Embaixada dos EUA escolhe aluna do IFPB para curso

Em 07/05/2009

Tempo de leitura: 4 minutos


Ludimila de Araújo, do Campus João Pessoa, passará quatro semanas em West Virginia, nos Estados Unidos, onde participará de atividades científicas com alunos de todo o mundo.

João Pessoa(PB) – “A oportunidade da minha vida!”, assim descreveu, a estudante Ludimila de Araújo Costa, do Instituto Federal da Paraíba(IFPB), o sentimento de ter sido escolhida para o Curso de Verão em Ciências para Jovens Promissores(National Youth Science Camp), que será realizado de do dia 1º a 25 de julho, nos Estados Unidos. A aluna do 4º ano do Ensino Técnico Integrado ao Médio de Eletrotécnica, do Campus João Pessoa, concorreu a uma das duas vagas oferecidas, aos estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, pela Embaixada dos EUA no Brasil. O outro selecionado foi o estudante do IFRJ, Gustavo Marcelino Gomes.

Ludimila contou que o seu interesse por ciências começou, ainda, quando criança. “Meu pai é médico e sempre me deu revistas e livros sobre ciências. Atualmente gosto muito de pesquisar e ler artigos na internet. Outra influência é meu irmão mais velho, que é graduando em ciências biológicas”, disse. “Só a minha mãe que não é da área de ciências”, brincou Ludimila.

A estudante é natural do estado do Ceará, mas desde pequena mora em João Pessoa, onde atualmente reside no bairro do Ernesto Geisel. Através do Curso de Verão, ela terá a oportunidade de viajar pela primeira vez a um país estrangeiro. Com a expectativa da viagem, Ludimila quer aproveitar ao máximo as quatro semanas que estará em solo norte-americano.

“Quero dar o melhor de mim no curso e aprender muito com essa experiência única na minha vida, aonde irei conviver com pessoas de todo o mundo e adquirir mais conhecimentos. Com certeza esse é o primeiro grande passo em benefício da minha futura carreira profissional”, destacou.

Toda a viagem, curso e hospedagem serão pagos pela Embaixada dos EUA. Os documentos necessários, como passaporte, visto norte-americano e outros papéis, já estão sendo providenciados com a ajuda do IFPB.

Quatro semanas de desafios científicos
O Curso de Verão em Ciências será realizado no Estado de West Virginia, através de um programa intensivo de quatro semanas para futuros cientistas, em um local rústico, onde estudantes de todo o mundo serão desafiados, academicamente, em uma série de palestras e estudos práticos. Os estudantes participarão de inúmeras atividades esportivas ao ar livre e, também, terão a oportunidade de fazer amizades com pessoas de diferentes regiões do planeta.

Para participar, todos candidatos precisaram demonstrar domínio da língua inglesa, porque todas as aulas serão ministradas neste idioma. A seleção levou em conta também o interesse em seguir carreira em ciências, matemática, engenharia, tecnologia ou medicina; perfil de liderança e maturidade social; e engajamento em atividades extracurriculares na escola e na comunidade.

Também foi analizado o currículo escolar de todos os anos no ensino médio, com ênfase no bom desempenho em disciplinas na área de ciências. A última etapa foi uma entrevista realizada por telefone, que, no caso da aluna Ludimila, aconteceu na última segunda-feira(04Maio2009), por membros da Embaixada norte-americana. “A entrevista foi toda em inglês, já para confirmar a minha fluência em inglês. O entrevistador me fez perguntas a respeito do meu interesse em ciências e no que eu poderia contribuir e oferecer aos outros participantes do curso”, descreveu Ludimila.

Outros dois alunos do IFPB também se candidataram ao Curso de Verão, mas não obtiveram êxito. Foram eles: Thiago Ferreira de Paiva Leite e Valberto Alves. Ainda concorreram, com Ludimila e Gustavo, estudantes de Institutos Federais das regiões Sul e Sudeste: Danilo Fukuoka Rosa(Canindé-SP); David Wilian Oliveira de Souza(Nilópolis-RJ); Fernanda Fernandes Moça e Lucas Samson de Angeli(ambos de Vitória-ES); Luciano Medeiros Marcelino (Florianópolis-SC); Milena Carreira Moita(São Paulo-SP); Rukaya Hasan(Bento Gonçalves-RS) e Sarah Barreto Marques(Campos de Goytacazes-RJ).

* Com Daniel Chaves – Assessoria de Imprensa do IFPB.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *