Dunga e comissão técnica da seleção são demitidos

  • Home
  • /
  • Sem categoria

Em 04/07/2010

Tempo de leitura: 5 minutos


Rio de Janeiro(RJ) – Poucas horas depois de Dunga desembarcar em Porto Alegre e dizer que seu destino na seleção brasileira estava nas mãos do presidente da CBF , Ricardo Teixeira, a entidade divulgou uma nota em seu site anunciando a demissão de toda a comissão técnica, encerrando especulações e as esperanças do agora ex-treinador do Brasil. Num comunicado seco, sem nem mesmo mencionar os títulos conquistados por Dunga ao longo de quase quatro anos no cargo, a CBF informou a destituição da comissão e disse que um novo grupo será anunciado no fim do mês.

O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, telefonou para Dunga para avisá-lo da dissolução da comissão técnica. Apesar de muita especulação,Teixeira ainda não escolheu o nome do técnico, mas decidiu – e anunciou – que vai fazê-lo até o fim do mês.

"Encerrado o ciclo de trabalho que teve início em agosto de 2006, e que culminou com a eliminação do Brasil da Copa do Mundo da África do Sul, a CBF comunica que está dispensada a comissão técnica da Seleção Brasileira. A nova comissão técnica será anunciada até o final deste mês de julho", diz a íntegra da nota.

Junto com Dunga(Foto) e seu auxiliar técnico, Jorginho, também deixam a seleção o médico José Luiz Runco, o preparador físico, Paulo Paixão, e o fisioterapeuta Luiz Alberto Rosan. O supervisor Américo Faria, que é funcionário da CBF, não será demitido, mas ganhará nova função na entidade, caso semelhante ao do administrador Guilherme Ribeiro.

O treinador mais cotado para assumir o cargo é Luiz Felipe Scolari, que em junho assinou com o Palmeiras e neste domingo, em entrevista à rádio Eldorado/ ESPN na África do Sul, garantiu que vai cumprir seu contrato com o clube, que termina em 2012 . Diante da declaração de Felipão, o nome do técnico do Corinthians, Mano Menezes, ganha força na CBF, informou em seu blog o colunista Renato Maurício Prado.

À frente da seleção, Dunga conquistou a Copa América de 2007, a Copa das Confederações de 2009 e terminou em primeiro lugar nas Eliminatórias do Mundial. Os bons resultados, no entanto, não eram motivo de unanimidade. O futebol implantando pelo gaúcho na seleção era muito criticado por ser burocrático e não primar pela beleza. Em alguns jogos da seleção no Brasil pelas Eliminatórias da Copa, a equipe foi vaiada, como no empate em 0 a 0 com Bolívia no Engenhão.

No empate com a Argentina(1 a 1), no Mineirão, logo no início das Eliminatórias, a torcida chegou a aplaudir o meia Messi. Depois, a seleção brasileira engrenou na competição, conquistou títulos e deu respaldo a Dunga para implantar seus métodos de trabalho até o fracasso na Copa.

Desembarque
A seleção brasileira desembarcou neste domingo(04Julho2010) no Brasil após ter sido eliminada pela Holanda nos jogos da Copa do Mundo da África do Sul. Os jogadores e comissão técnica desembarcaram nas cidades do Rio de Janeiro(RJ), São Paulo(SP) e Porto Alegre(RS).

Poucas horas depois de ter chegado à capital gaúcha, Dunga recebeu a notícia de sua demissão do cargo de treinador. Além dele, toda sua comissão técnica foi dispensada pela Confederação Brasileira de Futebol(CBF).

No Rio de Janeiro, o meia Felipe Melo(Foto), expulso do jogo contra a Holanda na última sexta-feira(02Julho2010), foi o mais hostilizado pelo público.


Além de Dunga, que desembarcou neste domingo(04Julho2010) em Porto Alegre dizendo que ainda iria conversar com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira para falar sobre o futuro, foram demitidos também o auxiliar Jorginho, o supervisor Américo Faria(na entidade desde 1989) e o médico José Luís Runco(que estava na seleção desde 2002).

Novos
O novo técnico, segundo fonte da entidade, terá a importante missão de renovar a seleção. Analisando a idade das seleções na Copa, os dirigentes perceberam que o Brasil era uma das seleções mais velhas da competição. Enquanto a Alemanha usou nove jogadores sub-23 e a Argentina usou sete, o Brasil tinha apenas um – Ramires.

Mais – o novo técnico da Seleção terá um trabalho diferente – com um ciclo possivelmente mais extenso do que os tradicionais quatro anos que separam duas Copas. Por causa das Olimpíadas de 2016, a ideia da CBF é trabalhar para um ciclo de seis anos – que começará ainda este ano com os cinco amistosos programados para 2010(o primeiro já no dia 10 de agosto contra os Estados Unidos em Nova Jérsei).

Esse “ciclo de seis anos” incluirá pelo menos uma competição importante por ano. Em 2011, haverá Copa America e a seletiva para os Jogos Olímpicos de 2012. Em 2012, as Olimpíadas. Em 2013, Copa das Confederações no Brasil. Em 2014, a Copa no Brasil. Em 2015, Copa America, também no Brasil(embora haja especulação de que ela poderia mudar para o Chile). E, enfim, as Olimpíadas do Rio em 2016.

Por conta disso – e da necessidade de renovação – ainda há uma dúvida na CBF sobre a contratação(ou não) de um técnico específico para a seleção olímpica – como já aconteceu no passado. Essa escolha vai depender do nome escolhido para comandar a seleção principal. Pode ser que o novo treinador queira comandar os dois times – ou escolher um nome de confiança para trabalhar os novos valores.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *