Kaio Márcio treina em Pequim

  • Home
  • /
  • Sem categoria

Em 31/07/2008

Tempo de leitura: 4 minutos


Macau(China) – O nadador pessoense Kaio Márcio Ferreira da Costa Almeida(24 anos) encontra-se na cidade de Macau, China, junto com o restante da delegação brasileira que irá representar o Brasil nas piscinas de natação durante a realização dos Jogos Olímpicos de Pequim. Kaio que se encontrava no México, treinando em uma região de grande altitude iniciará trabalho de treinamento junto com atletas brasileiros a exemplo de César Cielo e Thiago Pereira, atletas que possuem maiores chances conquistar medalhas na natação.

O paraibano Kaio Márcio nadará pela primeira vez Jogos Olímpicos de Pequim no dia 11, durante a realização das eliminatórias dos 200 metros Borboleta. Saindo vitorioso, Kaio Márcio tentará conquistar sua primeira medalha no mesmo dia, a partir das 23h00s(horário de Brasília). Em seguida Kaio voltará a competir no dia 14(Agosto2008) nos 100 metros Borboleta, junto com o colega brasileiro Gabriel Mangabeira. Na manhã do 15(Agosto2008), será a vez da prova do revezamento 4×100 metros medley, em que Kaio Márcio também participa.

ATLETA CONSAGRADO
Kaio Márcio Ferreira da Costa Almeida(Foto) nasceu na cidade de João Pessoa(PB), no dia 19 de outubro de 1984. Em 2007 conquistou medalha de ouro nos 100m e 200m borboleta nos Jogos Pan-americanos de 2007, no Rio de Janeiro e de prata nos 200m borboleta e 4x100m medley e bronze nos 100m borboleta nos Jogos Pan-americanos de 2003, em Santo Domingo. É campeão mundial de piscina curta nos 100m borboleta(2006). Em 2005, no Open, conseguiu estabelecer um novo record mundial nos 50m borboleta em piscina curta(25m), com tempo de 22’60. O antigo record mundial era de Ian Crocker, nadador americano.

Os XV Jogos Pan-americanos(Rio 2007) foram um evento multiesportivo organizado pela Organização Desportiva Pan-americana(ODEPA) realizado na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, entre 13 e 29 de julho de 2007 com a participação de 5662 atletas de 42 países do continente americano, disputando 35 modalidades esportivas.

Consagrado nas piscinas, adorado em seu Estado, Kaio Márcio iniciou seus treinos nas piscinas da sede social do do Clube Cabo Branco, localizado no bairro do Miramar, em João Pessoa(PB), onde atualmente mantem uma Escola de Natação.

A NATAÇÃO
Um dos esportes mais tradicionais do mundo, a natação originou-se em 2.500 a.C, quando a arte de nadar já era um dos principais aspectos da educação pública entre os egípcios. Na Grécia e na antiga Roma, a natação fazia parte do treinamento militar, e o simples fato de saber nadar proporcionava certo status social. Como esporte, o primeiro país a adotar a natação foi o Japão, nos tempos do imperador Sugiu, em 38 a.C. Porém, a prática da natação perdeu-se na Idade Média, particularmente na Europa, quando entrar na água era relacionado com as doenças endêmicas que proliferavam na época. Só no final do século 18, na Grã-Bretanha, as atividades aquáticas foram retomadas.

A primeira organização para a prática da natação foi a National Swimming Society, fundada em Londres, na Inglaterra, em 1837. Em 1869, foi formada a Metropolitan Swimming Association, que mais tarde se transformou na Amateur Swimming Association(ASA). Os ingleses definiram as regras e organizaram os primeiros campeonatos mundiais. Em 1869, o inglês Thomas Morris sagrou-se o primeiro campeão mundial, ao vencer a prova de uma milha disputada no rio Tâmisa.

No fim do século 19, vários países europeus já tinham criado suas próprias federações nacionais. Mas foram os australianos os encarregados de dar um verdadeiro impulso internacional, organizando o primeiro Campeonato Mundial das 100 jardas, na cidade de Melbourne, em 1886. Nos Estados Unidos, alguns clubes começaram a organizar provas por volta de 1870.

Nas Olimpíadas modernas, em que é o segundo esporte em importância(atrás apenas do atletismo), a natação passou a ser disputada desde a primeira edição, em Atenas, 1896. Naqueles Jogos, as provas aconteceram em mar aberto, na baía de Zea, próximo ao porto de Pireo, em águas geladas, a uma temperatura média de 13ºC. Entre as provas realizadas estavam os 100m e 400m livres, disputados até hoje, além dos 1.200m nado livres e a pitoresca competição de 100m livres só para marinheiros gregos.

Somente em Londres-1908, é que uma piscina foi construída especialmente para receber as provas. Com 100m de comprimento, ela ficava no centro da pista de atletismo. Pouco antes dos Jogos, os oito países com maior tradição no esporte naquela época(Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Hungria e Suécia) criaram a Fédération Internationale de Natation Amateur(FINA), entidade que rege o esporte no mundo até hoje.

Nos Jogos Pan-americanos, a natação está presente desde a primeira edição, em 1951, na cidade de Buenos Aires. Nos Jogos Pan-americanos realizados em 2007 no Rio de Janeiro aconteceu a estréia de uma nova modalidade: a maratona aquática, disputada na Praia de Copacabana.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *