Analistas financeiros aumentam projeção de inflação para 2011

  • Home
  • /
  • Sem categoria

Em 26/04/2011

Tempo de leitura: 1 minuto


Houve pequena evolução também com relação aos preços no atacado.

Brasília(DF) – O Índice de Preços ao Consumidor Amplo(IPCA) deste ano deve fechar em 6,34%, de acordo com pesquisa feita pelo Banco Central(BC) com analistas financeiros e divulgada nesta segunda-feira(25Abril2011) no boletim Focus.

Os entrevistados aumentaram a expectativa de inflação pela sétima semana seguida e o índice já é superior aos 5,6% estimados pelo BC no Relatório Trimestral de Inflação divulgado no final de março. A perspectiva de inflação para 2012 permaneceu em 5%.

O Índice de Preços ao Consumidor medido pela Fundação Instituto de Pesquisa Aplicada(IPC-Fipe) também aumentou um pouco e passou de 5,54%, na pesquisa anterior, para 5,57%, com evolução também de 4,75% para 4,76% na perspectiva de inflação para 2012. O IPC-Fipe se refere somente ao mercado de São Paulo.

O boletim Focus manteve a perspectiva de 4,80%, este ano, para o reajuste dos preços administrados ou monitorados por contrato(combustíveis, energia, telefonia fixa, educação, saúde e outros) e a projeção para 2012 continua em 4,5%.

Houve pequena evolução também com relação aos preços no atacado como mostram os dois índices medidos pela Fundação Getulio Vargas(FGV). O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna(IGP-DI) passou de 7% para 7,01% e o Índice Geral de Preços do Mercado(IGP-M) aumentou de 7,04% para 7,06%. Ambos apontam para 5% no ano que vem.


Tags: Economia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *