgida com atípico quadro invernoso, que causou enormes prejuízos aos munícipes, o prefeito de Aparecida, Júlio Cézar Queiroga colocou a equipe administrativa em alerta para ajudar a população desabrigada, intervindo em caráter emergencial acolhendo as famílias atingidas em abrigos improvisados em prédios públicos, a exemplo de creches, escolas e ginásio esportivo, que foram disponibilizados pela Secretaria de Ação Social do município que prestou ainda assistência médica, bem como alimentos, colchões, lençóis, mantas e calçados inicialmente a cerca de 70 famílias, retratando o quadro que mobilizou a sociedade aparecidense que, sensibilizada com o drama das famílias, acostou-se em parceria com a edilidade participando com na arrecadação de donativos para as vítimas da enchente.
Com a precipitação pluviométrica em alta, as lavouras de arroz, feijão, milho e de outros grãos plantados nas áreas ribeirinhas e proximidades ficaram completamente alagadas, comprometendo significativamente o resultado da produção agrícola e da pastagem animal. Várias famílias perderam animais que foram arrastados pelas águas que chegaram a atingir em algumas residências mais de 1,70 mts de altura.
Ponte do Rio do Peixe na BR-230 em vigilância
No inicio da tarde da quinta-feira(03Abril2008) , um grupo composto por engenheiros do DER/PB, policiais militares, do corpo de bombeiros e da Polícia Rodoviária Federal, compareceu à cidade de Aparecida para monitorar o nível das águas e verificar a segurança de tráfego da ponte do Rio do Peixe. Os técnicos decidiram pela interdição temporária e parcialmente do tráfego sobre a ponte, A vistoria foi acompanhada pelo Prefeito de Aparecida Júlio Cézar Queiroga, pelo Cel. Fernando Chaves(Comandante do 6º BPM), pelo Major Ronildo(Comandante da 2ª Cia PM/PB) e pelo engenheiro Braga(Chefe do Distrito do DER/PB com sede em Cajazeiras/PB).
Ponte desmorona isolando duas cidades
O desmoronamento da ponte do Riacho do Boi Morto, na PB-359, distante
O fato aconteceu por volta das 14h00s da quinta-feira(03Abril2008), no momento que que vários moradores acompanhavam de cima da ponte a passagem das águas do Riacho que descia com muita força, arrancando árvores e assoreando as margens do Riacho que recebia água da sangria do Açude do Paraíso, pertencente ao vizinho município de São Francisco. A queda da ponte por pouco não deixou vítimas, posto que no momento do desmoronamento os populares que estavam em cima da ponte correram para salvar suas vidas.
Policiais militares estiveram no local, isolando com sinalizadores buscando a prevenção de acidentes. Em ambas as cidades a população vem enfrentando desconforto para a aquisição de mercadorias e de gêneros alimentícios, que já enfrenta alta de preços em virtude da dificuldade de transporte. Em caráter emergencial, homens realizam o transporte de mercadorias, atravessando a pé o leito do Riacho do Boi Morto, atingindo a outra margem através de uma improvisada escada. O tráfego de veículos para acesso ao período comprometido, aumentou em mais de 100 Km no percurso dos motoristas que estão se deslocando por estrada vicinal pela cidade do Lastro.
Os prefeitos José Rofrants(São Francisco), Francisco Fereira(Santa Cruz) e Júlio César(Aparecida) estiveram no local conferindo os estragos provocados pelo desabamento, lamentando o episódio e considerando como um grande prejuízo para a economia da região.
AS IMAGENS
Galeria 1: Confira imagens do dia 03 e 05 de Abril de 2008, da cidade de Aparecida alagada pela enchente provocada pela elevação das águas do Rio do Peixe, com cenas da zona urbana e rural e da BR-230, seguida de imagens do desabamento da ponte do Riacho do Boi Morto, localizada na PB-359 que interliga os municípios de Aparecida à São Francisco e Santa Cruz.
Deixe um comentário