Manifestantes defendem enforcar políticos do Líbano após explosão

Em 10/08/2020

Tempo de leitura: 3 minutos

Milhares de manifestantes invadiram a Praça do Mártir de Beirute pedindo “vingança” contra a classe dominante de políticos amplamente responsabilizados pela explosão.

As forças de segurança libanesas dispararam várias rodadas de gás lacrimogêneo contra os manifestantes anti-governo que estão nas ruas do centro de Beirute, neste final de semana, exigindo responsabilidade após a explosão de terça-feira(04Agosto2020) que atingiu a cidade.

Milhares de manifestantes invadiram a Praça do Mártir de Beirute pedindo “vingança” contra a classe dominante de políticos amplamente responsabilizados pela explosão que devastou grandes áreas da capital do Líbano.

O ar estava pesado com gás lacrimogêneo enquanto as pessoas enchiam o principal local do protesto, com as manifestações se estendendo aos bairros vizinhos e à principal rodovia da cidade, nos maiores protestos desde um levante nacional em outubro passado.

Mais de 100 pessoas ficaram feridas nos protestos, incluindo 22 que foram transferidas para hospitais, segundo a Cruz Vermelha Libanesa.

A resposta das forças de segurança não pareceu dispersar muitos dos manifestantes furiosos. Uma mulher que caiu ao tropeçar nas pessoas correndo em sua direção, disse: “Eles bombardearam nossa cidade. Eu voltarei para dentro”. Com o rosto encharcado de lágrimas, ela pegou seus pertences, bem como algumas pedras, e voltou para a multidão.

Você sobrevive a uma explosão em Beirute apenas para ser injetado com gás lacrimogêneo”, disse um homem na casa dos 20 anos enquanto segurava uma cebola na boca para mitigar os efeitos do gás.

Os manifestantes ergueram forcas simuladas no que foi apelidado de protestos do “Dia do Julgamento”, à medida que a dor deu lugar à raiva depois que mais de 154 pessoas foram mortas e dezenas continuam desaparecidas. Mais de 5.000 pessoas ficaram feridas.

Efígies de líderes políticos proeminentes, incluindo o ex-primeiro ministro Saad Hariri e o chefe do Hezbollah, Hassan Nasrallah, foram enforcados em laços, em alguns dos sinais mais explícitos de indignação pública que o país viu em anos.

Os manifestantes seguravam cartazes com os dizeres: “Aqui é onde os laços devem ser pendurados”. A simulação de forca se tornou um símbolo chave das manifestações, que exigem que os responsáveis ​​pela explosão de terça-feira(04Agosto2020) sejam responsabilizados, bem como contra a corrupção e má gestão do país.

A forca foi erguida no mesmo local onde várias pessoas foram enforcadas há mais de 100 anos pelo então governante Império Otomano por se rebelarem contra Istambul. A estátua da Praça do Mártir comemora essas execuções.

Os manifestantes escalaram as paredes que isolaram a Praça Nejmeh de Beirute, onde fica o parlamento do Líbano, por meses, e tentaram derrubar as barricadas.

Em um vídeo, soldados foram vistos se escondendo em ruínas arqueológicas enquanto os manifestantes atiravam pedras contra eles.

Milhares de toneladas de nitrato de amônio estão ligadas à explosão catastrófica de terça-feira(04Agosto2020) no porto de Beirute. Várias agências governamentais no Líbano foram alertadas repetidamente sobre a substância, descrita por um analista como uma “bomba flutuante”, soube a CNN.

Nós nascemos e crescemos com esse regime em vigor – acreditamos que é hora de mudar, especialmente depois da última explosão”, disse um manifestante de 18 anos. “Esses políticos merecem ser enforcados aqui, eles merecem ainda pior, honestamente”.

“Eu vivi a guerra civil. Fui deslocado, vivi dias difíceis e já perdemos casas na guerra. Pensamos que era isso”, disse outro manifestante de 51 anos. “Hoje em dia, no entanto, são piores do que a guerra. Você não tem ideia de como você pode morrer agora, o que é a coisa mais assustadora”.

 

MATÉRIAS RELACIONADAS

Mega explosão deixa milhares de mortos e feridos em Beirute

Bolsonaro convida Temer para chefiar missão ao Líbano


Tags: Beirut explosion, Beirut harbor explosion, Cruz Vermelha Libanesa, Explosão Beirute, Manifestações Beirute, Manifestações Líbano, Praça do Mártir de Beirute

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *