BC deve passar ao tesouro R$ 500 bilhões de lucro com dólar

  • Home
  • /
  • Sem categoria

Em 07/06/2020

Tempo de leitura: 1 minuto

A equipe econômica do governo quer pedir a transferência do lucro do Banco Central obtido no 1º semestre deste ano para reforçar o caixa do Tesouro Nacional.

O objetivo é reforçar os recursos necessários para gerir a dívida pública em 1 momento de grande aumento de gastos e problemas financeiros causados pela pandemia de covid-19.

O lucro deve superar os R$ 500 bilhões e pode ser repassado já no 2º semestre, depois que o CMN(Conselho Monetário Nacional) autorizar.

O valor exato depende do reflexo da variação do dólar nas reservas internacionais e do resultado do Banco Central nas operações equivalentes à venda da moeda no mercado futuro. Essas operações são conhecidas com swap cambial.

Por causa das medidas implementadas pelo governo para combater a pandemia e da queda na economia interna, o Tesouro tem gastado mais e já usou parte de seu caixa.


Tags: Economia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *