Lei reconhece o Teatro Ednaldo do Egypto como Patrimônio Cultural de João Pessoa

Em 17/11/2023

Tempo de leitura: 2 minutos

A Lei Municipal n° 14.943, de propositura do vereador Fernando Paulo Carrilho Milanez Neto, que reconhece o Teatro Ednaldo do Egypto, localizado no bairro de Manaíra, como Patrimônio Cultural da Capital foi sancionada pelo prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena.

O vereador justificou a apresentação do projeto afirmando que o teatro faz parte da cultura da cidade e que desenvolvimento e preservação devem caminhar juntos.

Fernando Paulo Carrilho Milanez Neto, é bacharel em Direito e, desde 2005, é tabelião substituto do Terceiro Ofício de Notas Pessoa Milanez. Entrou na vida pública jovem e já exerceu a função de assessor especial da liderança do PMDB no Senado Federal. Foi assessor especial do Governo da Paraíba; chefe de gabinete do vice-prefeito de João Pessoa, Luciano Agra; e coordenou o patrimônio cultural de João Pessoa no governo de Luciano Cartaxo. Foi eleito vereador de João Pessoa (PB) obtendo 4.373 votos pelo PTB nas Eleições 2016, sendo reeleito com 6.238 votos no pleito de 2020.

Não podemos pensar em João Pessoa crescer sem respeitar o movimento cultural. Essa responsabilidade é de todos nós, de todos os poderes e de uma sociedade. A terceira capital mais antiga do país tem que respeitar a sua memória e preservar mais a cultura. Com esse pensamento foi que propus essa Lei, nosso gabinete seguirá com outras demandas e inciativas”, destacou.

O parlamentar explicou que o teatro Ednaldo do Egypto foi colocado à venda, por várias vezes, e que tem tentado junto à gestão municipal uma solução definitiva.

O contrato de aluguel com o teatro, foi renovado por mais um ano, em setembro. Na ocasião, o prefeito Cícero afirmou que a intenção é desapropriar de forma passiva e amigável”, pontuou.

Milanez falou do seu engajamento para emenda impositiva destinada à Prefeitura de João Pessoa para manutenção do espaço e as articulações para garantir recursos federais.

O nosso mandato já assumiu o compromisso de destinar emenda parlamentar de nosso gabinete e também da bancada federal, conversei com o senador Veneziano para que também seja disponibilizado recursos direto de Brasília para auxiliar à Prefeitura na desapropriação e posteriormente entrega-lo a cidade João Pessoa sendo o nosso primeiro teatro municipal”, disse.

O parlamentar informou que os valores das emendas não foram decididos porque há ainda da parte da Prefeitura a necessidade de estudos técnicos para desapropriação da área.

O teatro

O Teatro Ednaldo do Egypto foi inaugurado em 27 de março de 1995, em homenagem ao Dia Internacional do Teatro e do Circo pelo ator pessoense, Ednaldo Gonçalves do Egypto, que era um entusiasta, admirador e fomentador das artes cênicas na Capital.

Ednaldo afirmava que desde a infância era fascinado pelo teatro e queria criar um espaço onde pudesse existir espetáculos, formações e apresentações artísticas.

Em 2002, o ator morreu, mas o local ficou mantido devido a um convênio entre os herdeiros e a Prefeitura de João Pessoa, em 2007, tornando o espaço um Centro de Arte e Cultura Municipal.

 

 

 

 


Tags: artes cênicas, Centro de Arte e Cultura Municipal, Dia Internacional do Teatro e do Circo, Ednaldo Gonçalves do Egypto, Fernando Paulo Carrilho Milanez Neto, Patrimônio Cultural da Capital, Prefeitura de João Pessoa, Teatro Ednaldo do Egypto, Vereador Milanez Neto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *