O que é um ciclone extratropical que colocou a região sul em perigo

Em 13/07/2023

Tempo de leitura: 1 minuto

Os estados Rio Grande do Sul e Santa Catarina foram colocados sob alerta vermelho – que significa “grande perigo” para tempestades -, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) devido à aproximação de um ciclone extratropical na região nesta semana.

Os efeitos do fenômeno poderão ser sentidos também em áreas do Sudeste e Centro-Oeste.

Com potencial para causar chuva volumosa e forte com ventania, raios e granizo, um ciclone extratropical é uma área de baixa pressão atmosférica em que os ventos giram ao redor do centro, em formato de círculo.

Quando mais baixa a pressão do ar em seu interior, mais forte são os ventos causados.

O fenômeno que atinge o Sul nesta semana está, ainda, associado a uma frente fria que deve avançar pelo país, fazendo as temperaturas caírem não apenas aquela região, mas também em áreas do Sudeste e Centro-Oeste.

O sul da região amazônica também pode ser afetado.

Nessa quinta-feira (13Julho2023), a intensidade do ciclone se manterá no Rio Grande do Sul, mas o fenômeno se desloca e atinge também Santa Catarina, onde deve provocar ressaca na faixa litorânea entre Laguna (SC) e a Campos dos Goytacazes (RJ), com ondas de até 4 metros.

O ciclone segue avançando para alto mar e, com isso, os causa, na faixa litorânea entre São Sebastião (SP) e São Mateus (ES), ventos de até 74 km/h, segundo a Marinha. Essa situação deve se manter até o dia seguinte.

 

Fontes: Valor Econômico e ClimaTempo.

 

 


Tags: Baixa pressão atmosférica, Campos dos Goytacazes (RJ), Centro-Oeste, Chuva volumosa, Ciclone extratropical, Faixa litorânea, Frente fria, granizo, Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, Laguna (SC), perigo, Pressão do ar, raios, região Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Mateus (ES), São Sebastião (SP), Sudeste, ventania

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *