Classificação: Por que o filme Barbie não é para todas as idades?

Em 26/07/2023

Tempo de leitura: 4 minutos

Classificação do longa é para público acima de 12 anos no Brasil; entenda o motivo.

 

Um dos filmes mais esperados do ano, “Barbie” estreou na última quinta-feira (20Julho2023) com Margot Robbie (Barbie) e Ryan Gosling (Ken) como protagonistas, além de apresentar outros atores e cantores famosos no elenco.

Margot Robbie (Barbie) e Ryan Gosling (Ken) surgem com looks neon no set de ‘Barbie’.

Embora o roteiro seja protagonizado por um brinquedo infantil, o filme não é indicado para crianças. Isto é, não possui classificação livre. Nos Estados Unidos, o longa é liberado para adolescentes acima dos 13 anos. No Brasil, acima de 12.

A justificativa para a classificação indicativa do filme se deu, de acordo com o crítico e colunista Gustavo Klein, devido a diálogos sugestivos e temas sensíveis como, por exemplo, piadas sobre o Ken não possuir órgão genital.


Ryan Thomas Gosling é um ator, músico, produtor e diretor de cinema canadense, conhecido por sua facilidade em interpretar personagens dramáticos. Foi três vezes indicado ao Globo de Ouro de Melhor Ator (Comédia ou Musical) e duas vezes ao Globo de Ouro de Melhor Ator (Drama). Foi ainda indicado  ao Prêmio Sindicato de Atores – Melhor Ator Principal (Cinema), ao BAFTA de Melhor Ator e recebeu sua segunda indicação ao Oscar de Melhor Ator.

À CNN, Gustavo explicou que, mesmo de maneira moderada, o filme também possui cenas de violência, o que não significa que crianças menores não possam ver, desde que acompanhadas pelos pais.

Neste caso, os pais se responsabilizariam por orientar as crianças a respeito”, disse o especialista.

Emma Mackey, Simu Liu, Margot Robbie e Ryan Gosling em “Barbie”.

Embora o filme aborde temas mais maduros, fugindo de um enredo tradicionalmente infantil, ainda pode ser assistido por pessoas mais jovens.

O filme é voltado para adultos que cresceram brincando com a Barbie”, diz o jornalista.

Margot Elise Robbie é uma atriz e produtora australiana, indicada a dois Óscares, quatro Globos de Ouro e cinco BAFTAs. Em 2017, a revista Time a nomeou uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, e em 2019, ela foi classificada entre as atrizes mais bem pagas do mundo pela Forbes.

O crítico de cinema Victor Russo também comentou que, na verdade, esta faixa etária é a mais comum, sendo a mesma até de muitos filmes da Disney, como os da Marvel.

Na maioria dos casos, e se aplica à Barbie também, dá-se pelo fato de ter piadas de duplo sentido, sendo algumas de sugestão sexual. Nada muito explícito a ponto de se enquadrar no “rated-R” (maiores de 18, no Brasil), mas também não permite a classificação livre”.

Margot Robbie recebeu duas indicações ao Óscar: Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante. Ela também foi indicada a cinco BAFTAs, quatro Globos de Ouro e cinco Screen Actors Guild Awards. Robbie venceu dois AACTA Awards: Melhor Atriz Internacional e Melhor Atriz Coadjuvante Internacional.

Para que a trama alcançasse a classificação livre, como acontece em desenhos animados, seria preciso, de acordo com o “Guia de explicação da classificação do audiovisual por idade”:

  • A presença de armas sem violência;
  • Mortes não violentas ou violência fantasiosa;
  • Tratando-se de nudez, são permitidas cenas não erotizadas; e
  • Pode ser exibido consumo moderado ou insinuado de droga lícita.

Infância sem Barbie

A atriz australiana Margot Robbie contou ás revista “People” que, quando criança, não se encaixava no mundo cor-de-rosa representado pela figura da boneca. “Na verdade, não era muito uma Barbie quando criança”, disse a estrela para a publicação.

Com um texto perspicaz, divertido e inteligente, Margot Robbie comentou qual a mensagem mais importante que o filme Barbie aborda. “Acho que a mensagem principal é que você é o suficiente, você já está fazendo o seu melhor, fazendo o que você pode fazer. Eu acho que eu também precisava ouvir isso e é algo muito importante”.

Pessoalmente, eu não tinha nenhuma (Barbie) que eu me lembre”, respondeu sobre ter brincado com a boneca durante a sua infância em Queensland, Austrália. “Minha irmã tinha e eu lembro que minha prima também”, lembrou a atriz à “People”. Margot tem três irmãos: Lachlan, Cameron e Anya.

Essa relação da atriz, que já interpretou diversos papéis no cinema como “Esquadrão Suicida” e “O Lobo de Wall Street”, levantou a questão sobre qual o tipo de garota poderia ter sido considerada.

A atriz australiana Margot Robbie interpreta Barbie, em filme apresentado pela Warner Bros. Pictures, uma produção da Heyday Films, LuckyChap Entertainment e Mattel. O trabalho cinematográfico é distribuído mundialmente pela Warner Bros. Pictures e foi lançado nos cinemas brasileiros em 20 de julho de 2023.

Eu era o tipo de garota que rolava na lama”, esclareceu Robbie. A atriz contou que quando brincava de bonecas com as primas e a irmã, as Barbies que ela escolhia eram diferenciadas. “Acho que todas eram tão esquisitas porque não eram bem cuidadas”, disse.

Mesmo com pouca influência da boneca durante a infância, o filme tem sido um projeto de paixão para Robbie, além de reflexivo.

A ideia de que eu sou o suficiente. A Barbie pode ser tudo e qualquer coisa. Mesmo que você esteja apenas passando pela vida, você está arrasando. Achei isso muito terapêutico”, concluiu.

 


Tags: Anya, atriz australiana, Barbie, Cameron, Cinema internacional, Esquadrão Suicida, Guia de explicação da classificação do audiovisual por idade, Gustavo Klein, Heyday Films, Ken, Lachlan, LuckyChap Entertainment, Margot Robbie, Mattel, O Lobo de Wall Street, People, Ryan Gosling, Victor Russo, Warner Bros. Pictures

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *