Com maioria de 2,23%, chapa 2 vence consulta na UFPB

Em 26/08/2020

Tempo de leitura: 2 minutos

Com um percentual de 2,23% de maioria, a chapa 2 encabeçada pelas professoras Terezinha Domiciano Dantas Martins (reitora) e Mônica Nóbrega (vice-reitora) pontuaram na primeira colocação na consulta junto a comunidade acadêmica, para escolha do novo reitor e vice-reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através de eleições on-line, realizada ao longo desta quarta-feira (26Agosto2020).

Três candidaturas foram postas concorrendo, por ordem de numeração das chapas: UFPB em primeiro lugar (Chapa 1) – Isac Almeida de Medeiros (reitor) e Regina Celi Mendes Pereira da Silva (vice-reitora); Inovação com inclusão (Chapa 2) – e Orgulho de ser UFPB (Chapa 3) – Valdiney Veloso Gouveia (reitor) e Liana Filgueira Albuquerque (vice-reitora).

Em segundo lugar, ficou a chapa 1 “UFPB em primeiro lugar” – Isac Almeida de Medeiros (reitor) e Regina Celi Mendes Pereira da Silva (vice-reitora) e em 3º lugar a chapa 3  “Orgulho de ser UFPB” – Valdiney Veloso Gouveia (reitor) e Liana Filgueira Albuquerque (vice-reitora).

Com o resultado, ela ficará em 1º na lista tríplice que será enviada para o Ministério da Educação (MEC) até 11 de setembro. Tradicionalmente, a pasta nomeia os nomes mais votados pela comunidade universitária para cada cargo, o que tem sido comumente posto de lado durante a gestão do presidente Jair Bolsonaro. É facultado ao Presidente escolher qualquer um dos nomes da lista tríplice.

O resultado da consulta será homologado no dia 3 de setembro, pelo Conselho Universitário(Consuni) da UFPB. A lista tríplice, com os três primeiros nomes mais votados para cada cargo, será enviada para o Ministério da Educação(MEC) até 11 de setembro. A escolha do nome do novo Reitor caberá ao Presidente Jair Bolsonaro.

Esta é a primeira vez que os representantes são escolhidos virtualmente. Durante a votação realizada das 07h00m às 22h00m, apenas técnicos da STI ficaram de plantão na unidade, no campus I, em João Pessoa, fazendo a manutenção do sistema.

Números

Após as 22h40m, desta quarta-feira (26Agosto2020), a Comissão Organizadora da Consulta Prévia tornou público o resultado preliminar para consulta prévia à comunidade acadêmica.

De acordo com a Comissão Organizadora, participaram do pleito 2.632 professores, 3.385 Técnicos em Assuntos Educacionais(TAE) e 39.466 alunos.

A eleição foi apertada. A Chapa 2 foi eleita com 48,44% dos votos. A Chapa 1, dos professoras Isac e Regina, obteve 46,21%; enquanto que a Chapa 3, dos professores Valdiney e Liana, registrou apenas 5,35%.

A Chapa 2, das professoras Terezinha e Mônica tiveram 1.078 (40,95%) dos votos dos professores; 1.225 (36,18%) dos votos dos técnicos da UFPB; e 6.702 (16,98%) dos sufrágios recebidos do corpo discente (alunos). Na soma total ponderada e normalizada, as professoras tiveram 964,518 pontos.

A abstenção registrada no pleito eleitoral, foi de 291 (11%) dos professores; 919 (27%) dos técnicos; e 29.670 (75,1%) do corpo discente.

Confira o boletim de apuração aqui.


Tags: Consulta Reitor UFPB, Consulta UFPB, Inovação com inclusão, Isac Medeiros, Liana Filgueira, MEC, Mônica Nóbrega, Orgulho de ser UFPB, Regina Celi, Reitor UFPB, Reitora UFPB, Terezinha Domiciano, UFPB, UFPB em primeiro lugar, Valdiney Gouveia