Em 28/10/2020
Segundo a Corte, militares das Forças Armadas vão atuar para garantir a segurança durante a votação e a apuração dos votos.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, nesta terça-feira (27Outubro2020), por unanimidade, o envio de tropas federais a 345 cidades de sete estados durante o primeiro turno das eleições municipais. O pleito eleitoral está marcado para o dia 15 de novembro – com eventual segundo turno no dia 29.
Os militares das Forças Armadas vão atuar para garantir a segurança durante a votação e a apuração dos votos.
Os pedidos de reforço foram feitos pelos tribunais regionais dos estados de Amapá, Pará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Acre e Tocantins.
Os governos locais também foram consultados e deram aval para a medida. No último dia 20, um decreto do governo federal autorizou o emprego dos militares na tarefa.
O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, ressaltou que a medida se justifica porque, nestes locais, há histórico de conflitos em pleitos anteriores, reduzido efetivo da Polícia Militar, necessidade de
garantir a segurança e a integridade física da sede do cartório eleitoral e de servidores, além da distância e acesso dificultoso entre as localidades.
Deixe uma resposta