Em 04/10/2010
Brasília(DF) – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta segunda-feira(04Outubro2010) o aumento da alíquota do IOF(Imposto sobre Operações Financeiras) sobre aplicações estrangeiras em renda fixa de 2% para 4%.
A medida, segundo ele, é para evitar que o real se valorize e prejudique as exportações brasileiras. O imposto sobre o investimento em ações foi mantido em 2%.
Nesta segunda-feira(04Outubro2010), o dólar comercial fechou em alta de 0,65%, a R$ 1,692 na venda. Esta foi a primeira valorização nos últimos oito dias. Na última sexta-feira(1ºOutubro2010), o dólar registrou o menor valor dos últimos dois anos, a R$ 1,681 na venda.
O Ministro da Fazenda Guido Mantega afirmou que não é apenas uma "guerra cambial" que se vê no mundo, mas também uma tendência de "guerra comercial".
Deixe um comentário