Papa nomeia 6 mulheres leigas para cúpula econômica da Igreja

Em 07/08/2020

Tempo de leitura: 1 minuto

Ao mesmo tempo em que nomeou o cardeal brasileiro Dom Odilo Scherer, o santo padre indicou 6 mulheres leigas para cúpula econômica da Igreja.

De acordo com informações do Vaticano, o papa Francisco incluiu nesta quinta-feira(06Agosto2020), entre os Membros do Conselho para a Economia os Excelentíssimos Senhores Cardeais: Péter Erdő, arcebispo de Esztergom-Budapeste (Hungria); Odilo Pedro Schererer, arcebispo de São Paulo; Gérald Cyprien Lacroix, arcebispo de Québec (Canadá); Joseph William Tobin, arcebispo de Newark (EUA); Anders Arborelius, bispo de Estocolmo (Suécia); e Giuseppe Petrocchi, arcebispo de Aquila (Itália); e os Ilustríssimos Senhores e Senhoras: Dra. Charlotte Kreuter-Kirchhof, Dra. Eva Castillo Sanz, Dra. Leslie Jane Ferrar, Dra. Marija Kolak, Dr. Alberto Minali, Dra. María Concepción Osákar Garaicoechea, e a Dra. Ruth Maria Kelly.

Assim, 13 novos membros no organismo instituído pelo Papa Francisco em 24 de fevereiro de 2014, com a Carta Apostólica Fidelis dispensator et prudens, vão ter a tarefa de supervisionar a gestão econômica e as estruturas e atividades administrativas e financeiras dos Dicastérios da Cúria Romana, das Instituições ligadas à Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano.

Composição do Conselho para a Economia

O Conselho é composto por quinze membros, dos quais oito são escolhidos entre cardeais e bispos, de modo a refletir a universalidade da Igreja, e sete são especialistas de várias nacionalidades, com competência financeira e profissionalismo reconhecido.O arcebispo de Munique e Freising, na Alemanha, cardeal Reinhard Marx, permanece como coordenador do órgão. O arcebispo de Durban, na África do Sul, cardeal Wilfrid Foix Napier, também permanece como membro até completar 80 anos.

O Conselho para a Economia exerce suas funções à luz do Evangelho e de acordo com a Doutrina Social da Igreja. Ademais, atem-se às melhores práticas internacionalmente reconhecidas em matéria de administração pública, com o objetivo de uma gestão financeira e administrativa ética e eficiente.

 

* Com Vatican News.

Tags: Alberto Minali, Anders Arboreliuse, Carta Apostólica, Charlotte Kreuter-Kirchhof, Conselho de Economia do Vaticano, Eva Castillo Sanz, Fidelis dispensator et prudens, Gérald Cyprien Lacroix, Giuseppe Petrocchi, Joseph William Tobin, Leslie Jane Ferrar, María Concepción Osákar Garaicoechea, Marija Kolak, Odilo Pedro Schererer, Papa Francisco, Péter Erdő, Ruth Maria Kelly, Vaticano