Projeto Várzeas de Sousa começa a produzir

Em

Tempo de leitura: 9 minutos
Da redação do Bê-á-bá do Sertão
 
Sousa(PB)Depois de uma luta de mais de 10 anos, por parte dos irrigantes, finalmente as Várzeas de Sousa vão começar a produzir leguminosas, frutas e hortigranjeiros, segundo garantiu nesta quinta-feira pela manhã o governador Cássio Cunha Lima, que visitou o projeto na companhia de técnicos do governo, agricultores e diretores do Carrefour.
 
 
O projeto foi totalmente reformulado, ganhou uma nova filosofia e vem recebendo recursos do governo para funcionar. Nesta quinta-feira, o governador Cássio Cunha Lima assinou, com os diretores do Carrefour, um protocolo de intenções, que vai garantir, de início, a compra de toda a produção dos agricultores da área.
 
 
Uma primeira parte do projeto se estende por 973 hectares de várzeas, onde estão instalados 178 trabalhadores rurais, que já trabalham com irrigação há muitos anos. Eles receberam 178 lotes de terras, todos demarcados e divididos pelo Interpa, com assessoria técnica da Emater, Emepa, Secretaria da Agricultura e Secretaria da Infra-Estrutura do Estado.
 
 
Os agricultores estão agrupados em 13 associações de trabalhadores rurais e todos eles receberam os documentos de propriedade das terras das mãos do governador Cássio Cunha Lima, ontem no local onde estão instalados.
 
 
Estamos felizes porque o governo não chegou aqui impondo nada. O projeto foi desenvolvido do jeito que a gente queria. Além do mais recebemos a assessoria técnica da Emater, da Emepa e da Secretaria da Agricultura do Estado”, disse Edinaldo Nascimento, presidente de uma das associações de irrigantes.
 
 
O governador Cássio Cunha Lima firmou uma parceria com o Carrefour, que vai garantir o escoamento de toda a produção dos agricultores em todo o projeto. Tudo o que for produzido lá será comprado pelo Carrefour, que vai buscar os produtos no próprio local.
 
 
De início, o que for produzido nas Várzeas de Sousa, pelos irrigantes, será comprado pelo Carrefour e estará disponibilizado para o público-consumidor na loja do supermercado em João Pessoa.
 
 
À proporção que a produção aumentar, vamos levar os produtos de Sousa para as lojas de Recife e Salvador e numa fase posterior para as lojas de todo o país, pois a nossa idéia é incentivar os agricultores a produzir orgânicos”, disse Arnaldo Eijsink, diretor de Agro-Negócios do Carrefour.
 
 

“Estamos começando um negócio que já garante aos agricultores a venda de tudo o que for produzido. Os agricultores terão a assistência técnica da Emater e Emepa e serão orientados pela direção do Carrefour a produzirem o que mais a população quer comprar.

Produtores irrigantes comemoram decisão

Parceria Governo do Estado e Carrefour garante mercado para a fruticultura irrigada


As treze associações de produtores irrigantes das Várzeas de Sousa estão comemorando com entusiasmo os resultados conquistados a partir da determinação do governador Cássio Cunha Lima em concretizar um antigo sonho: a fruticultura irrigada, um projeto que teve início com o Governo Mariz.
 

Falando em nome das treze associações de produtores irrigantes das Várzeas de Sousa, Gilvan Pordeus, afirmou que este é um sonho esperado há muito tempo e que agora está se concretizando. Ele declarou que o nome do governador Cássio Cunha Lima será sempre lembrado quando o assunto for a irrigação nas Várzeas de Sousa, porque foi ele, Cássio, quem garantiu a realização, a concretização do projeto. E acrescentou Gilvan Pordeus: “Esse é um momento em que abrimos novas portas para o desenvolvimento da região. A Paraíba será um celeiro de fruticultura irrigada. Vamos integrar as parcerias já existentes e pedimos a todos a dar continuidade a esse projeto”.
 
 
A proteção ao meio ambiente e a preservação à saúde das pessoas é uma das metas dos irrigantes, disse Gilvan: “Uma das preocupações nossa é produzir orgânicos, produtos sem agrotóxicos para não agredir a natureza”. Gilvan é presidente da Associação dos Pequenos Irrigantes do Vale do Piranhas.
 
 
Para Antonio Andrade de Sousa, presidente da APROVARZEAS – Associação dos Produtores das Várzeas de Sousa, a determinação do governador em viabilizar o projeto de irrigação concretiza um sonho antigo de muitas famílias da região. A Aprovarzeas envolve oito famílias, cada uma com lote de cinco hectares, no setor 7, que compreende os lotes de 63 a 70. Antonio Andrade avalia que o Governo do Estado está proporcionando uma parceria fundamental para que todos passem a produzir e gerar renda.
 
 
Edmilson Sarmento Camilo, presidente da Associação Rural dos Produtores de Fruticultura Irrigada das Várzeas de Sousa – ARPFIVS – parabenizou o Governo do Estado também pela construção de casas para as 178 famílias de produtores irrigantes dentro dos próprios lotes, facilitando a vida de deles. As casas do assentamento já estão sendo construídas. Este o setor 7, com os lotes de  27 a 40, beneficiando catorze famílias.
 
 
Na opinião de Severino Ronaldo Leite, presidente da Associação das Várzeas do Vale do Piranhas – AVASP – todos só têm é que agradecer a ação do Governo do Estado. “Se Deus quiser daqui pra frente vai dar certo”. Disse. No setor 6 estão compreendidos os lotes de 6 a 26, para vinte famílias.
 
 
O secretário do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Felipe Adelino, afirmou que os três assentamentos das famílias dentro dos próprios lotes é algo inédito na irrigação em termos de Paraíba. Felipe destacou que três empresas foram contempladas com dez lotes (1.500 hectares), para também produzir no perímetro irrigado. Esta é a segunda etapa de consolidação do projeto Várzeas de Sousa. Além dos 178 pequenos produtores, empresários também vão gerar emprego e mais renda.
 
 
São parceiros do Governo da Paraíba no projeto das Várzeas de Sousa o Grupo Carrefour, o Banco do Nordeste e a Escola Agrotécnica Federal de Sousa. Como ação de infra-estrutura viária o DER está realizando a terraplanagem das Várzeas, para facilitar o escoamento da produção.
 
 
Políticos com atuação na região classificaram como a redenção das Várzeas de Sousa a determinação governamental em garantir o funcionamento do projeto de irrigação que vai revolucionar a economia da região.

Uiraúna recebe duas obras do Estado em um único dia

Cássio inaugura barragem Capivara e a reconstrução da PB-391

Uiraúna(PB) – A cidade de Uiraúna, a 464 quilômetros de João Pessoa, no alto Sertão Paraibano, recebeu, na tarde desta quinta-feira(29Jun2006), duas importantes obras realizadas pelo Governo do Estado.  O governador Cássio Cunha Lima inaugurou a barragem Capivara, uma das obras inacabadas deixadas pelo governo anterior, e a reconstrução da PB-391, ligando os municípios de Sousa e Uiraúna.

A barragem Capivara, obra que envolveu recursos da ordem de R$ 34 milhões, vai garantir água para 70 mil habitantes de Uiraúna, São João do Rio do Peixe, Poço José de Moura, Poço Dantas, Bernardino Batista, Santarém e Triunfo.

O governador Cássio Cunha Lima demonstrou satisfação em executar as duas obras: a barragem e a estrada, ações que proporcionam mais qualidade de vida à população.  A barragem Capivara foi construída em parceria com o Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional. Considerada uma das maiores obras do Governo do Estado vai beneficiar os municípios de Uirauna, Vieirópolis, São João do Rio do Peixe, Poço José de Moura, Bernardino Batista e Triunfo.

A construção da barragem foi iniciada em janeiro de 2002 e como aconteceu com outras obras foi paralisada em agosto do mesmo ano passando a ser mais uma inacabada como tantas no Estado.

Por determinação de Cássio, após entendimentos com o Ministério da Integração Nacional, as obras foram reiniciadas em fevereiro de 2005. A barragem tem capacidade máxima de volume acumulado de 37.549.827 metros cúbicos, 46 metros de altura e 567 de extensão. A sua construção faz parte do aproveitamento hídrico da bacia do Rio do Peixe, de fundamental importância para a região do semi-árido paraibano.

A Barragem Capivara vai permitir o abastecimento de Uirauna e cidades circunvizinhas como também a irrigação de 540 hectares, à jusante da barragem, podendo ainda ser feito o desenvolvimento da piscicultura que proporcionará novas fontes de proteínas e de renda para a população local.

ESTRADA
O governador Cássio Cunha Lima também inaugurou a estrada PB-391, ligando Sousa ao município de Uiraúna, que foi totalmente recuperada possibilitando mais conforto e segurança aos usuários, bem como melhor escoamento da produção. Para isso, a estrada recebeu investimentos da ordem de R$ 3 milhões 439 mil 576, dentro do programa Novos Caminhos. A rodovia tem uma extensão de 37 quilômetros e as obras incluíram a pavimentação das travessias urbanas das duas cidades.

Nas duas solenidades uma multidão, além de prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e demais lideranças da região prestigiaram o governador Cássio e sua comitiva. Os deputados Rômulo Gouveia, Ricardo Barbosa, Arthur Cunha Lima, José Aldemir e auxiliares do Governo também participaram das inaugurações.

AS IMAGENS

Galeria 1: Confira as cenas do desembarque do Governador Cássio Cunha Lima, no aeroporto João Alvino, em Sousa, na manhã da quinta-feira(29Jun2006), seguida das visitas as Várzeas de Sousa e ao Distrito de Lagoa dos Estrelas.

Galeria 2: Confira as imagens da visita do Governador Cássio Cunha Lima ao município de Uiraúna, com solenidades de descerramento de placas da recuperação da PB-391 e da barragem Capivara.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *