Frota de navios de guerra iranianos atracam no Brasil

Em 31/01/2023

Tempo de leitura: 1 minuto

Dois navios de guerra da Marinha do Irã vão atracar no Brasil nos próximos dias. O destino é a cidade portuária do Rio de Janeiro (RJ), informou a agência de notícias iraniana Tasnim.

A frota é composta pelo contratorpedeiro Dena e o Makran, maior navio de guerra do país utilizado como centro de operações. A visita ao Rio de Janeiro faz parte de um cruzeiro ao redor do mundo.

O IRIS Makran da Marinha iraniana é considerado um navio base avançado, mas é estranho que nos últimos anos, exceto para treinamento anual no oceano, a Marinha iraniana quase não tenha necessidade de missões no exterior, muito menos de projeção de força de longo alcance. O papel deste navio auxiliar que funciona como um navio de abastecimento da frota e um navio de base na Marinha iraniana é bastante estranho.

A frota saiu do Golfo Pérsico no ano passado e viajou para o leste através do Oceano Índico, Mar da China Meridional, Pacífico e ao redor do Cabo Horn para o Atlântico.

A missão deve se deslocar nos próximos dias ao Canal do Panamá. Essa será a primeira vez que a marinha iraniana vai atracar na região.

A informação foi confirmada em 11 de janeiro pelo comandante da Marinha iraniana, contra-almirante Shahram Irani. “A presença visa fortalecer nossa presença marítima em águas internacionais”, disse à mídia estatal.

Nos últimos anos, o Irã colocou um foco maior em mover suas forças armadas para territórios latino-americanos, uma vez que fortalece as relações com ditadores na região, principalmente na Venezuela e Nicarágua.

Para Joseph Humire, diretor do Centro para uma Sociedade Livre e Segura, o objetivo do Irã é intensificar os exercícios conjuntos com aliados como Rússia e China nesses locais.

Especialistas afirmam que o país islâmico está procurando desafiar os Estados Unidos e fortalecer os laços com seus aliados.

O Canal do Panamá liga os oceanos Atlântico e Pacífico e é um dos dois canais artificiais mais estratégicos do mundo.

Monitoramento

 


Tags: 1ª Vara Regional Criminal de Mangabeira, Agência de notícias iraniana, Atlântico, Brasil, Cabo Horn, Canal do Panamá, Centro para uma Sociedade Livre e Segura, China, Contra-almirante Shahram Irani, Contratorpedeiro Dena, Estados Unidos, Frota, Golfo Pérsico, Irã, Joseph Humire, Makran, Mar da China Meridional, Marinha do Irã, Marinha iraniana, Navios de guerra, Nicarágua, Oceano Índico, Pacífico, Rio de Janeiro (RJ), Rússia, Tasnim, Venezuela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *