Centenário de Tota Assis será comemorado em Cajazeiras

Em 17/05/2013

Tempo de leitura: 1 minuto


Cajazeiras(PB) – Os cem anos de nascimento de Antonio Assis Costa(Tota Assis) de saudosa memória serão comemorados em Cajazeiras. Um grande evento está marcado para o próximo dia 21 de junho, tendo como local o Cajazeiras Tênis Clube, onde na oportunidade será lançada a terceira edição do seu livro “As Cajazeiras que vi e onde vivi”, além da aposição de uma placa comemorativa aos pés de cajazeiras plantadas no referido clube e pelo homenageado na década de 80.

O empresário Alexandre Costa, filho do homenageado, disse ao Gazeta que todas as providências preparatórias para o evento estão sendo tomadas, com a participação da família e da sociedade cajazeirense. Ele adiantou que o livro está sendo impresso na Gráfica JB, em João Pessoa, com orelha assinada pelo escritor Francisco Sales Cartaxo Rolim(Frassales), e capa produzida pelo webdesigner Milton Nóbrega.

Em seu contato com a reportagem, Alexandre Costa também explicou o ato de aposição da placa comemorativa às cajazeiras do Tênis Clube. Segundo ele, na década de 80, algumas dessas árvores históricas que deram nome à cidade foram derrubadas e, em meio à grande polêmica, Tota Assis chegou e fez a reposição, plantando outras cajazeiras no mesmo local, e que resistem até hoje.

Natural de São José de Piranhas, Tota Assis foi um cajazeirado dos mais atuantes. Foi em Cajazeiras que ele constituiu sua família, estudou, desenvolveu importantes atividades agropecuárias e empresariais, atuou em clubes de serviço e foi militante partidário. Durante muitos anos, presidiu o Diretório Municipal do antigo PSD e foi figura marcante na vida social, econômica e política da cidade.

* Matéria transcrita do Jornal Gazeta do Alto Piranhas(Edição 754). O jornal de maior circulação na região do Alto Sertão da Paraíba.