Diego Maradona morre aos 60 anos

Em 25/11/2020

Tempo de leitura: 5 minutos

Ídolo argentino sofreu uma parada cardiorrespiratória em sua casa na Argentina.

Diego Armando Maradona Franco morreu nesta quarta-feira (25Novembro2020), ao 60 anos. O ídolo argentino, considerado como um dos maiores craques do futebol mundial, sofreu uma parada cardiorrespiratória em sua casa em Tigre, na região de Buenos Aires, na Argentina, no final da manhã. Várias ambulâncias foram até a residência, mas ele não resistiu. A morte foi anunciada por vários jornais locais e pela TV pública do país no começo desta tarde.

O ídolo argentino havia dado entrada no hospital no dia 2 novembro, poucos dias depois de completar 60 anos, para uma cirurgia no cérebro. Ele recebeu alta 10 dias depois para iniciar tratamento contra o alcoolismo. Por causa da recuperação, Maradona estava afastado do comando do Gimnasia y Esgrima La Plata.

Maradona deixa cinco filhos e quatro netos. Segundo o próprio advogado de Maradona, ele ainda teria mais três filhos não reconhecidos.

Considerado um dos melhores jogadores de todos os tempos, o craque argentino começou a carreira no Argentinos Juniors. Ele ainda teve muito destaque com as camisas do Boca Juniors, Barcelona e Napoli. Na seleção argentina, o camisa 10 foi o grande nome da conquista do bicampeonato mundial na Copa do Mundo de 1986.

Até sempre, Diego. Será eterno em cada coração do planeta do futebol“, escreveu o perfil da seleção argentina no Twitter.

Além da genialidade dentro de campo, o “Dios“, apelido que ganhou dos fãs, colecionou polêmica. Na Copa do Mundo de 1994, ele foi flagrado no exame antidoping com a substância efedrina após a partida contra a Nigéria.

Três anos antes, quando ainda jogava na Itália, o dopping aconteceu por causa do uso de cocaína. Ele chegou a ser condenado a prisão, mas pagou uma multa e voltou para o futebol argentino no começo da década de 1990.

Ainda durante o período que defendeu o Napoli, os relatos dizem que Maradona se envolveu com a máfia da região e sempre teve a proteção deles para comprar e consumir drogas, além de poder curtir as baladas tranquilamente. No Mundial de 1986, a idolatria dos torcedores napolitanos ficou claro quando muitos torceram pela Argentina por causa do camisa 10.

Foi nesta Copa que Maradona marcou um gol de mão contra a Inglaterra, a que ele chamou de “la mano de Dios (“a mão de Deus“, em tradução)”, além do antológico gol driblando metade do time inglês após uma arrancada do meio de campo.

Maradona encerrou a carreira no Boca Juniors em 1998 após passagens por Sevilla e Newell’s Old Boys. O ídolo tinha um camarote na Bombonera e passou a ser figura presente nos jogos do time argentino em casa.

Ele se aventurou na carreira de treinador e chegou a comandar a Argentina na Copa do Mundo de 2010, quando a equipe foi eliminada nas quartas de final.

Na TV, Maradona disse o que escreveria em sua própria lápide

Em 15 de agosto de 2005, o Canal 13 de Buenos Aires, conhecido como eltrece, colocou o ar o La Noche del 10 (A Noite do Camisa 10), talk show comandado por Diego Maradona, com 44 anos na época. Ao longo da temporada de 13 programas passaram pelo palco alguns ídolos do futebol, como Pelé, e do showbiz, a exemplo da atriz e cantora mexicana Thalia.

O ponto alto da atração foi na noite em que Maradona entrevistou a ele próprio. Nas imagens abertas, o telespectador via dois Maradonas sentados frente a frente. Na verdade, quem ocupava o lugar do entrevistador era um sósia. Os ‘takes’ do jogador fazendo as perguntas a si mesmo haviam sido previamente gravadas.

O primeiro e único Maradona ocupava a cadeira de convidado e respondia as questões olhando para o ‘clone’. No telão do cenário eram exibidas fusões de imagens gravadas e ao vivo, dando a impressão de que existiam dois Maradonas se encarando. A autoentrevista gerou mais de 40 pontos de audiência.

Um dos assuntos abordados foi a dependência química. No ano anterior, o atleta tinha enfrentado sérios problemas de saúde em consequência do uso de cocaína. “Quem se droga, quando está por baixo, tem que se drogar mais para seguir em frente. É uma corrente e aí vem o desespero e o medo de não saber se pode chegar ao final. Eu já estava debaixo d’água, mas me puxaram pelo cabelo e me salvaram”, disse, emocionado.

Em outro momento daquela edição, Maradona perguntou a Maradona o que diria a si mesmo em seu enterro. “Agradeceria ao futebol. Foi o esporte que me deu mais alegria, mais liberdade”, respondeu. “Poderiam escrever na minha lápide: ‘obrigado bola’”. A morte de Maradona, aos 60 anos, nesta quarta-feira (25Novembro2020), fez o programa se transformar em documento histórico.

Três dias de luto

A Argentina terá três dias de luto em homenagem ao jogador Diego Maradona, que morreu nesta quarta-feira (25Novembro2020) após uma parada cardiorrespiratória. A decisão partiu do presidente argentino Alberto Fernández.

No Twitter, o líder político compartilhou uma foto em que está abraçado ao jogador. “Você nos levou ao topo do mundo. Você nos fez imensamente felizes. Você foi o maior de todos. Obrigado por ter existido, Diego. Nós vamos sentir sua falta para a vida“, escreveu a personalidade em sua conta na rede social.

O enterro de Diego Maradona, será nesta quinta (26Novembro2020) no cemitério Jardim da Paz, em Bellavista, na periferia de Buenos Aires, onde seus pais estão enterrados.

A vice-presidente Cristina Kirchner também manifestou-se a respeito da morte de Maradona. “Muita tristeza … Muita. Você foi gigante. Adeus Diego, nós te amamos muito. Um grande abraço aos seus familiares e entes queridos“.

Imagens da festa de aniversário dos 34 anos de Maradona.

 

 

 

 


Tags: Argentina, Barcelona, Boca Juniors, Diego Armando Maradona, futebol argentino, Gimnasia y Esgrima La Plata, Ídolo argentino, Maradona, Napoli, Newell's Old Boys, parada cardiorrespiratória, Sevilla

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *