África do Sul: Seleção brasileira pronta para o Hexacampeonato

Em 08/06/2010

Tempo de leitura: 66 minutos


Joanesburgo(Àfrica do Sul) – A Seleção treina nesta quarta-feira(09Junho2010), às 15h45(10h45 de Brasília), no The Fairway Hotel. Os treinos da quinta-feira(10Junho2010) será em dois períodos às 09h30m(04h30m de Brasília) e 16h00m(11 horas de Brasília), na Randburg High School.

Desde que assumiu, em agosto de 2006, o técnico Dunga deu o tom  do que seria o seu trabalho. Para ele, a Seleção Brasileira não era lugar de estrelismo ou brilhos individuais, mas a própria Seleção o mais importante, estava acima de quaisquer vaidades pessoais.

Passado quase quatro anos, às  vésperas da disputa  da Copa do Mundo, Dunga ressalta que na África do Sul tem 23 jogadores  preparados para entrar em qualquer partida ou circunstância um elenco composto de peças que lhe dão alternativas para fazer mudanças que julgar necessárias.

Convocados
Dos 23 jogadores convocados pelo técnico Dunga para a Copa do Mundo de 2010, o zagueiro Lúcio e o meio-campo Gilberto Silva são os que mais atuaram. Lúcio(117 convocações) e Gilberto Silva(110 convocações) participaram de 91 partidas. Juan jogou 75 vezes, com 117 convocações.

Luís Fabiano e Kaká, com 25 gols, são os artilheiros. Luís Fabiano conseguiu a marca em 36 partidas(média de 0,69), e Kaká em 74 partidas(média de 0,33).

Robinho marcou 22 gols, em 71 jogos(média de 0,30). Nilmar marcou oito gols em 11 jogos(média 0,72). Julio Cesar atuou em 47 jogos e sofreu 31 gols.


          Seleção Brasileira de Futebol Principal

                  XIX COPA DO MUNDO – FIFA 2010
 
     ÁFRICA DO SUL – 11 de Junho à 11 de Julho de 2010

            PERFIL DOS ATLETAS CONVOCADOS



DANIEL ALVES – CAMISA Nº 13

Nome: Daniel Alves da Silva
Data de Nascimento: 06 de Maio de 1983
Posição: Lateral
Natural: Juazeiro(BA)
Clube atual: F.C.Barcelona
Clube anterior: Sevilla F.C.
Convocação: 48
Jogos: 34
Minutos: 1.533
Gols: 03

É muito comum um time ou uma seleção ter o seu reserva de confiança, aquele jogador que costuma ser a primeira opção fora do time titular e que, quando é chamado, sempre dá bons frutos, seja ele da defesa, do meio ou do ataque. Na seleção brasileira que está na África do Sul, Daniel Alves é o cara. O lateral brasileiro que integra o elenco do Barcelona(foi vendido do Sevilla para o Barcelona por 32 milhões de euros) despontou para o futebol ao se destacar no Bahia. Em 2003, o clube de Salvador o vendeu para o Sevilla, da Espanha. Lá, Daniel Alves ficou até 2008, quando foi chamado pelo time da Catalunha, pelo qual ganhou inúmeros títulos, entre eles a Liga dos Campeões.

Embora seja reserva de Maicon na seleção brasileira, Daniel Alves tem total confiança de Dunga. Além da qualidade técnica, o lateral apresenta a versatilidade de atuar como meia e até mesmo de lateral-esquerdo. Pelo que Dunga apresentou nos primeiros treinamentos coletivos em Joanesburgo e também no amistoso contra o Zimbábue, Daniel Alves deve mesmo começar o Mundial na reserva. Só que seguirá também como a primeiro opção do treinador.


DONI – CAMISA Nº 22

Nome: Donieber Alexander Marangon
Data de Nascimento: 22 de Outubro de 1979
Posição: Goleiro
Natural: Jundiaí(SP)
Clube atual: A.S. Roma
Clube anterior: E.C.Juventude(RS)
Convocação: 29
Jogos: 10
Minutos: 855
Gols: (09)

Revelado nas categorias de base do Paulista de Jundiaí, Doni começou como profissional no Botafogo, de Ribeirão Preto, time do interior de Estado de São Paulo. Jogando pelo Botafogo, destacou-se no Campeonato Paulista de 2001, com atuações destacadas em que defendeu alguns pênaltis, conquistando o vice-campeonato paulista daquele ano e também ganhando um prêmio de revelação do campeonato.

De lá foi para o Corinthians no mesmo ano, onde também ganhou títulos, como o Torneio Rio-São Paulo(2002) e Copa do Brasil(2002). No campeonato brasileiro de 2003, Doni era o grande nome para receber o prêmio Bola de Prata, da revista Placar, mas em um jogo contra o Santos agrediu fisicamente o jogador Fabiano, ficando muitos jogos sem atuar e acabou perdendo o prêmio para Rogério Ceni. Teve uma breve passagem pelo Santos, apesar de ter sido bastante criticado pela mídia da capital.

Após breve passagem pelo Cruzeiro, Doni jogou pelo Juventude, do Rio Grande do Sul, onde conheceu o zagueiro Antônio Carlos que o recomendou para a Roma-ITA, sua equipe atual. No futebol italiano, conseguiu maior reconhecimento. Com boas defesas e em boa fase, se cogitava até em uma possível cidadania italiana para ser reserva de Buffon na seleção Italiana, caso Dunga não o lembrasse em sua lista, porém acabou sendo convocado à seleção brasileira. Nesta, foi campeão da Copa América 2007, defendendo pênaltis também. Em 2007 também ficou no ranking dos melhores goleiros do Mundo, feito pela IFFHS. Embora com toda essa boa fase vivida e o tamanho reconhecimento no exterior, Doni continuou sendo alvo de críticas no Brasil, onde sempre foi muito perseguido.

Em 2009 teve uma contusão no joelho, o que impediu de ir para a Copa das Confederações daquele ano. Recuperado, teve problemas com seu time AS Roma pois foi vetado para jogar na seleção brasileira, nos amistosos contra a Inglaterra e Omã. No entanto, Doni não concordou com o veto e peitou a diretoria do clube, indo para os amistosos. A partir desse desentendimento, passou a ser reserva de outro goleiro brasileiro, o Júlio Sérgio. Esse fato foi lembrado por Dunga no dia 11 de maio de 2010 na sua convocação para a Copa do Mundo, onde Dunga disse ter sido uma atitude de patriotismo. Aos 30 anos, Doni irá disputar a sua primeira Copa do Mundo.


ELANO CAMISA Nº 7

Nome: Elano Blumer
Data de Nascimento: 14 de Junho de 1981
Posição: Meio-campo
Natural: Iracemápolis(SP)
Clube atual: Galatasaray A.S.
Clube anterior: Manchester City F.C.
Convocação: 58
Jogos: 42
Minutos: 2.009
Gols: 06

Elano Blumer iniciou sua carreira no Guarani, onde atuou pela equipe até o ano de 2000. Após uma breve passagem pela Inter de Limeira, transferiu-se para o Santos no ano de 2001. Marcou história jogando com a camisa do Santos participando da conquista de dois títulos nacionais. Jogando com a camisa 11 do time, fez 209 jogos e 52 gols, entre os anos de 2001 e 2004.

Em dezembro de 2004, foi vendido ao Shakhtar Donetsk da Ucrânia em Janeiro de 2005 por 10 milhões de reais por um contrato de cinco anos. Quando atuava pela equipe, foi o primeiro jogador de um clube ucraniano a ser convocado para a Seleção Brasileira.

Após participar de quatro jogos na campanha do título da Seleção Brasileira na Copa América 2007, o técnico Sven-Göran Eriksson, do Manchester City, indicou o jogador para reforçar sua equipe na temporada seguinte. Ao assinar com o time inglês, ele se tornou o segundo jogador brasileiro a vestir a camisa dos Sky Blues na história do clube, precedido por Geovanni Gomez, ex-Cruzeiro.

Apesar de ser convocado pela Seleção Brasileira constantemente, Elano não conseguiu se firmar na equipe titular do City após a chegada do técnico Mark Hughes na temporada 2008-2009. Atualmente joga pelo Galatasaray da Turquia.

Elano é um armador, que tem habilidade para jogar pelo flanco direito do campo ou pelo meio. Ele também tem grande habilidade de chutar de longe, principalmente batendo faltas, além de ser um ótimo batedor de penâltis. Elano tem também uma ótima visão de jogo e boas habilidades de drible.


FELIPE MELO – CAMISA Nº 5

Nome: Felipe Melo Vicente de Carvalho
Data de Nascimento: 26 de junho de 1983
Posição: Meio-campo
Natural: Volta Reonda(RJ)
Clube atual: Juventus F.C.
Clube anterior: ACF Fiorentina Spa
Convocação: 17
Jogos: 16
Minutos: 1.354
Gols: 02

Felipe Melo começou sua carreira no Flamengo, em 2001, tendo participado, naquele mesmo ano, das conquistas do Campeonato Carioca e da Copa dos Campeões Brasileiros.

Em 2003, foi vendido ao Cruzeiro Esporte Clube,fazendo parte de uma das maiores equipes do futebol brasileiro, que fez 100 pontos e 102 gols no Brasileirão, sendo que a pontuação é recorde na historia da competição. Com a equipe estrelada Felipe conquistou a incrivel ‘Triplice Coroa’, que consiste na conquista de 3 campeonatos em uma mesma temporada. Primeiramente do Campeonato Mineiro, posteriormente conquistou o titulo da Copa do Brasil de 2003, numa final contra o seu ex-clube Flamengo e, mais adiante, conquistou o Campeonato Brasileiro de 2003.

Comprado pelo Mallorca no início de 2005, Felipe passaria os três anos seguintes de sua carreira jogando em clubes menores do futebol espanhol, que além do Mallorca, também incluíam o Racing Santander e o Almería. Finalmente, em meados de 2008, a chance de atuar por um clube de maior expressão surgiu, quando Felipe foi contratado pela Fiorentina, da Itália.

Felipe Melo renovou com a Fiorentina inserindo uma cláusula de recisão em seu contrato. Para os mais desinformados era a prova de que Felipe iria continuar por mais algumas temporadas ao serviço da Viola, porém era exatamente o contrário. Após semanas de especulações, em um negócio envolvendo valor em dinheiro mais o jogador Marco Marchionni a Juventus F.C pagou a multa recisória no valor de 25 milhoes de euros, equivalente a 70 milhoes de reais tornando-se um dos jogadores brasileiros mais caros da historia.

Graças ao seu destaque na Fiorentina, foi convocado por Dunga para o amistoso da Seleção Brasileira diante da Itália, no dia 10 de fevereiro de 2009. Foi novamente convocado por Dunga para defender o Brasil nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, nos jogos contra Equador e Peru, onde marcou seu primeiro gol com a camisa da seleção. Disputou a Copa das Confederações de 2009 na África do Sul como titular absoluto da Seleção, formando a volância ao lado de Gilberto Silva.

Está entre os convocados para participar da Copa do Mundo FIFA de 2010. Após a convocação, durante uma entrevista à ESPN, entrou numa discussão com o jornalista Paulo Vinícius Coelho quando perguntado sobre sua má atuação pela Juventus na temporada 2009/2010.


GILBERTO – CAMISA Nº 16

Nome: Gilberto da Silva Melo
Data de Nascimento: 25 de Abril de 1976
Posição: Lateral
Natural: Rio de Janeiro(RJ)
Clube atual: Cruzeiro E.C.
Clube anterior: Tottenham Hotspur FC
Convocação: 51
Jogos: 33
Minutos: 2.458
Gols: 01

Formado nas divisões de base do America, clube pelo qual se profissionalizou e jogou algumas partidas em 1994 e 1995, Gilberto se transferiu para o Flamengo e, no início de 1996, era o titular da lateral-esquerda do Flamengo. Contudo, na metade daquela mesma temporada acabou perdendo sua posição para Athirson. Mas quando Athirson foi negociado com o Santos, em 1998, Gilberto retomou sua condição de titular absoluto. Entretanto, acabou não ostentando esta posição por muito tempo, visto que ele mesmo logo seria negociado com o Cruzeiro.

Em 1999, Gilberto teve sua primeira chance no futebol europeu. Seu destino foi a Internazionale, tradicional clube de Milão. A experiência, porém, não deu muito certo, tanto que, um ano mais tarde, retornava ao Brasil, desta vez, vestindo a camisa do Vasco da Gama. Lá teve a oportunidade de jogar ao lado de craques como Romário, Juninho e Juninho Pernambucano.

Em 2000, o clube cruzmaltino sagrou-se campeão da Copa João Havelange e da Copa Mercosul. Uma contusão, porém, impossibilitou Gilberto de participar destas conquistas, não tendo jogando nenhuma partida em ambas competições. Posteriormente, atuando ainda no Brasil, Gilberto chegou a jogar pelo Grêmio e São Caetano.

Então, em 2004, sua carreira sofreria uma surpreendente guinada. Contratado pelo clube alemão Hertha Berlin, Gilberto passou a atuar no meio-campo e, nesta nova função, passou a ser um dos principais jogadores do time europeu. Foi também por volta desta época, que passou a ser constantemente convocado para a Seleção Brasileira.

Vestindo a camisa amarela da Seleção, participou das conquistas da Copa das Confederações 2005 e da Copa América 2007. Além disso, integrou a equipe brasileira que disputou a Copa do Mundo na Alemanha, em 2006. No início de 2008, após três anos no Hertha Berlin, Gilberto transferiu-se para o Tottenham, da Inglaterra.

Após péssima passagem pelo clube inglês, foi liberado para encontrar um novo clube. O brasileiro chegou a afirmar que gostaria de voltar ao Brasil e defender o Grêmio pela segunda vez, clube que ele teve sucesso em sua passagem.

Porém, no dia 17 de julho de 2009, Gilberto retornou ao Cruzeiro, clube que também já havia defendido.


GILBERTO SILVA – CAMISA Nº 8

Nome: Gilberto Aparecido da Silva
Data de Nascimento: 07 de Outubro de 1976
Posição: Meio-campo
Natural: Lagoa da Prata(MG)
Clube atual: Panathinaikos F.C.
Clube anterior: Arsenal F.C.
Convocação: 110
Jogos: 91
Minutos: 6.742
Gols: 03

Gilberto Aparecido da Silva, mais conhecido como Gilberto Silva, é um futebolista brasileiro que atua como volante. Atualmente, joga Panathinaikos.

Gilberto Silva cresceu em uma família pobre e, quando criança, teve que compartilhar o gosto pelo futebol com vários empregos. Iniciou sua carreira em 1997, no América Mineiro e sua boa permormance rendeu-lhe um contrato com o Atlético Mineiro no ano 2000. Ele se tornou um dos principais jogadores da equipe, defendendo-a por três anos no campeonato brasileiro. Ganhou notoriedade fazendo parte da seleção que conquistou a Copa do Mundo de 2002, atuando em todas as sete partidas disputadas pelo Brasil.

Em agosto de 2002 assinou um contrato de 4,5 milhões de Euros, com o Arsenal. Conquistou duas FA Cup e o título de 2004 da Premier League. Nas suas cinco primeiras temporadas pelo clube jogou 208 partidas e marcou 23 gols. Em 19 de agosto de 2006 marcou o primeiro gol em jogos oficiais do recém-construído estádio do Arsenal, o Emirates Stadium. Gilberto Silva foi o capitão da seleção brasileira na Copa América de 2007.


GOMES – CAMISA Nº 12

Nome: Heurelho da Silva Gomes
Data de Nascimento: 15 de Fevereiro de 1981
Posição: Goleiro
Natural: João Pinheiro(MG)
Clube atual: Tottenham Hotspur F.C.
Clube anterior: PSV Eindhoven
Convocação: 23
Jogos: 04
Minutos: 360
Gols: (02)

A infância pobre na cidade mineira de Três Marias não desanimou o pequeno Heurelho da Silva Gomes a iniciar carreira no futebol. Aos catorze anos, o jogador começou como centroavante em uma equipe local.

Na vizinha Sete Lagoas, em um torneio de futebol de areia, Gomes foi inscrito como goleiro, já que era a única posição em aberto na equipe, e dali não saiu mais. O jovem defensor, então com 17 anos, foi escolhido o melhor do campeonato, ganhando também a oportunidade de treinar na escolinha do Cruzeiro, uma das principais equipes do Estado.

Depois de um ano na escolinha, teve a chance de mostrar seu futebol pela primeira vez no Estadual de Minas Gerais. Primeiro na categoria juvenil, depois na Terceira Divisão, ambos com a camisa do Democrata de Sete Lagoas.

No final de 1998, Gomes saiu pela primeira vez do futebol mineiro para vestir as camisas do CRB de Alagoas e do Guarani de São Paulo. As passagens, porém, foram muito breves e, em 2000, o jogador alcançou a Toca da Raposa. No juvenil do Cruzeiro, o goleiro teve, pela primeira vez na carreira, estrutura para desenvolver sua técnica na posição.

Na Copa São Paulo de Juniores de 2002, foi reserva da equipe cruzeirense e, com o desempenho demonstrado nos treinamentos e jogos em que atuou, teve a oportunidade de chegar à equipe profissional. Primeiro como terceiro goleiro, mas com a estrutura de trabalhar em um time de ponta do futebol nacional.

Aos poucos, foi ganhando a confiança do então técnico Wanderlei Luxemburgo e, no final da temporada, ficou com a posição de titular após uma seqüência ruim de outro defensor da equipe. Depois de quatro jogos no posto, Gomes teve um problema no menisco que o deixou de fora por 25 dias. Mesmo assim, o técnico Luxemburgo deu cobertura ao defensor, que retornou ainda como o primeiro goleiro do time.

O ano de 2003(nesse ano recebeu o apelido de “Homem-Elástico”) foi o de consagração de Gomes pela equipe mineira. Com o time cruzeirense, o goleiro levantou a taça de campeão estadual, campeão brasileiro e da Copa do Brasil. Se tornou ídolo da torcida cruzeirense. A atuações renderam ao jogador a convocação para defender a Seleção Brasileira durante o Pré-Olímpico do Chile, no início de 2004.

Na nova temporada, começaram as especulações sobre interesse de clubes estrangeiros em seu futebol. O PSV Eindhoven, dos Países Baixos, foi o primeiro a aparecer com uma proposta na Toca da Raposa, mas os dirigentes cruzeirenses preferiram nem conversar em um primeiro momento. Na última partida do Cruzeiro pela Copa Libertadores da América daquele ano, Gomes acabou sofrendo uma fratura no osso da mão. Críticos de futebol acreditavam que a contusão poderia atrapalhar o futuro do jogador.

Mas o problema não desanimou Gomes, que em dois meses estava recuperado e viu o Cruzeiro finalmente ceder e negociar seus direitos com o PSV, clube que montava elenco para a temporada européia 2004/2005. Nos Países Baixos, Gomes sofreu preconceito por ser brasileiro, país famoso por revelar bons atacantes e não jogadores de defesa. Mas mostrou em campo seu potencial e, aos poucos, foi conquistando a torcida da equipe e até mesmo as rivais.

Gomes é hoje um dos goleiros com maiores recordes do futebol neerlandês e ganhou espaço na Seleção Brasileira desde o início da Era Dunga, após o Mundial de 2006. Um dos maiores sonhos do jogador é defender o Brasil durante a Copa do Mundo. O objetivo pode ser em breve alcançado. Gomes acaba de transferir-se para o Tottenham Hotspur da Inglaterra.


GRAFITE – CAMISA Nº 23

Nome: Edinaldo Batista Libanio
Data de Nascimento: 02 de Abril de 1979
Posição: Atacante
Natural: Jundiaí(SP)
Clube atual: Vlf Wolfsburg
Clube anterior: São Paulo F.C.
Convocação: 03
Jogos: 02
Minutos: 78
Gols: 01

Edinaldo Batista Libânio, mais conhecido como Grafite atualmente, defende o Wolfsburg. Foi revelado pelo Matonense, de São Paulo em 1999. Em 2001 teve passagens por Ferroviária e Santa Cruz, onde acabou ganhando maior fama no cenário nacional, tanto por seus gols, quando pelos gols perdidos. Em 2002 foi parar no Grêmio, onde chegou a ser titular.

Em 2003, não continuou no Grêmio, foi contratado pelo Anyang Cheetahs, da Coreia do Sul. Voltou para o Brasil no segundo semestre de 2003, para jogar no Goiás, onde se destacou marcando muitos gols pelo clube no Campeonato Brasileiro daquele ano. Ainda em 2003, Grafite foi contratado pelo São Paulo, onde logo foi titular, jogando no ataque ao lado de Luis Fabiano. Após a saída do mesmo para a Europa, Grafite se tornou o artilheiro do São Paulo na temporada, com vinte e seis gols.

Após as grandes partidas de Grafite pelo São Paulo, Carlos Alberto Parreira convocou o atacante para a Seleção Brasileira para um amistoso contra a Guatemala, que marcou a despedida de Romário da Seleção. Marcou ainda um gol nesse jogo.

Seu nome repercutiu na imprensa mundial em Abril de 2005. Durante um jogo da Copa Libertadores, contra o Quilmes, da Argentina, em uma dividida, Grafite discutiu com o zagueiro do time adversário, Leandro Desábato, que o teria ofendido com expressões de cunho racista. Grafite foi expulso no lance junto com outro argentino. Algumas das ofensas foram captadas pela televisão. Ainda no vestiário, Grafite foi abordado por um delegado de polícia que queria saber se ele se havia se sentido ofendido. Com uma resposta afirmativa, o delegado esperou o término da partida e então levou Desábato preso. Grafite deu queixa na delegacia, o que fez com o que o argentino ficasse detido por dois dias antes de retornar à Argentina, sem antes assumir o compromisso de voltar ao Brasil para responder ao processo por injúria com agravante de racismo.

Em Junho do mesmo ano, quando Grafite estava próximo de ser convocado novamente para defender o Brasil, desta vez na Copa das Confederações, contundiu-se e, como conseqüência, foi operado. Voltou a jogar somente no final do ano, perdendo assim o restante da disputa da Copa Libertadores e do Campeonato Brasileiro em 2005, mas ainda em tempo de ajudar o São Paulo a se consagrar campeão do Mundial de Clubes da FIFA jogando o segundo tempo da semifinal e da final.

Em 2006, totalmente curado da lesão, Grafite fez ainda mais algumas partidas pelo São Paulo, mas acabou sendo contratado pelo Le Mans, da França. Após uma temporada defendendo o Le Mans, Grafite foi contratado pelo Wolfsburg, da Alemanha. Logo em sua primeira temporada pelo clube alemão, Grafite foi um dos destaques, ajudando a equipe a conquistar uma inédita vaga na Copa da UEFA de 2009.

Em 2009, Grafite conquistou com o Wolfsburg, o inédito título do Campeonato Alemão, tendo ainda, terminado como artilheiro da competição com vinte e oito gols(igualando o recorde de Aílton, de estrangeiro com mais gols em uma única edição) e, juntamente com Džeko(vice-artilheiro do campeonato, com dois gols a menos), bateu o recorde de cinquenta e três gols marcados por Gerd Müller e Uli Hoeneß(atuando pelo Bayern München, na temporada 1972-73), marcando cinquenta e quatro.

Na temporada seguinte, apesar do início apagado na Bundesliga, Grafite foi o responsável pela primeira vitória dos Wölfe na Liga dos Campeões da UEFA(é a primeira participação no clube no torneio). O triunfo aconteceu sobre o CSKA Moscou, da Rússia, tendo marcado um hat-trick na vitória por 3 a 1.

Mesmo não tendo uma brilhante temporada como a última, recebeu uma oportunidade no início de 2010 na Seleção Brasileira, no amistoso contra a Irlanda, após lesão de Luís Fabiano. Tendo disputando apenas vinte e sete minutos, dando uma assistência para o segundo gol, foi, surpreendentemente, convocado para disputar a Copa do Mundo de 2010.


JOSUÉ – CAMISA Nº 17

Nome: Josué Anunciado de Oliveira
Data de Nascimento: 19 de Julho de 1979
Posição: Meio-campo
Natural: Vitória de Santo Antão(PE)
Clube atual: Vfl Wolfsburg
Clube anterior: São Paulo F.C.
Convocação: 47
Jogos: 26
Minutos: 1.420
Gols: 01

Josué Anunciado de Oliveira atualmente joga pelo VfL Wolfsburg, da Alemanha. Revelado pelo Clube Atlético do Porto, de Caruaru, tornou-se um dos grandes destaques do Goiás EC, de Goiânia, onde jogou de 1997 a 2004, conseguindo uma convocação para a Seleção Brasileira pré-olímpica, por causa de sua ótima marcação.

Em 2005 é contratado pelo São Paulo FC a pedido de Émerson Leão, onde integra a equipe que ganha os títulos estadual, sul-americano e mundial, no mesmo ano, e o nacional no ano seguinte.

Em 2007, ele continua com excelentes atuações pelo São Paulo, e acaba sendo convocado para a Seleção pelo técnico Dunga, para disputar a Copa América. Embora tenha começado como reserva de Mineiro e Gilberto Silva, o técnico do Brasil optou por um esquema de três volantes, e Josué acabou ficando com a vaga de titular até o fim da Copa, aonde o Brasil se sagrou campeão. Josué ainda marcou um gol na goleada contra o Chile pelas quartas-de-final.

Em agosto foi contratado pelo Wolfsburg, da Alemanha, time do qual hoje é capitão e ídolo. Seu clube conquistou o Campeonato Alemão em 2009, fato histórico pois nunca havia conquistado tal título.

Josué é considerado por alguns críticos um dos melhores volantes do Brasil na atualidade, devido a sua técnica e rendimento dentro de campo.


JUAN – CAMISA Nº 4

Nome: Juan Silveira dos Santos
Data de Nascimento: 01 de fevereiro de 1979
Posição: Zagueiro
Natural: Rio de Janeiro(RJ)
Clube atual: A. S. Roma
Clube anterior: Bayer Leverkusen
Convocação: 117
Jogos: 75
Minutos: 6.173
Gols: 06

Juan Silveira dos Santos atualmente, joga pela Roma. Nascido e criado em Humaitá, bairro da cidade do Rio de Janeiro, Juan estudou na unidade do Colégio Pedro II da localidade, onde a mãe era funcionária. Jogava tanto futebol de campo como futsal. Quando frequentava o Grajaú Country Club, conheceu Júlio César Soares Espíndola, goleiro de quem tornou-se amigo e companheiro de time e seleções ao longo de sua carreira.

Foi revelado nas divisões de base do Flamengo. Conquistou muitos títulos nos seis anos em que jogou na equipe. Estreou no time profissional em 1996, tornando-se titular da posição desde então. Em 2002 foi contratado pelo Bayer Leverkusen, da Alemanha onde jogaria por cinco anos. Desde junho de 2007, defende a equipe da Roma da Itália. Juan é casado com Monick, e tem um filho, João Lucas.

Tendo já participado de seleções sub-17 e sub-20, estreou na Seleção Brasileira principal em 15 de julho de 2001 contra o Peru. Não participou da Copa do Mundo de 2002, entretanto, desde 2004, o zagueiro tornou-se titular da Seleção Brasileira. Participou das conquistas da Copa América 2004, da Copa das Confederações 2005 e da Copa América 2007, além de ter integrado a equipe brasileira que disputou a Copa do Mundo de 2006.


JULIO BAPTISTA – CAMISA Nº 19

Nome: Julio César Bapttista
Data de Nascimento: 01 de Outubro de 1981
Posição: Meio-campo
Natural: São Paulo(SP)
Clube atual: A. S. Roma
Clube anterior: Real Madrid C.F.
Convocação: 77
Jogos: 43
Minutos: 1.626
Gols: 08

Júlio César Baptista, mais conhecido como Júlio Baptista atua como atacante ou meia. Atualmente, joga pela Roma.

Algumas vezes chamado de “a Fera de Sevilha“, Baptista é geralmente considerado um dos melhores atacantes brasileiros, apesar de ter atuado anteriormente como volante. Em 2005, ele teve trinta e oito gols em seus sessenta e três jogos pelo Sevilla.

Em 29 de julho de 2005, ele assinou um contrato de cinco anos, por vinte milhões de euros com o Real Madrid, após um mês de intensas negociações com os clubes ingleses Arsenal e Tottenham Hotspur. Durante as negociações, Baptista frequentemente disse desejar ficar na Espanha, pelo menos até o final de 2005, para poder conseguir um passaporte europeu que lhe daria grande flexibilidade para circular pelo continente.

Na temporada 2006/07, foi emprestado ao Arsenal para a disputa do Campeonato Inglês. No clube londrino, usou a camisa nove e foi titular na maioria das partidas fazendo bons jogos.

Na volta ao Real Madrid na temporada seguinte, o Arsenal desejou comprá-lo em defenitivo, mas o clube espanhol não aceitou a oferta. Foi campeão com o Real naquela temporada, mas como reserva.

Em agosto de 2008, se transferiu para a Roma por nove milhões de euros. O jogador alegou insatisfação com o clube espanhol por ficar a maior parte do tempo no banco de reservas e por este motivo assinou contrato com o clube italiano.

Em Roma, Júlio rapidamente se adaptou ao futebol italiano, com muitos gols, dentre eles alguns golaços, como o que fez contra o Torino, de “meia-bicicleta” e contra o Napoli, driblando dois adversários e acertando um belo chute de fora da área. Já é considerado ídolo dos torcedores da Roma, que tem um lugar cativo no coração com as constantes contusões do ídolo Francesco Totti.


JULIO CÉSAR – CAMISA Nº 1

Nome: Julio César Soares de Espíndola
Data de Nascimento: 03 de Setembro de 1979
Posição: Goleiro
Natural: Duque de Caxias(RJ)
Clube atual: Internazionale Milano
Clube anterior: C.R.Flamengo
Convocação: 81
Jogos: 47
Minutos: 4.155
Gols: (31)

Mais conhecido como Júlio César ou Cézinha atua como goleiro. Atualmente, joga pela Internazionale. Foi eleito pela FIFA, o terceiro melhor goleiro do mundo, ficando atrás apenas do Espanhol Casillas, do Real Madrid, e do Italiano Buffon, da Juventus. É casado desde 2002 com a atriz Susana Werner com quem tem dois filhos: Cauet e Giulia.

Júlio César foi revelado nas divisões de base do Flamengo e iniciou sua carreira profissional em 1997, como reserva de Clemer. Porém, aos poucos, o jovem goleiro foi ganhando a confiança dos rubro-negros e, em 2000, já era o titular absoluto da equipe.

Júlio César se tornou ídolo dos rubro-negros pela raça, amor à camisa, e talento excepcional embaixo das traves. Conquistou dois Campeonatos Cariocas e uma Copa dos Campeões como titular, além de dois Estaduais e uma Copa Mercosul como reserva.

Convocado para a disputar a Copa América de 2004, atuou como o goleiro titular daquela Seleção Brasileira, que retornou do Peru com o título. Na Copa América, fez ótimas defesas, e ainda pegou um pênalti na decisão contra a Argentina.

Então, veio o reconhecimento internacional e, em 2005, foi jogar na Itália. No primeiro semestre, esteve no Chievo Verona e, a partir de julho, passou a jogar na Inter de Milão.

Em sua primeira temporada na Inter, Júlio César foi reserva de Toldo. Entretando, na temporada seguinte, Júlio César ganhou um voto de confiança do técnico Roberto Mancini e passou a ser o goleiro titular, deixando o idolatrado Toldo no banco.

Foi convocado para as eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2006 e, posteriormente, acabou sendo relacionado como o terceiro goleiro da Seleção Brasileira que disputou a Copa do Mundo FIFA de 2006.

Júlio César recebeu, recentemente, o Prêmio Futebol no Mundo como melhor jogador da temporada 2008/09, oferecido pelos canais ESPN.


KAKÁ – CAMISA Nº 10

Nome: Ricardo Izecson dos Santos Leite
Data de Nascimento: 22 de Abril de 1982
Posição: Meio-campo
Natural: Brasília(DF)
Clube atual: Real Madrid C.F.
Clube anterior: A.C. Milan
Convocação: 96
Jogos: 74
Minutos: 5.407
Gols: 25

Foi o ganhador dos prêmios Bola de Ouro e melhor jogador do mundo pela FIFA do ano de 2007, e foi nomeado em 2008 como um das 100 personalidades mais importantes. Kaká também é convocado habitualmente à Seleção Brasileira. Foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.

Kaká teve uma infância privilegiada pela boa condição de seus pais, mas isso não impediu que passasse por um momento difícil: aos dezoito anos, enquanto se divertia em uma piscina, sofreu uma fratura na espinha dorsal, lesão que quase o deixou paralisado, o que impediria a sua carreira no futebol.

Ricardo Izecson dos Santos Leite, mais conhecido como Kaká, praticamente dominou o futebol mundial em 2007. Recebeu o prémio de melhor jogador de futebol do mundo da Fifa, Melhor Jogador do Mundial de Clubes da Fifa, Jogador do Ano da Uefa e a Bola de Ouro.

Nascido em Brasília, Brasil, ele fez a sua estrela pelo São Paulo FC em 2001 e joga no Milan desde 2003. Jogando pela Seleção Brasileira desde 2002, ele levou o Milan ao Mundial de Clubes ao marcar um golo e dar a assistência em outros dois. Kaká participou do grupo campeão do mundo pela Selecção Brasileira em 2002 e jogou a Copa de 2006 como titular.

Outros títulos importantes de Kaká incluem o Mundial de Clubes em 2007 Milan, a Copa das Confederações em 2005 pelo Brasil, a Supercopa da Uefa em 2003 e 2007 pelo Milan, artilheiro da UEFA Champions League em 2007 e Melhor Jogador do Mundo no mesmo ano. Tantas glórias que poderiam ter sido interrompidas quando o jovem Kaká sofreu um acidente numa piscina e fracturou uma vértebra correndo o risco de ficar sem andar. Kaká é um meio ofensivo e também joga como atacante.

Kaká não é o esteótipo do grande jogador brasileiro no exterior. Não nasceu nem foi criado em bairros pobres, mas sim numa família de classe média, com o pai engenheiro e a mão professora de matemática. Depois de um acidente(quebrou uma vértebra e correu o risco de ficar sem andar) ele se agarrou na religião evangélica e, por isso, sempre que marca, aponta os dois dedos para os céus e agradece. Ele também costuma usar uma camisa com os dizeres “Eu pertenço a Jesus” por baixo do uniforme. Quando parar de jogar futebol, ele deve se dedicar a ser pastor.


KLEBERSON – CAMISA Nº 20

Nome: José Kleberson Pereira
Data de Nascimento: 19 de Junho de 1979
Posição: Meio-campo
Natural: Uraí(PR)
Clube atual: C.R. Flamengo
Clube anterior: Manchester United
Convocação: 47
Jogos: 33
Minutos: 1.989
Gols: 02

José Kléberson Pereira, conhecido apenas como Kléberson, joga na equipe de futebol do Flamengo, revelado pelo Atlético PR e pentacampeão mundial atuando pela Seleção Brasileira.

A história entre Kléberson e Flamengo começou ainda em 1994, quando o jogador, então com apenas 15 anos de idade, foi cortado de uma peneira que selecionaria dentre um grande número de garotos, alguns que realizariam o sonho de subir á base do Mais Querido do Brasil. Ali, o garoto de fala acanhada teria o sonho apenas adiado.

Recusado no Rio de Janeiro, Kléberson voltou ao seu estado de origem, o Paraná e foi aceito no pequeno PSTC de Londrina, que funcionava tão simplesmente como centro para o desenvolvimento da prática de futebol, objetivando a formação de atletas até a categoria Junior. Lá, ainda jovem, passou a chamar atenção e viu as portas do Atlético PR se abrirem.

Transferiu-se para o Furacão e estreou no time profissional no ano de 1999, antes, treinava e jogava apenas pelo time de base do clube de Curitiba. Seu ciclo naquele clube durou 3 anos, foi coroado com um tricampeonato paranaense, e sobretudo, com o Campeonato Brasileiro 2001, conquistado pelo time rubro-negro.

As atuações marcantes de Kléberson, notoriamente maestro daquele time do Atlético PR, o renderam uma convocação para a Seleção Brasileira de Futebol que disputaria a Copa do Mundo de 2002. Foi para a Coréia e Japão, sagrando-se pentacampeão mundial como titular daquele time, e deu uma guinada na sua carreira.

Ainda naquele ano, o passe de Kléberson valeu o equivalente a R$ 31 milhões, e o jogador seguiu para o badalado Manchester United. Foram 3 anos no clube inglês, e ao contrário do que se imaginava, Kléberson rendeu muito pouco, em todo este período, o meio-campista jogou apenas 28 vezes com a camisa do clube. É verdade, vale salientar, que um revés o assolou logo após a sua chegada na Inglaterra, é que já em sua segunda partida pelo clube inglês, Kléberson deslocou o ombro e, a partir daí, enfrentou sucessivos problemas.

Dos R$ 31 mi, do Manchester United, Kléberson foi para o time turco do Besikitas em 2005 por apenas R$ 11 milhões, a fim de recuperar os bons tempos de Atlético PR, o que não aconteceu. Já em 2007, o clube turco não se esforçou muito em liberá-lo para o Flamengo que sondava constantemente o jogador.

Para o Fla Kléberson custou apenas R$ 3 milhões, pagos com a venda de parte do passe de Renato Augusto para uma empresa de agenciamento esportiva. Como chegou ao clube em meados de 2007, depois de abandonar o Besikitas, o jogador teve de aguardar até o ínicio da temporada 2008 para estrear pelo Fla, e finalmente, repôr a sua carreira nos trilhos, realizando o grande sonho de voltar á uma Copa do Mundo.

Não foram as primeiras partidas de Kléberson que agradaram a torcida rubro-negra, logo no começo, o jogador inclusive admitiu que tinha desenvolvido algumas restrições técnicas. Entretanto, o bom momento vivido pelo Mais Querido no decorrer da temporada fez com que o jogador crescesse junto, e apesar de alguma irregularidade, que por sinal o rendeu o banco de reservas em algumas oportunidades, Kléberson voltou a demonstrar o bom futebol que o levou para a Coréia em 2002.

Decisivo para o Fla na campanha do Campeonato Carioca 2009, Kléberson, naquele ano, voltou a Seleção Brasileira, sagrou-se campeão da Copa das Confederações da África do Sul e mais, finalmente caiu nas graças da maior torcida do Brasil, apesar disso no entanto, o atleta acabou vivendo uma situação delicada logo após, quando atuando pela Seleção Canarinho, o jogador se contundiu gravamente e acabou tendo que ser submetido á uma cirurgia que poderia tê-lo tirado de quase todo o Campeonato Brasileiro 2009.

Kléberson, porém, mostrou força de vontade, e ainda nas últimas partidas do campeonato, voltou á equipe e ajudou na caminhada do sexto título brasileiro do Flamengo.


LÚCIO – CAMISA Nº 3

Nome: Lucimar da Silva Ferreira
Data de Nascimento: 08 de Maio de 1978
Posição: Zagueiro
Natural: Brasília(DF)
Clube atual: Internazionale Milano
Bayern Munchen
Convocação: 117
Jogos: 91
Minutos: 7.959
Gols: 05

Lucimar da Silva Ferreira, mais conhecido como Lúcio é considerado o melhor zagueiro central do Brasil na atualidade e um membro-chave da defesa da equipe brasileira. Frequentemente sobe ao ataque driblando os adversários, coisa raramente feita por zagueiros centrais.

A atuação do zagueiro(que inicialmente jogava como atacante), revelado pelo Planaltina, na derrota por 7 a 0 do Guará para o Internacional pela Copa do Brasil de 1997, no Estádio Mané Garrincha, agradou aos olheiros do colorado gaúcho. O clube gaúcho desembolsou R$300 mil pelo jogador. Ficou no Internacional até 2000.

Na Alemanha, Lúcio jogou no Bayer Leverkusen entre 2001 e 2004, o qual contratou o jogador por R$24 milhões, e no Bayern de Munique entre 2004 e 2009. O valor da transferência de Lúcio para o Bayern de Munique foi de R$31,2 milhões.

Foi ídolo durante sua passagem pelo futebol do país, e conforme declarações do ex-treinador da Seleção Alemã, Jürgen Klinsmann, seria o brasileiro predileto dos alemães para jogar em sua seleção.

Durante a Copa das Confederações 2009, Lúcio recebeu a notícia de que não jogaria pelo Bayern de Munique na próxima temporada, pois o clube não renovaria seu contrato devido a uma renovação do elenco por jogadores mais novos.

Logo depois de sair do Bayern de Munique, Lúcio assinou um contrato com a Internazionale para integrar a equipe do técnico José Mourinho por três anos. Em sua primeira temporada pelo clube, 2009-10, foi um dos principais destaques na conquista da tríplice coroa(Champions League, Serie A e Coppa Italia). Curiosamente, na final da Champions League, Lúcio enfrentou o seu ex-clube, o Bayern de Munique, e foi fundamental na vitória da Inter pelo placar de 2-0.

Sua primeira convocação para a seleção brasileira veio no ano 2000. Pouco tempo depois, se tornou titular absoluto na dupla de zaga da seleção canarinho. Disputou as Copas de 2002 e 2006 e disputará o torneio também em 2010. Em 2009, foi o autor do gol que deu à seleção brasileira o título da Copa das Confederações.


LUÍS FABIANO – CAMISA Nº 9

Nome: Luis Fabiano Clemente
Data de Nascimento: 08 de Novembro de 1980
Posição: Atacante
Natural: Campinas(SP)
Clube atual: Sevilla F.C.
Clube anterior: F.C. Porto
Convocação: 56
Jogos: 36
Minutos: 2.563
Gols: 25

Luís Fabiano Clemente, mais conhecido como Luís Fabiano atualmente, joga pelo Sevilla. No início da carreira, era conhecido apenas como Fabiano. Seu nome composto só passou a ser utilizado quando chegou ao São Paulo, onde já jogava outro Fabiano.

Fabiano iniciou sua carreira em 1997, pela Ponte Preta, onde permaneceu até 2000. Se transferiu então para o time francês Rennes. Em 2001 voltou para o Brasil e passou a atuar pelo São Paulo, onde foi um dos destaques do time. Jogou no clube por quatro temporadas até o ano de 2004.

Seu próximo clube foi o Porto, de Portugal, aonde se transferiu na segunda metade de 2004. No time português, não conseguiu repetir as boas atuações que teve pelo São Paulo, e ainda começou a passar por problemas pessoais. Pelo Porto, ele foi campeão do Mundial Interclubes de 2004, derrotando o Once Caldas, da Colômbia, na decisão.

Atualmente joga no Sevilla, da Espanha. Após uma primeira temporada de adaptação, foi campeão da Copa da UEFA em 2006, quando marcou um dos gols na final contra o Middlesbrough, da Inglaterra, e campeão da Supercopa Europeia em 2006, ao derrotar o Barcelona.

Em 2007, permaneceu no clube espanhol, e foi mais uma vez campeão da Copa da UEFA, ao vencer o Espanyol na final e também da Supercopa da Espanha. Fabiano entrou para a história do Sevilla em 2007 ao marcar o gol de número dois mil da história do clube.

Pela Seleção Brasileira, Luís Fabiano recebeu sua primeira convocação em um amistoso contra a Nigéria em 2003, quando estava em grande fase pelo São Paulo. Neste jogo, Luís Fabiano marcou um gol. Depois disso passou a receber algumas outras convocações para as eliminatórias da Copa do Mundo e outros amistosos, como um contra a Hungria, onde ele marcou dois gols.

Foi convocado para disputar a Copa América de 2004, na qual foi titular e talvez o grande nome do Brasil para o torneio. Mas quem acabou brilhando mesmo foi o atacante Adriano, que foi o grande herói do título.

Em novembro de 2007, o atacante Afonso Alves, convocado para a disputa das eliminatórias, sofreu uma contusão, e o técnico Dunga, acabou chamando Luís Fabiano para substituí-lo. Ele enfim voltou a jogar pela Seleção, após entrar no segundo tempo do jogo diante do Peru, que terminou empatado. Mas o melhor ainda estava reservado para ele: No jogo contra o Uruguai, em pleno Morumbi, Luís Fabiano foi escalado como titular e marcou os dois gols da vitória de 2 a 1.

O ano de 2008 foi mágico para Luís Fabiano na seleção. Além de ótimos desempenhos e gols com a camisa canarinho, o ex-são paulino fechou o calendário brasileiro neste ano em grande estilo: fez três dos seis gols da seleção contra Portugal, em um amistoso realizado no Brasil e foi o artilheiro da seleção no ano.

Em 2009, na disputa da Copa das Confederações, Luís Fabiano terminou como artilheiro, com cinco gols em cinco jogos, além de ter sido eleito o segundo melhor jogador da competição. Ele é o atual dono da camisa 9 da Seleção Brasileira, uma das mais prestigiadas do mundo.

LUISÃO – CAMISA Nº 14

Nome: Anderson Luís da Silva
Data de Nascimento: 13 de Fevereiro de 1981
Posição: Zagueiro
Natural: Amparo(SP)
Clube atual: Sport Lisboa e Benfica
Clube anterior: Cruzeiro E.C.
Convocação: 81
Jogos: 38
Minutos: 2.816
Gols: 03

Ânderson Luís da Silva, mais conhecido por Luisão atua como zagueiro(português brasileiro) ou defesa central (português europeu). Atualmente, joga pelo Benfica.

É irmão do zagueiro do São Paulo Alex Silva e do zagueiro dos júniores do Benfica Andrei Silva. Começou a carreira de futebolista profissional em 1999 no Juventus(SP). Em 2000 transferiu-se para o Cruzeiro, onde jogou até 2003. Em 2002 foi o segundo melhor marcador da equipe com 8 gols.

Luisão foi chamado para a seleção brasileira de futebol onde foi campeão da Copa América em 2004. Foi convocado também para a Campeonato do Mundo de 2006. No dia 20 de julho de 2005 renovou o contrato pelo Benfica até 2009. É, pela sua classe e carácter como jogador, atualmente um dos jogadores mais adorados pelos adeptos benfiquistas, sendo um dos capitães da equipa Lisboeta e considerado um dos melhores defesas centrais de Portugal.

Joga há já 6 anos no Benfica e atingiu a 28 de Fevereiro de 2009 um total de 200 jogos oficiais pelo clube. Tem na sua conta pessoal, 17 gols.

MAICON – CAMISA Nº 2

Nome: Maicon Douglas Sisenando
Data de Nascimento: 26 de Julho de 1981
Posição: Lateral
Natural: Novo Hamburgo(RS)
Clube atual: Internazionale Milano
Clube anterior: A.S. Monaco
Convocação: 71
Jogos: 52
Minutos: 3.703
Gols: 04

Maicon Douglas Sisenando, mais conhecido como Maicon atua como lateral-direito. Atualmente, joga pela Internazionale. Maicon nasceu em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, porém, quando criança, ele e sua família se estabeleceram em Criciúma, no estado de Santa Catarina, no bairro Vila Zuleima. Até hoje, sua família reside em Criciúma, onde nas férias, Maicon visita a região.

O nome de Maicon, foi sugerido por sua mãe, que adotou para o filho o nome de Maicon Douglas em homenagem ao ator estadunidense Michael Douglas, assim como seu irmão gêmeo Marlon, que é uma homenagem ao também ator estadunidense Marlon Brando, morto em 2004.

Maicon iniciou sua carreira profissional no Cruzeiro, em 2001, mas antes de chegar no clube mineiro, onde também defendeu como juvenil, jogou nas categorias de base do Grêmio e do Criciúma.

O jogador participou de várias conquistas do Cruzeiro, entre elas, a Tríplice Coroa, onde o clube de Belo Horizonte ganhou o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro no ano de 2003.

Depois de destacar-se no Cruzeiro, em 2004, o atleta foi para a Europa, onde jogou pelo Monaco, da França. Após duas temporadas no clube francês, Maicon foi para o futebol italiano onde, deste então, defende a Internazionale.
 

O jogador disputou competições importantes por seleções inferiores do Brasil, como o Campeonato Mundial Sub-20 de 2001, a Copa Ouro de 2003 e o Torneio Pré-Olímpico Sul-Americano Sub-23.

Em 2004, Maicon passou a ser convocado para defender a Seleção Brasileira principal. Apesar de ter participado das conquistas da Copa América de 2004 e da Copa das Confederações de 2005, o atleta não foi convocado para a Copa do Mundo de 2006. Mais tarde, conquistou novamente a Copa América, em 2007, e a Copa das Confederações, em 2009.


MICHEL BASTOS – CAMISA Nº 6

Nome: Michel Fernandes Bastos
Data de Nascimento: 02 de Agosto de 1983
Posição: Lateral
Natural: Pelotas(RS)
Clube atual: Olympique Lyonnais
Clube anterior: SASP Losc Lille Metropole
Convocação: 04
Jogos: 03
Minutos: 270
Gols: xx

Michel Fernandes Bastos, mais conhecido como Michel Bastos atua como lateral, ala ou meia. Atualmente, joga pelo Olympique Lyonnais, da França. Iniciou sua carreira no Esporte Clube Pelotas, onde fez uma grande Copa Sul Minas dispertando o interesse de vários clubes do Brasil e da Europa, sendo vendido para o Feyenoord da Holanda. Depois da passagem pela Holanda, foi contratado pelo Atlético Paranaense e emprestado ao Grêmio, em 2004.

Teve um bom início no clube gaúcho, ficando conhecido por seus chutes potentes, os quais lhe renderam o apelido de Canhão da Azenha(bairro onde se localiza o estádio do Grêmio, em Porto Alegre). Foi dispensado do clube depois de problemas extra-campo. Em 2005 foi emprestado ao Figueirense, onde fez uma excelente temporada, se tornando um dos principais jogadores do país na posição. Terminado o empréstimo, retornou ao Atlético Paranaense e foi vendido Lille OSC em meados de 2006. Assinou pelo Lyon em 20 de julho de 2009.

Michel Bastos é canhoto e tem como suas principais características um potente chute e a bola parada. O jogador pela primeira vez integrou a lista de convocados da seleção brasileira efetuada pelo técnico Dunga em 27 de outubro de 2009.

No dia 11 de maio de 2010, foi convocado pelo técnico Dunga para integrar a Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo 2010. Marcou seu primeiro gol pela seleção contra o Zimbabwe, em bela cobrança de falta, durante amistoso preparatório para a Copa.


NILMAR – CAMISA Nº 21

Nome: Nilmar Honorato da Silva
Data de Nascimento: 14 de Julho de 1984
Posição: Atacante
Natural: Bandeirantes(PR)
Clube atual: Villareal C.F.
Clube anterior: S.C.Internacional
Convocação: 21
Jogos: 11
Minutos: 632
Gols: 08

Nilmar Honorato da Silva, mais conhecido como Nilmar atua como atacante. Atualmente, joga pelo Villarreal C.F., da Espanha.

Revelado nas categorias de base do Inter, o franzino atacante teve um início de carreira profissional arrasador. Corria o ano de 2003, e Nilmar, então com apenas 19 anos, conquistava seu primeiro título gaúcho – seria bi no ano seguinte -, despontava como um dos destaques do Brasileirão, com dez gols marcados, e se consagrava como campeão mundial sub-20 pela seleção brasileira.

Cobiçado pelo futebol europeu, seguiu para o ascendente Lyon, papa-títulos do futebol francês no início dos anos 2000. Com pouco espaço entre os titulares, porém, Nilmar acabou emprestado para o Corinthians. E foi a partir daí que uma série de infortúnios se misturaram ao seu excelente desempenho, marcado pelo fato de ter sido o artilheiro do Paulistão de 2006, com 18 gols.

Envolvido em uma conturbada negociação envolvendo a MSI, parceira de investimentos do Corinthians, o jogador passou boa parte daquele ano sem saber por qual clube jogaria depois que terminasse o processo de recuperação de uma cirurgia no joelho direito, lesionado seriamente em um clássico contra o Palmeiras.

A novela teve fim em setembro de 2007, quando empresários ligados ao Internacional pagaram parte dos direitos federativos do jogador. O contrato assinado com o time gaúcho foi de quatro anos, com uma cláusula permitindo a saída de Nilmar em caso de interesse de algum clube do exterior.

O atacante retornou ao Beira-Rio e encheu os torcedores de expectativa. Em um ano e meio, ele conquistou dois Campeonatos Gaúchos, esteve bem nas campanhas do Inter em Brasileiros e também foi figura importante no vice-campeonato da Copa do Brasil, em 2009.

Depois da Copa das Confederações do mesmo ano, Nilmar, enfim, voltou à Europa. No Villarreal, o atacante esteve sempre longe de primeiras posições e conquistas, mas apresentou um bom futebol, e é visto com bons olhos por alguns grandes clubes europeus.


RAMIRES – CAMISA Nº 18

Nome: Ramires Santos do Nascimento
Data de Nascimento: 24 de Março de 1987
Posição: Meio-campo
Natural: Barra do Piraí(RJ)
Clube atual: Sport Lisboa e Benfica
Clube anterior: Cruzeiro E.C.
Convocação: 15
Jogos: 11
Minutos: 668
Gols: xx

Após um ano de 2008 no qual o futebol nacional viu a ascensão do então cruzeirense Ramires, no primeiro semestre de 2009 o volante brilhou ainda mais no Brasil, o que lhe valeu não só uma vaga na seleção como também uma chance no time titular sob a batuta de Dunga nos últimos jogos das eliminatórias para a Copa de 2010.

Em 2008, Ramires foi o principal jogador do time do Cruzeiro, que terminou a competição em terceiro lugar. Ganhou o prêmio Bola de Prata como melhor volante, e foi escolhido na eleição da CBF como o melhor volante pela esquerda do campeonato. Logo, entrou na lista de pretendidos por Dunga.

Dono de fôlego e velocidade incríveis, Ramires atravessa o campo conduzindo contra-ataques como poucos, o que inclusive lhe valeu o apelido de “Queniano Azul” na época em que o franzino volante jogava no Cruzeiro.

A sua presença na equipe titular de Dunga e nas finais da Libertadores de 2009 não passaram em branco aos atentos olhares do futebol europeu e, com 22 anos de idade, Ramires foi transferido ao Benfica, onde se estabeleceu como titular absoluto rapidamente e vem sendo uma das peças que fizeram a equipe de Lisboa colocar a mão na taça do Campeonato Português em 2010.


ROBINHO – CAMISA Nº 11

Nome: Robson de Souza
Data de Nascimento: 25 de Janeiro de 1984
Posição: Atacante
Natural: São Vicente(SP)
Clube atual: Santos F.C.
Clube anterior: Manchester City F.C.
Convocação: 80
Jogos: 71
Minutos: 5.087
Gols: 22

Robson de Souza, mais conhecido como Robinho atua como atacante. Atualmente, joga pelo Santos, emprestado pelo Manchester City. É conhecido como o Rei do drible, com o estilo “pedalada” que deixa aturdidos os adversários.

Em uma de suas brincadeiras, Robinho despertou a atenção de um olheiro de um clube de futsal da Baixada Santista, o Beira-Mar. Robinho e sua família gostaram e aceitaram o convite e, no futsal, o já hábil Robinho, com tão pouca idade, ainda muito esguio, desenvolveu ainda mais seu controle de bola.

Alguns anos depois, Robinho saiu do Beira-Mar, em São Vicente, e foi para outro clube, já em Santos, o Portuários, onde continuou se destacando por sua extrema habilidade. Pouco tempo depois, viu surgir uma oportunidade no futsal do Santos.

Depois de um ano no futsal do Santos, em 1996 Robinho fez um teste na equipe infantil de futebol do campo. Foi aprovado. Robinho trocou a quadra pelos gramados da Vila Belmiro. Era o início de uma carreira vitoriosa no futebol brasileiro.

O jovem Robinho teve sua primeira chance no time profissional do Santos no Torneio Rio-São Paulo de 2002. Como o time teve resultados ruins, o técnico responsável por lançar Robinho, Celso Roth, foi substituído por Emerson Leão. Com Leão no comando do time, jovens como Robinho, Diego, Leo, Elano e Renato, Alex, André Luís e Maurinho, mesclados com jogadores mais experimentados como Paulo Almeida se mostraram peças fundamentais para o funcionamento do time que conquistou o Campeonato Brasileiro de 2002.

A estréia de Robinho foi contra o arqui-rival Corinthians, equipe para o qual ele nunca perdeu; o Santos venceu por 3 a 1. Robinho assumiu de vez como profissional pelo Santos no Torneio Rio-São Paulo de 2002 e já no torneio seguinte, o Campeonato Brasileiro, juntamente com seu parceiro de time, Diego, ajudou a levar o clube ao título, tirando o Santos de um jejum que já durava 18 anos, desde a conquista do Campeonato Paulista de 1984. Após uma temporada de 2003 abaixo do que era esperado, Robinho explodiu em 2004, marcando 21 gols em 36 partidas no Brasileiro. Robinho também ajudou o Santos a chegar na final da Taça Libertadores de 2003, perdendo para o Boca Juniors na final.

O desempenho de Robinho nos últimos três anos vinha atraindo a atenção dos maiores clubes da europa, como Real Madrid, Chelsea, Milan, Bayern Munique e esteve a um passo de assinar pelo Benfica, não fosse o seqüestro de sua mãe, no final do ano de 2004 a qual foi libertada dois meses depois.

Após sua saída do Santos seu nome foi empregado em um dos campos do CT Meninos da Vila, local onde atuam as categorias de base do Santos. Também dá nome à antiga sede social do Beira-Mar, em São Vicente, onde hoje há um centro esportivo público municipal.

Em 2005 assinou um contrato com o Real Madrid, após uma tumultuada tranferência que, especula-se, rendeu aos cofres santistas em torno de $30 milhões. Na temporada 2006-07, sob o comando do técnico Fabio Capello, Robinho teve que ficar várias vezes no banco de reservas, porém não se abalou, treinou bastante, entrou em partidas tendo boas atuações ajudando o time a vencer o Campeonato Espanhol, e finalmente na temporada 2007-08 com a chegada do novo técnico Bernd Schuster conquistou o posto de titular, vestindo a camisa 10 e sendo um dos principais responsáveis pelo bom momento do time.

No dia 2 de setembro de 2008 foi negociado pelo Real Madrid ao Manchester City por 42 milhões de euros, Robinho confessou que não se sentia bem com o tratamento dispensado a ele pela diretoria do Real e por este motivo trocou de clube.
 

No Manchester, Robinho chegou com uma grande expectativa em volta de si. Logo na sua estréia marcou um belo gol de falta contra o Chelsea, mas não evitou a derrota por 3 a 1. Nos jogos seguintes, Robinho se destacou ainda mais, e foi um dos artilheiros do Campeonato Inglês, marcou 14 gols e foi o principal destaque do Sky Blues na temporada 2008-2009.
 

No dia 28 de janeiro de 2010, foi acertado o empréstimo de Robinho ao Santos, clube que o revelou para o futebol. O jogador estava insatisfeito no Manchester City, onde não tinha vaga garantida no time titular e era constantemente substituído nas partidas. Ele teve propostas do São Paulo e do Benfica, mas preferiu retornar ao Santos, visando uma vaga na Seleção Brasileira para a disputa da Copa do Mundo de 2010.

Aprovado em todos os exames médicos e testes físicos, Robinho estreou contra um dos maiores rivais do Santos, o São Paulo, no clássico conhecido como San-São, válido pelo Campeonato Paulista. Entrando no segundo tempo da partida, até então empatada em 1 a 1, Robinho marcou o gol da vitória santista, de letra.
 

Robinho, já se destacando no cenário nacional, começou a ser convocado para a seleção brasileira, sem que, no inicio, tivesse chances de ser titular. Na Copa das Confederações de 2005, porém, ao lado de Adriano, fez a bela campanha brasileira na competição, fazendo que, com isso, fosse convocado para a Copa do Mundo de 2006.

Na Copa do Mundo Robinho não teve muitas chances; foi reserva de Ronaldo e Adriano. Após a Copa tornou-se titular da seleção. Após o fim da temporada 2006-07 do Campeonato Espanhol, Robinho foi convocado para a seleção brasileira. Quando Kaká e Ronaldinho Gaúcho pediram dispensa, Robinho surgiu como a maior estrela do time.

No primeiro jogo o Brasil perdeu por 2 x 0 do México. No outro, com o Brasil já desacreditado, Robinho fez três gols na vitória de 3×0 contra o Chile, iniciando assim a sua bela campanha. Ao fim da Copa América, com vitória brasileira de 3 a 0 contra a Argentina, Robinho recebeu o prêmio de melhor Jogador da Copa América 2007.


THIAGO SILVA – CAMISA Nº 15

Nome: Thiago Emiliano da Silva de Sousa
Data de Nascimento: 22 de Setembro de 1984
Posição: Zagueiro
Natural: Rio de Janeiro(RJ)
Clube atual: A.C. Milan
Clube anterior: Fluminense F.C.
Convocação: 13
Jogos: 06
Minutos: 353
Gols: xx

Thiago Emiliano da Silva de Souza, mais conhecido como Thiago Silva atua como zagueiro. Atualmente, joga pelo A. C. Milan. Se destaca pela técnica apurada e pelos dribles na saída de bola, algo dificilmente encontrado em zagueiros, por sua velocidade, impulsão e seus desarmes e antecipações precisas. Além de um chute forte de perna direita, usado para bater faltas de longa distância.

Começou no juniores do Fluminense, Estreou profissionalmente pelo Juventude, com grande desempenho no Campeonato Brasileiro de 2004, o que o credenciou a uma transferência para o exterior, para o Porto, de Portugal, onde firmou contrato de cinco anos. Tal como outros brasileiros como Diego(Juventus) e Luis Fabiano(Sevilla), nao foi bem aproveitado.

Após diversos problemas respiratórios devido ao frio e de contusão, teve poucas oportunidades, e foi então emprestado para o Dínamo Moscou, da Rússia, em Janeiro de 2005. Porém em Moscou, devido ao frio intenso, os problemas de saúde se agravaram e Thiago teve tuberculose, ficando quatro meses internado.

A volta para o Brasil aconteceu em 2006, por empréstimo, para o time de seu coração, o Fluminense. Mesmo com as dificuldades enfrentadas pelo time naquele ano, o zagueiro se destacou e virou ídolo da torcida.

Em 2007, consolidou seu bom momento e novamente se destacou por todo o ano, com o título da Copa do Brasil de 2007 e a boa colocação no Brasileirão, e foi nessa temporada que suas principais características começaram a aparecer: O chute fortíssimo de perna direita, os desarmes precisos e a velocidade pouco usual para zagueiros. Mostrando que a boa fase é realmente realidade na sua carreira, ajudou o Fluminense a chegar ao vice-campeonato da Copa Libertadores da América na edição de 2008.

Em Dezembro de 2008, Thiago Silva foi negociado com o Milan, da Itália, por €10 milhões. Sua estreia pelo clube rossonero aconteceu em 21 de Janeiro de 2009, em um amistoso contra o alemão Hannover 96 em que o Milan empatou por 2 a 2, com boa performance do zagueiro, que jogos os 90 minutos da partida.

Porém, Thiago foi integrado ao elenco para partidas oficiais apenas em Julho de 2009, sete meses após sua contratação, isso porque o clube milanês já havia atingido o limite de jogadores sem passaporte da União Europeia durante a temporada 2008/09. Desde que passou a atuar como titular, Thiago Silva tem sido muito eficaz em seus desarmes e vem sendo bastante elogiado também por suas ocasionais arrancadas até o ataque, devido à sua velocidade. Marcou seu primeiro gol pela Serie A em 8 de Novembro de 2009, aos 21 minutos da vitória por 2-1 sobre a Lazio. Vem se destacando na zaga da equipe italiana na temporada, sendo o único não-criticado pela imprensa local e considerado o melhor jogador da zaga rossonera em 2010.

Em Junho de 2008, foi convocado pelo treinador Dunga para dois jogos de eliminatórias da Seleção Brasileira. Dois meses depois, foi convocado para participar das Olimpíadas 2008, como um dos atletas acima de vinte e três anos. O jogador se contundiu na preparação e acabou atuando em apenas dois jogos, sendo um como titular.

Pouco depois, passou a ser constantemente convocado para os amistosos da seleção ao longo de 2008, tendo chamado atenção internacional ao aplicar um chapéu sobre o português Cristiano Ronaldo. Após alguns meses sem ter sido chamado, voltou a ser convocado pelo técnico Dunga em Novembro de 2009, para os amistosos contra a Inglaterra, em 14 de Novembro, e contra Omã, em 17 de Novembro. Thiago Silva foi chamado para o lugar de Luisão, cortado por lesão.No dia 9 de Fevereiro de 2010, ele foi chamado novamente à seleção para o último amistoso antes da Copa do Mundo FIFA de 2010,em que o Brasil venceu por 2×0.

No dia 11 de maio de 2010, Thiago Silva foi convocado pelo técnico Dunga para disputar a Copa do Mundo de 2010 pela Seleção Brasileira.


Campeões
A comissão técnica da Seleção Brasileira tem como integrantes grandes campeões que colecionam 86 títulos. Profissionais que exibem competência em suas funções nos clubes em que trabalham e colecionam títulos no time da amarelinha.

Médicos, profissionais da preparação física, fisioterapeutas, estes são considerados os melhores do mundo.

Profissionais de larga experiência, como se verá no currículo abaixo, em que todos acumulam 86 títulos conquistados pela Seleção Brasileira.

Americo Faria – supervisor
campeão do mundo 94;2002
campeão da Copa América em 89, 97, 2004 e 2007
campeão da Copa das Confederações em 97, 2005 e 2009.

Dunga – técnico

campeão do mundo como jogador em 94 e da Copa América em 89 e 97
campeão da Copa América em 2007
campeão da Copa das Confederações em 2009.

Jorginho – assistente técnico
campeão do mundo como jogador em 94
campeão da Copa América em 2007
campeão da Copa das Confederações em 2009


José Luís Runco – médico
campeão do mundo 2002
campeão da Copa América 94, 2004, 2007
campeão da Copa das Confederações 2005, 2009

Serafim Borges – médico
campeão do mundo 2002
campeão Copa América 2007
campeão Copa das Confederações 2005, 2009


Paulo Paixão – preparador físico
campeão do mundo 2002
campeão Copa América 2004, 2007
campeão Copa das Confederações 2005, 2009


Fábio Mahseredjian – preparador físico
campeão Copa América 2007
campeão Copa das Confederações 2009
Luiz Alberto Rosan – fisoterapeuta
campeão do mundo 2002
campeão Copa América 2004, 2007
campeão Copa das Confederações 2005, 2009


Odir de Souza – fisioterapeuta
campeão Copa América 2004, 2007s
campeão Copa das Confederações 2005, 2009


Wendell Ramalho – treinador de goleiros
campeão do mundo 94
campeão Copa América 97, 2004, 2007
campeão Copa das Confederações 97, 2005, 2009

Rodrigo Paiva – assessor de imprensa
campeão do mundo 2002
campeão Copa América 2004, 2007
campeão Copa das Confederações 2005, 2009


Guilherme Ribeiro – administrador
campeão do mundo 2002
campeão Copa América 99, 2004, 2007
campeão Copa das Confederações 2005, 2009


Denir – massagista
campeão Copa América 2004, 2007
campeão Copa das Confederações 2005, 2009


Rogelson Barreto – roupeiro
campeão do mundo 94, 2002
campeão Copa América 89, 97, 99, 2004, 2007
campeão Copa das Confederações 97, 2005, 2009

Antônio Assis – roupeiro
campeão do mundo 94, 2002
campeão Copa América 89, 97, 99, 2004, 2007
campeão Copa das Confederações 97, 2005, 2009

Tabela

Grupo A

Data                      Local/Hora                          País – x – País

11Junho2010           Jonesburgo – 11h00m                   África do Sul – x – México

12Junho2010       Cidade do Cabo – 15h30m                    Uruguai – x – França

16Junho2010              Pretória – 15h30m                        África do Sul – x – Uruguai

17Junho2010           Polokwane – 15h30m                            França – x – México

22Junho2010           Rustenburg – 15h30m                           México – x – Uruguai

22Junho2010          Bloemfontein – 11h00m                         França – x – África do Sul

Grupo B

Data                      Local/Hora                          País – x – País

12Junho2010          Port Elizabeth – 08h30m                        Coréia do Sul – x – Grécia

12Junho2010         Jonesburgo – 11h00m                              Argentina – x – Nigéria

17Junho2010           Jonesburgo – 08h30m                            Argentina – x – Coréia do Sul

17Junho2010          Bloemfontein – 11h00m                               Grécia – x – Nigéria

22Junho2010               Durban – 15h30m                                   Nigéria – x – Coréia do Sul

22Junho2010           Polokwane – 15h30m                                   Grécia – x – Argentina

Grupo C

Data                      Local/Hora                          País – x – País

12Junho2010       Rustenburg –  15h30m                           Inglaterra – x – Estados Unidos

13Junho2010        Polokwane – 08h30m                                Argélia – x – Eslovênia

18Junho2010      Johanesburgo – 11h00m                        Eslovênia – x – Estados Unidos

18Junho2010      Cidade do Cabo – 15h30m                        Inglaterra – x – Argélia

23Junho2010      Port Elizabeth – 11h00m                          Eslovênia – x – Inglaterra

23Junho2010         Pretória – 11h30m                              Estados Unidos – x – Argélia

Grupo D

Data                      Local/Hora                          País – x – País

12Junho2010          Pretória – 11h00m                                   Sérvia – x – Gana Notícia

13Junho2010          Durban – 15h30m                                Alemanha – x – Austrália

18Junho2010       Port Elizabeth – 08h30m                         Alemanha – x – Servia

18Junho2010       Rustenburg – 11h00m                                Gana – x – Austrália

23Junho2010      Johanesburgo – 15h30m                             Gana – x – Alemanha

23Junho2010          Nelpruit – 15h30m                                 Austrália – x – Sérvia

GRUPO E

Data                      Local/Hora                          País – x – País

14Junho2010      Johanesburgo – 08h30m                        Holanda – x – Dinamarca

14Junho2010        Bloemfontein – 11h00m                             Japão – x – Camarões

19Junho2010           Durban – 08h30m                                  Holanda – x – Japão

19Junho2010         Pretória – 15h30m                                  Camarões – x – Dinamarca

24Junho2010       Rustenburgo – 15h30m                           Dinamarca – x – Japão

24Junho2010      Cidade do Cabo – 15h30m                      Camarões – x – Holanda

GRUPO F

Data                      Local/Hora                          País – x – País

14Junho2010       Cidade do Cabo – 15h30m                           Itália – x – Paraguai

15Junho2010         Rustenburgov – 08h30m                     Nova Zelândia – x – Eslováquia

20Junho2010        Bloemfontein – 08h30m                       Eslováquia – x – Paraguai

20Junho2010            Nelspruit – 11h00m                                    Itália – x – Nova Zelândia

24Junho2010       Johanesburgo – 11h00m                       Eslováquia – x – Itália

24Junho2010          Polokwane – 11h00m                            Paraguai – x – Nova Zelândia

GRUPO G

Data                     Local/Hora                            País – x – País

15Junho2010         Port Elizabeth – 11h00m                   Costa do Marfim – x – Portugal

15Junho2010         Johanesburg – 15h30m                              Brasil – x – Coréia do Norte

20Junho2010         Johanesburg
– 15h30m                              Brasil – x – Costa do Marfim

21Junho2010         Cidade do Cabo – 08h30m                      Portugal – x – Coréia do Norte

25Junho2010              Durban – 11h00m                                Portugal – x – Brasil

25Junho2010            Nelspruit – 11h00m                      Coréia do Norte – x – Costa do Marfim

GRUPO H

Data                    Local/Hora                            País – x – País

16Junho2010           Nelspruit – 08h30m                                  Honduras – x – Chile

16Junho2010            Durban – 11h00m                                   Espanha – x – Suíça

21Junho2010          Port Elizabeth – 11h00m                                Chile – x – Suíça

21Junho2010          Johanesburg – 15h30m                            Espanha – x – Honduras

25Junho2010              Pretória – 15h30m                                       Chile – x – Espanha

25Junho2010          Bloemfontein – 15h30m                                Suíça – x – Honduras

* Fuso horário de referência: Horário de Brasília.
 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *