ANTT autoriza projeto para construção de trem-bala ligando Rio a São Paulo

Em 02/03/2023

Tempo de leitura: 1 minuto

Na semana passada, a Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou a celebração de Contrato de Adesão, por meio de autorização, para a construção e exploração da ferrovia entre São Paulo/SP e Rio de Janeiro/RJ, pelo prazo de 99 anos.

De acordo com a ANTT, trata-se de um requerimento particular da empresa TAV Brasil Empresa Brasileira de Trens de Alta Velocidade SPE LTDA.

Segundo publicações reveladas nas redes sociais, o caminho do TAV seria diferente do apresentando em 2010, e teria quatro paradas, sendo uma na Zona Norte de São Paulo, São José dos Campos, Volta Redonda e Rio de Janeiro.

Segundo revelou o site Metrô/CPTM, a maior parte do trajeto será em superfície, e nos trechos urbanos haverá túneis para minimizar o impacto para os moradores.

O texto diz que apenas na Região Metropolitana de São Paulo são estudados três grandes trechos subterrâneos com 3,5 km (Áruja), 8,5 km (Guarulhos) e 20 km (São Paulo).

O trem partiria próximo de estação da Linha 7-Rubi da CPTM até a estação Santa Cruz da SuperVia.

Orçado em R$ 50 Bilhões, a operação poderia ocorrer em 2032, com início das desapropriações em 2030.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), sendo 39ª autorização ferroviária outorgada desde a criação deste modelo de operação, cujo objetivo é viabilizar investimentos do setor privado na construção de ferrovias, sem a necessidade de leilão e pagamentos de outorga (contrapartida financeira do Governo Federal).

Apesar do projeto, a construção do trem de alta velocidade entre as capitais Rio e São Paulo não é uma prioridade do governo federal neste momento, afirma o Ministério dos Transportes.

Segundo reforçou a pasta, a autorização concedida pela ATTT para a construção e exploração ferroviária do trecho se refere a um empreendimento totalmente privado.


Tags: Agência Nacional de Transportes Terrestres, ANTT, Construção de trem-bala, Região Metropolitana de São Paulo, Rio de Janeiro, São Paulo, TAV Brasil Empresa Brasileira de Trens de Alta Velocidade SPE LTDA, Trem-bala

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *