O resumo e essência das eleições 2024 para Reitoria na UFPB

Em 24/04/2024

Tempo de leitura: 3 minutos

Justiça seja feita: a direita, a esquerda e o centro-esquerda carimbaram durante a eleição para reitoria da UFPB seus vários candidatos diante de um processo com curta duração de debates e regras a pontuar como consequência a projeção de favorecimento e vitória da candidata da Chapa 1, Terezinha Domiciano.

Aliás, não precisa ser cientista político para atestar que a eleição da UFPB em apenas um turno, com três semanas apenas de campanha e condição paritária (voto igual para professores, técnico-administrativos e estudantes ) traduz na prática que o Consuni construiu meios de corroborar com a candidata da chapa 1.

A maioria majoritária à esquerda do conselho pressupunha e impôs isso.

O perfil exposto

Pela ordem da condição de quem é o atual reitor e se apresenta candidato à reeleição na Universidade, o processo expõe o professor doutor Valdiney Gouveia, da chapa 3, como um destemido competidor eleitoral visivelmente defensor da busca da indicação fora da lista a ser elaborada 5a feira, convencido de ser gestor de resultados.

A Chapa 3 “Avança UFPB” é composta pelo atual reitor Valdinei Veloso Gouveia e pela professora Rita de Cássia de Faria Pereira.

Por mais que não mencione nem assuma, ele é representante do bolsonarismo, logo da vertente de Direita na UFPB. Ele insiste em defender seu projeto de gestão, dai a ampliação de propostas, se for eleito.

O reitor deve atrair votos mais à Direita e dificilmente se manterá no comando da reitoria.

Terezinha, a favorita

No contraponto ao significado do reitor se apresenta a professora doutora Terezinha Domiciano, da chapa 1, atraindo o apoio aberto de personagens e entidades à Esquerda.

Sua campanha moveu-se com a reprodução do discurso de reparação por ter sido a mais votada na eleição passada sem sua ascensão. Na essência essa tese perdeu força no decorrer da campanha.

A Chapa 1 “UFPB Inovação com Inclusão” tem como candidatas a reitora e vice as professoras Terezinha Domiciano Dantas Martins e Mônica Nóbrega, respectivamente.

Todo contexto do processo eleitoral, contudo, intui projeção de sua vitória pelas regras construídas com esse fim.

Na prática, ela e a professora doutora Mônica Nóbrega representam efetivamente a proposta esquerdista fechada. Sua vitória é condição provável.

Candidato Surpresa

Já o professor doutor Lucidio Cabral, da chapa 2, acabou criando na disputa para reitoria um perfil diferenciado com performance nos debates e na apresentação de propostas com valores renovados.

Eleitor de Lula, como se definiu, ele emergiu impondo a condição de centro – esquerda sem sectarismo e, ao contrário, propondo novos ares e inovações em diversos níveis, inclusive de reparar as dificuldades da UFPB atraindo recursos parlamentares mais inovação e a captação de grana na iniciativa privada em favor dos diversos segmentos.

A Chapa 2 “Conecta UFPB”, é encabeçada pelo professor Lucídio dos Anjos Formiga Cabral com o professor João Euclides Fernandes Braga como candidato a Vice-Reitor.

Sua votação pode surpreender. Ele sai do processo construindo uma proposta de futuro para a instituição enquanto movimento.

Em tempo: será que ainda há espaço para mudança de rumo? De quinta-feira não passa.

Disputa

A campanha eleitoral da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) teve início na quinta-feira (04Abril2024) e vai até o dia 24 de abril, encerrando-se um dia antes da eleição, em 25 de abril, em um processo que envolve mais de 46.000 pessoas aptas a votar, do universo acadêmico de professores, alunos e de servidores técnicos administrativos.

Três chapas disputam o comando da reitoria da UFPB: A professora Terezinha Domiciano/Mônica (Chapa 1), 0 professor Lucídio Cabral/João Euclides (Chapa 2) e o atual reitor Valdiney Gouveia/Rita de Cássia (Chapa 3).

A Reitoria da UFPB é responsável pela administração dos campus universitários de João Pessoa, Areia, Bananeiras, e do litoral norte, que abrange as cidades de Mamanguape e Rio Tinto.

A apuração e divulgação do resultado acontece no mesmo dia da votação. Em 12 de junho, acontece a reunião do “Conselhão”, formado pelo Consuni, Consepe (Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão) e Conselho Curador, que vai decidir a lista tríplice que será encaminhada ao Ministério da Educação para escolha presidencial.

 

 

 

 

  • Redação com Walter Santos/WSCOM.

 

 

 

 


Tags: Areia, Avança UFPB, Bananeiras, CCS, Centro de Ciências da Saúde, Chapa 1 UFPB Inovação com Inclusão, Chapa 2 Conecta UFPB, Chapa 3 Avança UFPB, Comunidade acadêmica, condição paritária, Conecta UFPB, Conselhão, Conselho Curador, Conselho Superior de Ensino, Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão, Consepe, Consuni, Departamento de Ciências Farmacêuticas, Eleições reitoria UFPB, João Euclides Braga, João Euclides Fernandes Braga, João Pessoa, Lucídio Cabral, Lucídio Cabral/João Euclides (Chapa 2), Lucídio dos Anjos Formiga Cabral, Mamanguape, Ministério da Educação, Mônica Nóbrega, Pesquisa e Extensão, quadriênio 2024/2028, Reitoria da UFPB, Rio Tinto, Rita de Cássia de Faria, Rita de Cássia de Faria Pereira, Terezinha Domiciano, Terezinha Domiciano Dantas Martins, Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega, Terezinha Domiciano/Mônica (Chapa 1), UFPB, UFPB: Inovação com inclusão, Universidade Federal da Paraíba, Valdinei Gouveia, Valdinei Veloso Gouveia, Valdiney Gouveia/Rita (Chapa 3)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *