Trapaça: Alguns Brasileiros terão que devolver o dinheiro do Auxílio Brasil

Em 25/06/2023

Tempo de leitura: 2 minutos

Recentemente, o Governo Federal divulgou um estudo que revelou que cerca de 500 mil famílias tiveram acesso inadequado a programas sociais no ano passado.

Diante disso, essas pessoas podem ter que devolver dinheiro do auxílio emergencial, assim como aconteceu antes com o auxílio emergencial durante a pandemia de Covid-19.

Antes da volta do Bolsa Família, o Auxílio Brasil era um programa social pago a quem precisava de transferência de renda.

Inicialmente, o auxílio pagava R$ 400 a pessoas que vivem em situação de baixa renda. Diante da pandemia do coronavírus, o valor pago aumentou para R$ 600 mensais para cada beneficiário.

Relatórios mostrando que pessoas receberam indevidamente foram elaborados pela Controladoria Geral da União (CGU).

O documento revelou que um total de 468 mil famílias receberam esse dinheiro, apesar de não cumprirem os requisitos para serem consideradas mínimas como parte de um programa social.

Dessa forma, o público teve prejuízo de cerca de 3 bilhões de reais no ano passado.

Ex beneficiários devem devolver dinheiro da Auxílio Brasil

Levando em conta as medidas tomadas pelo governo em relação aos pagamentos feitos indevidamente durante o auxílio emergencial, há um certo precedente de que as famílias que receberam indevidamente o auxílio brasileiro são obrigadas a devolver todo o dinheiro aos cofres públicos.

Nesses casos específicos, a operação terá como objetivo um valor com execução monetária legítima, referente ao período em que o dinheiro foi recebido até a data, além de fazer a devolução do dinheiro recebido.

Ou seja, é possível concluir que os beneficiários devem pagar muito mais do que o valor recebido do Governo Federal.

Portanto, principalmente se você foi beneficiário do auxílio Brasil, fique atento ao próximo passo do Governo Federal nessa situação.

Como as pessoas devem pagar o valor devido?

Conforme consta nos dados da legislação vigente, apenas beneficiários com uso comprovado e má-fé para receber parcelas do auxílio brasileiro devem devolver o valor integral.

Quanto à forma de pagamento adotada, os critérios a serem seguidos podem ser os mesmos utilizados quando foram descobertas irregularidades no auxílio emergencial.

Os beneficiários do primeiro podem fazer pagamentos à vista ou parcelados. No entanto, quem aceitar parcelamento perde o direito de fazer qualquer tipo de contestação de valor ou de entrar com uma ação na Justiça para a devolução do dinheiro. Além disso, uma pessoa que cometer trapaça não poderá participar de outro programa do governo por um ano.

 

MATÉRIAS RELACIONADAS

Pente fino: Revisão no Auxílio Brasil deverá cortar mais de 2 milhões de benefícios

Brasil: Auxílio Brasil passará por pente-fino e governo vai cortar benefícios

Procurador faz alerta sobre candidatos que receberam auxílio emergencial

Governo fará investigação de dados do auxílio emergencial

Quase 300 candidatos milionários receberam auxílio emergencial do governo

 


Tags: Auxilio Brasil, auxílio brasileiro, Auxilio emergencial, beneficiário, beneficiário do auxílio Brasil, CGU, cofres públicos, Controladoria-Geral da União, devolução do dinheiro recebido, Dinheiro, execução monetária legítima, Governo federal, má-fé, pagamentos feitos indevidamente, Pandemia, Programa social, Trapaça, valor integral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *