Prateleiras gigantes com produtos desabam em supermercado em cima de clientes

Em 03/10/2020

Tempo de leitura: 2 minutos

Acidente aconteceu na sexta-feira (02Outubro2020), em São Luís (MA). O supermercado Mix Mateus estava cheio e, de repente, prateleiras lotadas de produtos tombaram em efeito dominó, matando uma funcionária e deixou outras oito pessoas feridas.

O Ministério Público do Trabalho do Maranhão (MPT-MA) informou neste sábado (03Outubro2020) que vai instaurar um inquérito para investigar as causas do desabamento de prateleiras no Supermercado Mix Mateus Atacarejo, localizado na Curva do 90, no Vinhais, em São Luis, capital maranhense.

O acidente aconteceu na sexta-feira (02Outubro2020), matou uma funcionária do estabelecimento e deixou outras oito pessoas feridas.

Segundo o órgão, serão cumpridas normas de saúde e segurança de trabalho a fim de evitar novos acidentes no local. “O MPT-MA se solidariza com familiares e amigos das vítimas e reforça seu compromisso de atuar na defesa dos direitos trabalhistas“, disse o órgão, em nota.

O desabamento das gôndolas de aproximadamente 10 metros de altura aconteceu por volta das 20h00m, quando o supermercado estava em pleno funcionamento.

Cinco prateleiras caíram sobre os clientes e funcionários em um efeito dominó.

Vídeos da câmera de segurança da local, mostram o momento exato do acidente.

Outro vídeo que circulou pelas redes sociais mostra uma longa pilha de produtos nos escombros. As buscas pelas vítimas duraram 11 horas e envolveram mais de 144 bombeiros militares e 131 bombeiros civis.

Em nota, o Grupo Mateus, que gerencia o supermercado, disse que os gestores e colaboradores acompanharam o trabalho das equipes de resgate e prestaram toda a ajuda para colaborar com as autoridades.

Por causa do acidente, e em respeito às vítimas, as lojas do grupo não funcionou neste sábado (03Outubro2020), em sinal de luto.

Estamos profundamente abalados e pedimos a todos que se unam a nós em uma corrente de orações por todos os envolvidos“, finaliza.

Causa do desabamento

Ainda não há informações sobre o que provocou o desabamento, mas há a suspeita de que um acidente com uma empilhadeira poderia ter provocado a queda de uma das gôndolas, causando um efeito dominó, derrubando quase metade da linha de frente do supermercado.

Outra hipótese, segundo os relatos de quem estava no local, é de que uma prateleira estaria balançando com o suposto excesso de peso e que um operador de empilhadeira teria tentado tirar um bloco de palete, sem tempo de evitar a tragédia.

Velório

O corpo de Elane de Oliveira Rodrigues, de 21 anos, foi velado no sábado (03Outubro2020), em São Luís (MA). A jovem morreu na noite dessa sexta (02Outubro2020), no desabamento de prateleiras, dentro do Mix Mateus Atacarejo, na Curva do 90 no bairro do Vinhais, na capital maranhense.

No acidente, além da morte de Elane, oito pessoas ficaram feridas, mas sem gravidade.

Elane de Oliveira, que era da cidade de Viseu, no estado do Pará, morava em São Luís há dois anos. Ela era colaboradora do Grupo Mateus há apenas dois meses e fazia o trabalho de repositora de estoque, no Mix Mateus da Curva do 90. Segundo a família, a jovem tinha o sonho de se formar em Administração.


Tags: Desabamento das gôndolas, Gêneros alimentícios, Grupo Mateus, Ministério Público do Trabalho do Maranhão, MPT-MA, São Luís (MA), Supermercado Mix Mateus