Santa Rita faz audiência pública para debater criação de APA do Rio Tibiri

Em 23/03/2023

Tempo de leitura: 2 minutos

A Prefeitura de Santa Rita, através da Secretaria de Meio Ambiente, realizou audiência pública no plenário da Câmara Municipal na manhã desta quarta-feira (22Março2023) para debater a criação da primeira Área de Preservação Permanente (APA) do Rio Tibiri, em sessão presidida pelo vereador Jackson Alvino (PSD).

Estamos debatendo a criação da primeira unidade de conservação de gestão pública da nossa cidade, que é imprescindível para a preservação desse importante manancial”, pontuou o Secretário Municipal de Meio Ambiente, o professor e advogado Vital José Pessoa Madruga Filho.

Além de ser estratégico para o meio ambiente da cidade, o Rio Tibiri também responde pelo abastecimento de 60 por cento da população santa-ritense.

O Secretario de Meio Ambiente Vital Madruga Filho (Foto acima) explicou que a audiência visa cumprir requisito da lei do sistema nacional de Áreas de Preservação Ambiental. “O processo de criação da APA passa pela discussão junto a população dos meios e mecanismos de conservação que serão aplicados”, revelou o secretário.

A Área de Proteção Ambiental terá aproximadamente 700 hectares, onde serão desenvolvidas ações de restauração ambiental e fixação de zoneamento.

 

De acordo com o Secretário Vital Madruga Filho, a restauração ecológica será definida através da implementação de processo de alteração intencional do habitat ribeirinho visando estabelecer um ecossistema definido, natural e histórico do local. “O objetivo desse processo é imitar a estrutura, função, diversidade e dinâmica do ecossistema que existia originalmente no ambiente“, pontuou.

O titular da pasta do meio ambiente acrescentou ainda que inclui-se nos meios e mecanismos de conservação que serão aplicados na primeira Área de Preservação Permanente (APA) do Rio Tibiri, um trabalho com a vegetação, fauna, flora, clima, solo, água e micro-organismos.

O Projeto contará com o assessoramento de Professores Doutores com formação em Desenvolvimento e Meio Ambiente.

Audiência pública

A audiência Pública atingiu a sua finalidade, em dia muito propício, no Dia Internacional da Água que discutimos mecanismo de proteção do Rio Tibiri que é responsável por todo abastecimento de água potável da cidade“, foi o que argumentou o secretário de Meio Ambiente da prefeitura de Santa Rita.

A audiência pública contou com a participação de Reginaldo Fidelis, Presidente da Comissão de Meio Ambiente, no Dia Mundial da Água.

O evento realizado no plenário da Câmara Municipal de Santa Rita (PB), contou com a participação de interlocutores, vereadores, alpe, de representantes das Secretarias de Meio Ambiente, Agricultura, Polícia Militar (PB), Ambientalistas, Cedor, Ong’s e da sociedade civil.


Tags: audiência pública, Criação de APA, debater criação de APA, Emerson Fernandes Alvino Panta, Emerson Panta, Meio ambiente, Prefeitura de Santa Rita, Rio Tibiri, Vital Filho, Vital José Pessoa Madruga Filho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *