Nardal vence pela quinta vez o Torneio de Roland-Garros

  • Home
  • /
  • Sem categoria

Em 06/06/2010

Tempo de leitura: 3 minutos


Paris(França) – O espanhol Rafael Nadal conseguiu neste domingo(06Junho2010) aumentar a sua lista de conquistas em Roland Garros ao vencer a revanche contra o sueco Robin Soderling, seu algoz do ano passado no Grand Slam francês e chegar ao pentacampeonato em Paris, além de retomar a liderança do ranking mundial com a partida encerrada em 3 sets a 0, com parciais de 6-4, 6-2 e 6-4.

Vencedor das edições de 2005, 2006, 2007 e 2008, Rafael Nadal entrou em quadra para enfrentar um antigo desafeto. Treinado por Magnus Norman, o sueco Robin Soderling já havia tido desentendimentos com o tenista espanhol e tinha a chance de conquistar seu primeiro Grand Slam na carreira.

Algoz de Roger Federer nas quartas de final de Roland Garros, Soderling ainda poderia ajudar o suíço a alcançar o recorde de 286 semanas de liderança do ranking mundial que pertence ao norte-americano Pete Sampras. Mas do outro lado havia Rafael Nadal, que perdeu apenas uma partida em cinco edições do evento, justamente para o sueco. E desta vez Nadal estava mais inspirado do que Soderling.

Os tenistas fizeram um duelo equilibrado no primeiro set, com chances de quebras para os dois. Mas Robin Soderling(Foto) errou um pouco mais que o espanhol e, com 21 erros não-forçados, deixou de aproveitar suas três chances de quebra, além de ceder sete oportunidades a Rafael Nadal, que aproveitou uma e fechou após 55min a parcial.

Cometendo mais erros, Soderling começou a se abater no segundo set e viu o título ficar cada vez mais longe em uma grande atuação de Rafael Nadal. O sueco cometeu uma dupla-falta, fez novos 12 erros não-forçados e não conseguiu aproveitar chances fundamentais para sua partida, quando teve a oportunidade de complicar o duelo para o espanhol e falhou. Nadal fechou o set em 39min com duas quebras no saque do sueco.

A disputa entre Nadal e Soderling teve de ser interrompida devido a um torcedor que sofreu um colapso durante o segundo set. O torcedor recebeu atendimento médico, se recuperou rapidamente, mas se negou a falar o motivo do colapso e a partida pôde prosseguir.

Soderling teve seu serviço quebrado logo no primeiro game do terceiro set e viu Rafael Nadal abrir 2 games a 0. Com alto aproveitamento em seu serviço, o tenista espanhol evitou uma chance de devolução de quebra e levou o título pela quinta vez em Roland Garros após confirmar seu serviço no décimo game e obter sua revanche contra o sueco.

Com o título sem sets perdidos, Rafael Nadal alcançou uma marca inédita em sua carreira ao vencer todos os Masters 1000 disputados no saibro e ainda Roland Garros, fechando a temporada europeia na terra batida com os títulos em Monte Carlo, Roma e Madri, além do Grand Slam parisiense. Nadal fica ainda a apenas um título de igualar o recordista de conquistas em Roland Garros, o sueco Bjorn Borg.

Rafael Nadal não conseguiu conter as lágrimas após reconquistar o título de Roland Garros e seu tio e treinador, Toni Nadal, explicou o motivo do choro do tenista, afirmando que foi uma resposta aos que falaram que o espanhol estava acabado após as lesões.

“É a satisfação depois de um ano difícil. Vemos as coisas que colocam nos jornais, algumas vezes, e se lê que Rafael está acabado, que não voltará a estar no topo. Um ano depois está aqui e acredito que merece pelo trabalho, pela ilusão e por fazer as coisas bem”, afirmou Toni Nadal(Foto), que completou dizendo que o tenista “não tem limites”.

Mais tarde, Nadal afirmou que suas lágrimas após a partida contra Robin Soderling não foram motivadas apenas pelo fato de ele retornar à liderança do ranking, mas por retomar a confiança após sofrer com seguidas lesões e ter ainda a separação de seus pais no ano passado.

“Quando eu estava chorando após a partida, a última coisa que eu pensei foi o número 1 do ranking. A primeira coisa é o título e todas as horas que eu trabalhei para estar aqui outra vez”, afirmou o espanhol.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *