Morre Bispo de Palmares, vítima da Covid-19

Em 19/07/2020

Tempo de leitura: 4 minutos

Dom Henrique Soares da Costa estava à frente da diocese pernambucana desde 2014.

Morreu no Recife, nesse sábado(18Julho2020), aos 57 anos, o bispo de Palmares, dom Henrique Soares da Costa, vítima da Covid-19. O sacerdote estava internado desde 4 de julho em um hospital particular da capital pernambucana.

Em 6 de julho, a Diocese de Palmares, cidade da Zona da Mata Sul de Pernambuco, anunciou que o resultado do teste para Covid-19 de dom Henrique deu positivo. Ele foi levado a uma Unidade de Terapia Intensiva(UTI) e recebeu inalação por oxigênio através de máscara.

Nos últimos dias, o quadro de saúde de dom Henrique piorou e, na última quinta-feira(16Julho2020), ele precisou ser entubado por apresentar dispneia(falta de ar), além de uma dessaturação no quadro respiratório, com problemas na oxigenação sanguínea. Nesse sábado, no entanto, não resistiu e morreu pelas complicações da doença causada pelo novo coronavírus.

O corpo de dom Henrique chegou neste domingo(19Julho2020) à cidade de Palmares. A missa exequial – rito celebrado após a morte e que precede o sepultamento – ocorrerá às 10h00m na Catederal Nossa Senhora da Conceição dos Montes, sede da diocese. Por causa da pandemia, a celebração terá a presença apenas de padres e diáconos, além de familiares de dom Henrique. As redes sociais da Diocese de Palmares transmitirão a cerimônia ao vivo. Na igreja, ao término da missa, o corpo será sepultado.

Natural da cidade alagoana de Penedo, dom Henrique Soares da Costa foi ordenado padre em 1992. Em 2009, após servir por 15 anos na Igreja Nossa Senhora do Livramento, em Alagoas, foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Aracaju, pelo então papa Bento XVI. Dom Henrique ainda foi professor de teologia no Seminário Provincial de Maceió e no Curso de Teologia do Centro de Estudos Superiores de Maceió. Também foi professor no Instituto Franciscano de Teologia, em Olinda, e no Instituto Sedes Sapientiae, no Recife.

Dom Henrique estava à frente da Diocese de Palmares desde 2014, como o terceiro bispo da região. Ele foi nomeado pelo papa Francisco. Em seus seis anos de pastoreio em Palmares, ficou conhecido por estar junto ao clero e ao povo, além de ser bastante popular nas redes sociais.

Agradecemos a todos pelas orações e preces pelo nosso bispo nestes dias em que esteve entregue à vontade de Deus, tendo sido chamado por Ele à eternidade. Da mesma forma, agradecemos à família de dom Henrique por ter confiado a sua vida e vocação à Igreja do Senhor“, afirmou a Diocese de Palmares em comunicado oficial.

Pesares
O Governador de Pernambuco, Paulo Câmara, publicou uma nota de pesar, afirmando a boa relação do bispo que nasceu em Alagoas, mas que tinha boa relação em Pernambuco. “Foi com profunda tristeza e pesar que recebemos a notícia do falecimento de Dom Henrique Soares da Costa, Bispo Diocesano de Palmares, vítima da Covid-19. Neste momento difícil, transmitimos nossa solidariedade e conforto espiritual à família e a toda a comunidade católica. Dom Henrique nasceu em Alagoas, mas há seis anos comandava a diocese de Palmares. Ele abraçou toda a região como um defensor incansável da sua fé”.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil(CNBB) afirmou, em comunicado, que recebeu a notícia da morte de dom Henrique com pesar. “A CNBB expressa sua solidariedade aos diocesanos e familiares de dom Henrique Soares. Rezamos pelo descanso eterno e também pelas inúmeras vítimas desta pandemia do novo coronavírus. Que o Deus da vida a todos console e fortaleça“.

Em nota assinada por dom José Ruy e o clero, a Diocese de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, lamentou a morte de dom Henrique. “Consternados com a partida de dom Henrique, firmes na esperança da Ressurreição e convictos da mesma fé que ele professou na vida eterna, a Diocese de Caruaru manifesta suas condolências à Igreja de Palmares, unida em prece pelo descanso eterno de seu pastor“.

A Arquidiocese de Maceió, em Alagoas, também prestou condolências pelo falecimento do bispo. “A Arquidiocese de Maceió, através de dom Antônio Muniz Fernandes, neste momento de luto e dor, mas com a certeza da ressurreição, se solidariza à família e à Diocese de Palmares“.

A Diocese de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, por meio do bispo, dom Paulo Jackson, expressou condolências e solidariedade. “A notícia comove não só a esta diocese irmã, mas é âmbito nacional, visto que dom Henrique Soares foi uma das figuras mais influentes na evangelização por meio das redes sociais, sendo querido e amado por pessoas do Brasil inteiro“. Em “gesto de comunhão e solidariedade“, a Diocese de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte pernambucana, celebrou missa em memória ao bispo de Palmares na manhã deste domingo.

A Diocese de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, afirmou que a contribuição de dom Henrique Soares à Igreja “jamais será esquecida“. “A Diocese de Petrolina, unida em oração, suplica a Deus pela alma de dom Henrique, por seus diocesanos e familiares, que choram a sua partida. Descanse em paz, exímio pastor“, diz nota.

A Diocese de Salgueiro, também no Sertão pernambucano, chamou o bispo de “ardoroso irmão e amigo“. “Deus, na sua infinita bondade e misericórdia, o acolha e o recompense pelo bem que fez à Igreja. Neste momento de dor e saudade, a Diocese de Salgueiro externa sua gratidão por toda atenção dispensada a nossa história. A Igreja perde um exímio teólogo. Nós, um querido e dedicado amigo que fez sua páscoa definitiva e está junto ao Pai, de onde intercederá por nós“, cita comunicado assinado pelo bispo de Salgueiro, dom Magnus Henrique Lopes.