Em 01/06/2008
Triunfo(PB) – Realizado em sua sexta Edição, no ultimo dia 31 de maio e 1º de junho, no Município de Triunfo PB, o VI TRIUNFEST superou todas as expectativas da organização, consolidando-se como o mais expressivo evento que articula entretenimento, esporte e cultura no Sertão Paraibano, alavancando assim o turismo, com destaque para as modalidades pedagógica, ecológica e desportiva de aventura.
A programação teve inicio com um café da manha comunitário, servido na Praça do Memorial, ao tempo em que se realizava o “Cultura na Feira”. Tratou-se da oferta publica de atividades culturais com enfoque para o regional, a exemplo de repentistas e emboladores, e para o humor, a exemplo da participação do humorista “Maria Calado”, que também fez às vezes de “mestre de cerimônia”, incentivando a participação do publico presente, tornando ainda mais interessante, através da interatividade, a manhã do sábado(31Maio2008).
Após o Cultura na Feira foram realizados os treinos oficiais do Motocross e do Bicicross, cuja prova realizou-se no domingo(01Junho2008).
A abertura oficial do evento aconteceu no Centro Cultura "Francisca Fernandes Claudino", às 19h00s, com a presença da comunidade local, autoridades, homenageados e demais convidados. Naquela ocasião foi entregue a Medalha Rosilda Cartaxo, comenda outorgada pelo Conselho Municipal de Cultura do Município de Triunfo, a personalidades locais e do Estado, que se destacam pela contribuição ao desenvolvimento cultural, de educação e de construção da identidade do nosso povo. Foram agraciados naquela noite JOSE LISBOA SOBRINHO, Seu Zé de Nanu, e Sônia Maria germano de Figueiredo. Numa feliz coincidência, nessa edição, a Medalha contemplou um único tema: "A Batalha de Picadas na Confederação do Equador".
A própria Rosilda Cartaxo, cujo nome designa a homenagem em razão de ter sido ela uma das historiadoras que primeiro registraram oficialmente a existência da BATALHA DE PICADAS, que marcou o fim daquele movimento revolucionário, e em função da qual, pela vitória dos imperialistas, TRIUNFO recebeu o nome que ainda hoje ostenta; Zé de Nanu, que desde moço repetia incansavelmente a historia de um “grande morticínio” que aconteceu nessa terra, conforme lhe contou seu pai e seu avô, e graças a isso, o poder publico municipal empreendeu uma pesquisa acadêmica e pode comprovar a sua veracidade e, finalmente, Sônia Germano, que através de seu espírito publico e sensibilidade, possibilitou, através de um convenio com o executivo municipal, Projeto Cooperar e Governo do Estado, a edificação da Praça do Memorial e do Museu Iconográfico Triunfo, que relata exatamente essa historia.
Registrou-se ainda naquela noite, alem dos discursos oficiais, apresentações culturais e um coquetel que foi oferecido aos presentes. Após a Solenidade, foram realizados shows na Praça do Memorial com as Bandas Arriegua e Caviar com Rapadura, alem da apresentação de danças, a exemplo da dança do ventre, apresentada por dançarinas de João Pessoa.
No domingo(01Junho2008), as atividades foram iniciadas com o Forró Molhado, no balneário de Pilões, estendendo-se ate às 13h00s com o Trio Elétrico Mobral.
Às 14h00s teve inicio no Bairro Teodolino Mangueira, sede do Município, o maior evento esportivo ao ar livre da Paraíba: o MOTOCROSS congregou em torno da pista mais de trinta mil pessoas, conforme estimativa das autoridades.
Paralelo a isso, registrou-se também atividades na Serra de Gamelas, a exemplo de trilhas ecológicas e rapel. Na seqüência ao Motocross, os participantes se dirigiram ao centro da cidade onde aconteceram shows musicais, tendo como ponto alto a apresentação das Bandas Beijo na Boca, Forro Sarado e Forro Real.
Com uma extensa programação, o VI TRIUNFEST caracterizou-se, mais uma vez, não apenas como mais um festival, mas, sobretudo, como uma ação articulada que, por um lado, traz arte, educação e lazer a comunidade e, por outro, impulsiona o turismo local, aquecendo a economia e projetando o município a nível Estadual, Regional e Nacional, garantindo mídia que amplia o potencial turístico, reforçado ainda pelo investimento estrutural e urbanístico feito pelo Executivo Municipal.
Segundo o Prefeito Damísio Mangueira, mentor do festival ainda no inicio de sua gestão, o TRIUNFEST é hoje o mais importante patrimônio imaterial do Triunfo, uma vez que alia visibilidade para o turismo de eventos, melhoria da auto estima da comunidade e geração de renda.
* Com Antonio Aurélio Cassiano de Andrade – Secretário de Turismo de Triunfo(PB).
Nota da redação: A realização vitoriosa do Triunfest, representa uma verdadeira demonstração de que o sertão paraibano tem seu potencial para sediar grandes eventos. O fluxo pessoas registrado expôe a receptividade do povo sertanejo em prestigiar iniciativas do gênero. Nesta oportunidade, o portal de notícias O Bê-a-ba do Sertão enaltece a figura do Prefeito do município de Triunfo(PB), Damísio Mangueira e de toda equipe, um visionário apaixonado pela sua terra e pelo seu povo, que soube enxergar o potencial da cidade, proporcionando lazer e aquecimento da economia de uma cidade que hoje se destaca por sua importância histórica e pela beleza paisagística, obedecendo o slogan da sua administração "Triunfo de todos nós". Sem medo de pecar, podemos afirmar que a figura do cidadão Damísio Mangueira, influenciou a classe política de toda a região polarizada, pela criatividade, esmero, detalhismo e dedicação em suas iniciativas, fazendo com sua presença, diferença em nosso meio, nos últimos anos. São eventos e mais eventos, uma após o outro, cada vez mais prestigiados pela sociedade sertaneja. De parabéns a população da cidade de Triunfo(PB), uma cidade de "cara nova", um verdadeiro cartão postal do alto sertão, que soube conduzir ao poder um excelente administrador.(HF).
AS IMAGENS
Galeria 1: Confira a maior galeria de imagens já publicada pelo nosso portal, com cenas do VI Triunfest, o maior evento do gênero de toda a região do alto sertão paraibano, realizado nos dias 31 de Maio e 1º de Junho de 2008, o evento cultural que atraiu mais de 30 mil pessoas na cidade de Triunfo(PB).
Galeria 2: Confira as imagens do V Triunfest, realizado no ano de 2007.
Galeria 3: Confira as imagens do IV Triunfest, realizado no ano de 2006.
Galeria 4: Confira as imagens do III Triunfest, realizado no ano de 2005.
Galeria 5: Confira as imagens do II Triunfest, realizado no ano de 2004.
Galeria 6: Confira postais da cidade de Triunfo(PB).
Deixe um comentário