Eleições 2022: cerca de 20% dos eleitores aptos a votar na Paraíba são analfabetos ou sabem apenas ler e escrever

Em 20/07/2022

Tempo de leitura: 1 minuto

Ao menos 21,08% do total de eleitores na Paraíba são analfabetos ou apenas leem e escrevem (analfabetos funcionais), de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A porcentagem equivale a 651.577 mil pessoas aptas a votar no estado.

Segundo os números do tribunal, cerca de 211 mil pessoas, 6,83% do eleitorado paraibano são analfabetas. Outras 440 mil pessoas (14,25%) apenas leem e escrevem, e pouco mais de 746 mil (14,67%) possuem ensino fundamental incompleto, ainda de acordo com os dados.

Em João Pessoa, capital paraibana, o índice de analfabetismo entre o eleitorado fica em 2,01%, e em Campina Grande, segunda maior cidade e zona eleitoral do estado a taxa fica em torno de 2,74%.

Por outro lado, os eleitores que possuem ensino médio completo em toda a Paraíba ultrapassam os 674 mil, o equivalente a 21,82%, e pelo menos 260 mil eleitores (8,41%) têm ensino superior completo.

No Nordeste, o número de eleitores analfabetos ou que apenas leem e escrevem passa de 8 milhões. Na Paraíba, 3 milhões de eleitores estão aptos a votar nas Eleições 2022.


Tags: Analfabetos, Analfabetos funcionais, Campina Grande, Eleições, Eleições 2022, João Pessoa, Nordeste, paraíba, Paraibano, PB, Tribunal Superior Eleitoral, TSE, Urna, Urna eletrônica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *